Imóveis para investimento: o que eu preciso saber a respeito do tema?

imóveis para investimento
7 minutos para ler

Você estudou e batalhou duro durante a vida inteira e, agora, está começando a colher os frutos desse esforço por meio de uma vida financeira um pouco mais estável e próspera.

Para que o seu dinheiro renda e trabalhe por você, suas horas vagas são preenchidas por estudos a respeito de aplicações e investimentos financeiros. Dentre as muitas opções, você encontrou os imóveis para investimento, e logo decidiu que eles eram ideais para os seus objetivos no atual momento da sua vida.

Mas, muitas dúvidas estão surgindo e você precisa de exemplos e explicações mais claras sobre o assunto antes de tomar a sua decisão.

Se você se identificou com a história acima, fique tranquilo, porque este artigo veio para acabar com os seus questionamentos e explicar as vantagens e as principais modalidades de investimento em imóveis.

Vamos lá?

Quais os principais motivos para fazer investimento em imóveis?

Escolher os imóveis para investir o seu dinheiro é uma maneira de construir um patrimônio lucrativo, abundante e equilibrado, mesclando segurança com retornos excepcionais.

Veja mais algumas vantagens de optar por esse tipo de investimento.

Estabilidade e segurança

Todos nós precisamos de um lugar no mundo para chamarmos de lar, de um lugar onde ganhamos o pão nosso de cada dia, um lugar para termos lazer e praticarmos nosso hobby, para nos exercitarmos, fazermos compras, enfim, existem imóveis envolvidos em quase todas as nossas ações diárias.

Dessa forma, mesmo em tempos difíceis, a demanda por imóveis é algo que jamais cessará.

Ademais, quem investe em imóveis não correrá o risco de perder dinheiro devido à falência de bancos ou de ter quantias congeladas pelo Estado, como no caso das poupanças.

Certamente, é dos tipos de investimentos mais estáveis, principalmente em um país que já passou por tempos sombrios de inflação, mudança de moeda e instabilidade, como o Brasil.

A dica para ter ainda mais segurança é, caso a escolha seja o investimento em imóveis em construção, procure por uma construtora renomada e que tenha credibilidade no mercado.

Valorização

De acordo com uma pesquisa disponibilizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o deficit habitacional no nosso país chega ao impressionante número de 5,5 milhões de residências. O aumento constante da taxa de natalidade e de longevidade somado a esse fator provoca um crescimento sólido na demanda por imóveis

O resultado é, obviamente, a valorização dos imóveis, uma vez que o mercado imobiliário não consegue produzir o suficiente para cobrir toda a demanda.

Além dessa questão, alguns projetos arquitetônicos com atributos singulares e diferenciados ajudam ainda mais na valorização dos bens.

Renda

O sonho de todo mundo é ganhar dinheiro sem precisar fazer nada, não é mesmo? Pois saiba que, ao adquirir um imóvel e colocá-lo para locação, é possível produzir uma renda passiva, isso é, um tipo de remuneração que não depende do seu trabalho.

Isso acontece porque muita gente ainda não têm condições de arcar com os custos da aquisição de um imóvel (ou não estão na fase de suas vidas mais propícia para isso).

Assim, existe sempre demanda de locação de imóvel, e os estudos mostram que essa necessidade dificilmente decresce, mesmo em épocas de crise.

Quais são as maneiras de investir em imóveis?

Existem diversas maneiras de fazer o seu patrimônio crescer por meio dos imóveis e transformá-los em verdadeiros ativos. Confira abaixo algumas modalidades de investimento em imóveis.

Terrenos

Os terrenos tendem a valorizar mais rapidamente, além da possibilidade de serem vendidos por valores bem mais altos do que quando foram comprados. Isso faz com que sejam reconhecidos por serem grandes geradores de renda, mesmo aqueles mais afastados dos grandes centros.

A tendência dos condomínios de alto padrão também é um dos fatores que fazem com que a compra de terrenos seja uma opção de investimento bastante vantajosa. Isso porque, à medida em que as casas são construídas e o condomínio “ganha vida”, os preços dos terrenos vazios tendem a aumentar.

Os terrenos localizados em regiões mais distantes, ou menos cobiçadas, podem ser boas opções de investimento, já que o desenvolvimento do local tende a trazer valorização aos imóveis.

Imóveis na planta

Devido à alta rotatividade e ao constante crescimento do mercado imobiliário, novas construções surgem a todo momento e, com elas, a oportunidade de adquirir uma casa ou apartamento (ou mesmo um imóvel comercial) ainda na planta.

As construtoras oferecem os imóveis na planta nas primeiras etapas da obra, em geral, por preços menores, e principalmente em condições mais facilitadas do que quando estiverem prontos para serem ocupados.

Dessa forma, é muito comum que pessoas comprem propriedades na planta para depois revendê-las no momento em que estiverem concluídas. Mesmo para aqueles que não desejam esperar até o fim da obra para vender o imóvel, é possível negociá-lo antes, porque se valoriza à medida que as fases da obra são finalizadas.

Portante, seja pela facilidade de pagamento, pelo preço menor ou pela possibilidade de revenda, o imóvel na planta pode ser uma boa opção de investimento imobiliário.

Mas, atenção: antes de investir em imóveis na planta, é preciso se certificar de que a construtora é idônea e tem credibilidade no mercado.

Propriedades usadas

Se você souber procurar bem, é possível encontrar verdadeiros tesouros em meio aos imóveis usados, não sendo incomum que alguns deles precisem, apenas, de pequenas melhorias para se tornarem atraentes a muitos compradores.

A valorização desses bens depois da reforma é surpreendente, e você pode vendê-los por um preço muito mais alto do que comprou em pouco espaço de tempo.

Propriedades comerciais

O aumento da população e das cidades faz com que subam não apenas os números de casas e apartamentos, mas também de shoppings, lojas, supermercados, escolas etc.. Assim, os imóveis comerciais podem ser uma possibilidade bastante vantajosa de investimento imobiliário.

O momento é propício para adquirir imóveis comerciais, pois com a retração da economia do país dos últimos anos, aumentou bastante a oferta de imóveis comerciais nas principais capitais do país, e os preços estão convidativos.

Basta apenas ter atenção sobre suas localizações e se eles têm estrutura para se transformarem em serviços básicos, como farmácias, padarias, etc.

Como visto, são muitas as opções de imóveis para investimento. Por isso, é fundamental que você pesquise sobre o assunto ou conte com a ajuda de profissionais, como imobiliárias que são referências no ramo.

E então, gostou do artigo? Se ficou alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco! Nós teremos o maior prazer em atendê-lo!

Você também pode gostar

Um comentário em “Imóveis para investimento: o que eu preciso saber a respeito do tema?

Deixe um comentário