O que você precisa saber antes de comprar imóveis na planta!

Imóveis na planta: o que você precisa saber antes de comprar
9 minutos para ler

Comprar imóveis na planta é uma das formas mais vantajosas de adquirir um imóvel. Além do preço mais acessível, as formas de pagamento são flexíveis, as plantas podem ser personalizadas e a valorização é garantida.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm receio em fazer essa aquisição. Isso se deve ao fato de algumas construtoras estourarem o prazo de entrega das chaves e de o comprador gastar dinheiro em algo que ainda não é concreto.

Os receios são válidos, mas os problemas não são a regra. Existem muitas empresas de confiança que fazem um ótimo trabalho e ainda garantem uma negociação bem-sucedida na hora de comprar imóveis na planta.

Se você se interessa pelo assunto e quer saber mais sobre isso, fique com a gente. Preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa esclarecer antes de assinar o contrato do seu imóvel na planta. Confira!

Quais os maiores riscos de comprar um imóvel na planta?

Quando negociamos com empresas sem comprometimento com o consumidor, muitos riscos existem. Nos casos de imóveis na planta isso é muito mais evidente. Em geral, os compradores têm diversas desconfianças. Confira abaixo as principais.

Atraso na obra

Muitas construtoras extrapolam o prazo de entrega das chaves. Isso faz com que o comprador se frustre e ainda tenha que adiar seus planos de mudança. Tal “fama” faz com que as pessoas tenham receio de negociar esses imóveis, mas esse medo pode fazer perder oportunidades bastante rentáveis. Existem várias empresas que respeitam o prazo e a expectativa do cliente.

Qualidade abaixo do esperado

Como a compra do imóvel na planta não permite que o comprador visite sua unidade antes de fechar negócio, existe o medo de que o acabamento não seja como esperado ou prometido. Isso acarreta prejuízos no pós compra e decepção na hora de entrar no imóvel novo. O ideal é assinar contrato com uma empresa conhecida por entregar imóveis com materiais de primeira qualidade e alta durabilidade.

Despesas extras excessivas

Quando você opta por um imóvel na planta e ainda vive de aluguel, precisa arcar com os dois pagamentos mensalmente. Isso pode causar medo no comprador, que teme não conseguir dar conta das duas despesas. Além disso, para que o imóvel fique com a sua cara, será necessário desembolsar um valor além do preço dele. Isso vale para acabamento diferenciado, armários, móveis e artigos de decoração.

Acabamento diferente da prometida

Outro receio bastante comum em quem pensa em comprar imóvel na planta é de que a construção não seja como constava na maquete ou no apartamento de demonstração. Construtoras que agem com má-fé podem aumentar as qualidades de uma unidade para atrair compradores, mas se esquivam nos questionamentos durante a entrega. O ideal é ser detalhista na hora de olhar a maquete ou visitar o apartamento decorado, tirando todas as dúvidas.

Quais as vantagens de comprar um apartamento na planta?

O que saber antes de comprar um apartamento na planta senão os benefícios que esse tipo de investimento pode proporcionar, não é verdade? Pois bem, veja a seguir as maiores vantagens de adquirir um imóvel na planta.

Preço mais acessível

Um dos pontos altos de comprar um imóvel ainda em construção é o fato de que o preço é consideravelmente mais acessível em comparação aos apartamentos prontos. Isso se deve ao fato de que os custos são menores, o que é muito interessante para famílias que desejam economizar, mas não abrem mão da qualidade.

Personalização prévia

Ao comprar um imóvel usado, algumas preocupações iniciais são relativas às manutenções do apartamento e a reforma para que o espaço se adéque ao perfil dos novos moradores. Contudo, ao adquirir um imóvel na planta, é possível personalizá-lo de acordo com o seu gosto.

Você pode participar do processo de construção e escolher, por exemplo, materiais do acabamento como azulejos e revestimentos. Dependendo da construtora, pode, inclusive, solicitar alterações no projeto para que o apartamento atenda às suas necessidades e preferências. Dessa forma, você evita os custos elevados e os inconvenientes de uma reforma.

Valorização do imóvel

Outra grande vantagem de comprar um apartamento na planta é o alto potencial de valorização do investimento realizado. Além de pagar menos pelo bem, depois que a propriedade estiver concluída, passará a integrar o mercado imobiliário, ou seja, o apartamento será valorizado com o decorrer do tempo.

Infraestrutura moderna

Não é preciso ser especialista em mercado imobiliário para saber que um imóvel usado, certamente, tem uma infraestrutura antiga em comparação a um apartamento ainda em construção.

Isso significa que um dos benefícios desse tipo de aquisição está no fato de que você não precisa se preocupar com questões estruturais, visto que sua família será a primeira a habitar o imóvel.

Afinal, o apartamento contará com uma infraestrutura moderna, como rede hidráulica e elétrica novas, bom acabamento e materiais de uma última linha. Ou seja, nada de rachaduras, infiltrações, fiações defeituosas ou quaisquer problemas de manutenção. Sem mencionar que os espaços são construídos com base no estilo de vida contemporâneo, garantindo mais praticidade e conforto no dia a dia.

Documentação em dia

Não é nenhuma novidade que a compra de um imóvel, especialmente quando realizada por meio de um financiamento imobiliário, é um processo altamente burocrático, correto? Um dos motivos pelos quais esse procedimento é trabalhoso está na documentação.

Ao comprar um imóvel na planta, não há nenhum risco de que a propriedade esteja envolvida em problemas com pagamentos de impostos, registros incompletos, processos jurídicos, documentação atrasada e outros tipos de inconvenientes.

Você e sua família serão os primeiros moradores do imóvel, o que garante que o processo de aquisição seja muito mais simples, rápido e eficiente, visto que a parte da documentação estará totalmente resolvida.

Como evitar problemas ao comprar imóveis na planta?

É fácil evitar esses problemas comuns dos imóveis na planta. O problema é que muitos compradores acabam negligenciando as etapas de consulta à reputação das empresas e de tirar as dúvidas. Claro que a compra de uma casa ou apartamento é um momento muito empolgante, mas deve ser decidida de forma racional para evitar arrependimentos. Confira algumas dicas abaixo.

Conte com uma imobiliária de confiança

Antes de assinar o contrato de compra de imóvel na planta, é essencial contar com o suporte de uma imobiliária de trajetória sólida no mercado. Empresas especializadas e que não acumulam reclamações mantêm parceria com construtoras idôneas e comprometidas com as promessas do contrato e as datas das obras.

Pesquise a respeito das empresas

Para garantir uma negociação tranquila, não deixe de fazer uma pesquisa a respeito das empresas envolvidas na construção do imóvel. Pergunte aos investidores do setor ou faça uma busca pela internet para avaliar a satisfação de quem já foi cliente.

Assim, você saberá onde está pisando e pode negociar sem medo. Outra dica é visitar sites de reclamação, que concentram todas as queixas de consumidores em um único local. Se a empresa for responsável, terá clientes satisfeitos.

Fique atento aos prazos anteriores

Para ter a certeza de que não vai ficar esperando a chave do seu imóvel por muito tempo, faça uma pesquisa a respeito da entrega dos empreendimentos anteriores da construtora. Verifique se houve muito atraso ou se os empreendimentos costumam ser entregues na data correta. Se sim, as chances de a construtora atrasar a entrega do seu imóvel são pequenas.

Verifique se a empresa faz simulação de correção

Não deixe de verificar se a imobiliária que está vendendo o imóvel na planta é clara e transparente a respeito dos pagamentos de correção. As organizações sérias são objetivas e mostram exatamente como ficarão as parcelas e o que deverá ser pago na entrega do imóvel. Essa é uma forma de garantir que não estão atraindo só compradores para custear a obra, mas para oferecer uma boa experiência de compra.

Se você busca um imóvel na planta e não quer ter surpresas desagradáveis, é essencial fazer uma pesquisa a respeito dos empreendimentos da imobiliária e da construtora envolvida na obra.

A internet é um campo rico de informações. Veja se a empresa tem muitas reclamações nos sites de proteção ao consumidor, se há muita queixa na entrega dos imóveis e se os prazos são respeitados. Essa é a única forma de você garantir uma transação imobiliária bem-sucedida e de acordo com o que você sempre sonhou.

A quadrimob é uma imobiliária que tem uma trajetória limpa e transparente na cidade de Brasília. Além disso, nossos profissionais são especializados e podem oferecer todo o suporte na hora da compra, esclarecendo dúvidas e estando à disposição sempre que necessário. Temos reputação e somos especialistas em imóveis localizados em pontos estratégicos do Distrito Federal, sempre com sofisticação, qualidade no acabamento e promessas cumpridas.

Como você pôde conferir neste conteúdo sobre o que saber antes de comprar um apartamento na planta, esse tipo de investimento pode ser muito mais vantajoso do que a aquisição de imóveis prontos ou usados. A valorização do valor investido, o preço mais acessível e a possibilidade de personalizar a propriedade são apenas alguns dos motivos pelos quais tantas pessoas investem em imóveis na planta.

Quer acompanhar todos os conteúdos e materiais informativos sobre o vasto universo do mercado imobiliário? Então, siga a página da quadraimob no Facebook para não perder nenhum de nossos posts!

Você também pode gostar

9 thoughts on “O que você precisa saber antes de comprar imóveis na planta!

  1. Não fazemos a troca de imóveis, mas os nossos corretores estão preparados para vender o seu imóvel. Que tal falar com eles? 61 3772-2222

Deixe um comentário