5 dicas para fazer a decoração de apartamentos pequenos sem erros

decoração para apartamento
6 minutos para ler

Com o crescimento populacional, está se tornando comum encontrar residências com uma metragem reduzida. E este detalhe se torna ainda mais evidente, caso você more em uma cidade grande, como São Paulo ou Brasília. Ao se mudar para um espaço como este, é possível que os moradores se sintam um pouco desconfortáveis, acreditando que os seus móveis não vão caber em nenhum canto da casa. Mas não há no que se preocupar! Neste caso, a missão do morador será entender melhor sobre a decoração para apartamento pequeno.

Seguindo alguns truques infalíveis, será possível aproveitar melhor o espaço disponível em todos os ambientes e, de quebra, criar um visual extremamente aconchegante e confortável. A princípio, esse processo pode até parecer um tanto complicado, mas acredite: com atenção e cuidado, será simples vencer o desafio e transformar estes pequenos espaços em um verdadeiro palacete.

Caso não faça ideia por onde começar, tudo bem! A seguir, listamos as dicas que não podem ficar de fora do seu projeto de interiores. Acompanhe a leitura, faça algumas anotações e otimize todos os cômodos!

1. Aposte em marcenaria sob medida

Na hora de realizar uma mudança, os móveis são os elementos que mais ocupam espaço em um apartamento. Por essa razão, é fundamental escolher peças que encaixem de maneira eficiente — ou seja, que necessitem de pouca metragem e consigam facilitar o dia a dia dos moradores.

Quando falamos de lares menores, o ideal é recorrer aos móveis produzidos a partir da marcenaria. Dessa maneira, você poderá contratar uma empresa ou profissional especializado e desenhar os seus armários, estantes e outros elementos de acordo com as medidas presentes no local.

Esse é um cuidado extremamente relevante e perfeito para aproveitar ao máximo cada centímetro, além de contar com a possibilidade de os moradores escolherem todo e qualquer detalhe presente na mobília, como a matéria-prima e as cores das peças.

Ao longo do projeto, também é interessante solicitar a criação de móveis multiúso. Como o próprio nome já diz, são itens que conseguem ser aproveitados de diferentes maneiras e, com isso, facilitar a tarefa dos moradores. Sofá-cama, mesa retrátil e pufes que se transformam em mesinhas de centro são alguns deles.

2. Invista em espelhos

Não é de hoje que o uso de espelhos é uma prática presente nos lares. Além de servirem para embelezar um espaço, eles conseguem, facilmente, transmitir a sensação de amplitude, fazendo também com que um cômodo pareça mais claro, leve e agradável.

Em um projeto de interiores, essa ideia pode ser aplicada de diversas maneiras. Por exemplo: é possível eleger uma parede inteira para receber um belo espelho. Outra opção, é adicionar esse detalhe em pontos exclusivos do apartamento. A seguir, listamos algumas ideias que podem facilitar a sua organização. Veja:

  • espelho atrás da mesa de jantar;
  • espelho longo atrás da porta do quarto;
  • espelho na porta do guarda-roupa;
  • espelho na porta do armário do lavado;
  • espelho no fundo das estantes da sala. As opções são inúmeras!

Dica bônus

Embora os espelhos sejam ótimos truques em uma decoração para apartamento pequeno, é essencial não cometer excessos. Uma vez presente de forma exagerada, esse elemento pode deixar o ambiente um tanto confuso e desconfortável. Muita atenção!

3. Substitua portas tradicionais por modelos de correr

Que tal substituir as clássicas portas por versões “de correr”? Isso mesmo! Ao contrário dos modelos já conhecidos por boa parte da população, estas novas opções ocupam menos espaço e conseguem deixar as paredes livres para outras finalidades.

A parte boa, é que tal ideia pode ser aplicada em diversos pontos do seu apartamento: nos armários da cozinha, no guarda-roupas, na cuba do banheiro, na varanda e por aí em diante. É um detalhe simples, mas que, com o passar dos dias, fará toda a diferença em sua rotina. Vale muito a pena!

4. Utilize nichos e prateleiras para otimizar o espaço

Em se tratando de uma decoração para apartamento pequeno, o uso dos nichos e prateleiras não pode ficar de fora. O motivo? Um dos principais segredos dos especialistas na área, é colocar boa parte dos objetos no alto, deixando o chão livre e, logo, facilitando a circulação das pessoas e organização da mobília.

Ao contrário dos armários ou estantes, as prateleiras e nichos são mais acessíveis, práticas e não poluem o ambiente. A recomendação, é eleger peças resistentes, de qualidade e que apresentem a mesma paleta de cores do restante da decoração. Nelas, você poderá armazenar livros, porta-retratos, produtos de beleza e mais uma série de elementos.

Fora isso, é válido seguir esse pensamento e apostar nos móveis suspensos, como acontece com os painéis para TV, que conseguem substituir perfeitamente os tradicionais racks. Aproveite também para descartar mesinhas de centro ou laterais que não oferecem muita serventia. Sem esforço, o seu ambiente ficará bem mais espaçoso e com uma atmosfera agradável.

5. Escolha uma paleta de cores adequada

Muitos moradores acreditam que as cores que compõem um espaço são meros detalhes e servem, unicamente, para embelezar a decoração. Nada disso! Muito além da estética, os tons escolhidos conseguem proporcionar diferentes sensações — principalmente, se tratando de um apartamento pequeno.

Aqui, é importante ter em mente que, quanto mais escuro for o seu cômodo, menor ele parecerá ao longo dos dias. Já os ambientes com tonalidades claras, conseguem transmitir facilmente a ideia de amplitude, frescor e aconchego. Dito isto, a recomendação é investir em revestimentos e pinturas pautadas por uma paleta de cores claras e suaves. Um bom exemplo disso, são as opções em branco ou bege.

Também existe a possibilidade de aproveitar essa sugestão para incluir no espaço alguns tons que estão em alta no universo do design. O off-White, o “fendi” e o cinza são excelentes pedidas e, além de serem extremamente sofisticados, conseguem transmitir a ideia de que uma residência compacta é bem maior e mais iluminada. Bem interessante!

E então, agora que você já sabe como fazer a decoração de apartamentos pequenos, o que acha de continuar se aprofundando no assunto e garantir um lar impecável? É só conferir o nosso post recheado de informações para quem deseja comprar um imóvel novo. Não perca!

Você também pode gostar