8 dicas de como montar uma área de lazer moderna na cobertura

área de lazer moderna
10 minutos para ler

Ter um espaço todo estruturado e equipado na sua casa para que você, sua família e amigos possam ter momentos de conforto e lazer é, certamente, o desejo de muita gente. Uma área de lazer na cobertura pode ser uma ótima opção, afinal será um espaço moderno e poderá ter piscina, churrasqueira, poltronas, sofás e até mesmo jacuzzi.

Mesmo que o local não seja tão grande, com uma boa equipe de arquitetura é perfeitamente possível montar um espaço para lazer e diversão dos sonhos, só devendo ter os cuidados necessários para que a carga (peso) das construções não ultrapasse a permitida pelo prédio.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto e ver dicas de design e decoração para a sua área de lazer na cobertura? Então continue a leitura! Vamos lá?

O que mudou no conceito de área de lazer?

O modo que nós levamos a nossa vida hoje em dia já é bem diferente do de nosso avós ou bisavós, não é mesmo? Nossos comportamentos são outros, pois estão muito relacionados a como lidamos com a tecnologia moderna. Por isso, nossos lares também devem acompanhar essa evolução e o novo estilo de vida que levamos.

Se nos mudássemos para uma casa construída nos moldes dos anos 1950, por exemplo, provavelmente não teríamos nossas necessidades atendidas naquele lar. Antigamente, não existia o conceito de área de lazer dentro de casa. Se havia, era somente para os que tinham uma posição social bastante elevada.

Hoje em dia, no entanto, devido ao aumento da criminalidade e do trânsito caótico das grandes cidades, muitas famílias preferem se divertir aos finais de semana dentro de suas próprias casas, trazendo amigos e familiares para desfrutarem de momentos de descontração com churrascos, pizza feita em forno a lenha e até mesmo degustação de vinhos, já que não é incomum a construção de adegas em espaços gourmet.

Talvez um dos cômodos que mais tenha adquirido um significado diferente foi a cozinha, já que muitas delas foram substituídas pelos espaços gourmet, tantos internamente, quanto em ambientes externos. Geralmente, esses espaços contam com churrasqueiras embutidas, fornos, mesas e poltronas integradas com jardins e áreas de piscinas.

Quais são as vantagens de investir em uma área de lazer moderna?

Os benefícios de poder desfrutar de uma área de lazer na sua casa são diversos. Entre eles podemos destacar:

  • mais espaço para desfrutar com a família, sem se preocupar se as crianças farão bagunça na sala de estar, por exemplo;
  • mais conforto na hora de receber visitas, ficando muito mais fácil de organizar qualquer evento ou confraternização;
  • mais espaço para brincar com os cachorros, gatos, etc., podendo proporcionar a eles melhor qualidade de vida com o convívio ao ar livre;
  • economia com bares e restaurantes, já que uma parte da sua casa se transformará em um local de entretenimento, principalmente ao envolver comes e bebes;
  • mais segurança, porque, principalmente nas grandes cidades, sair à noite vem se tornando cada dia mais perigoso. Por essa razão, é preciso estar sempre atento;
  • qualidade de vida e menos estresse, especialmente se for construída uma área de relaxamento, com fontes de água, jardim zen, decks com almofadas e tapetes para meditação;
  • maior possibilidade de valorização do imóvel, já que uma casa ou apartamento com área de lazer tem uma demanda em crescimento no mercado imobiliário.


O que considerar para construir uma área de lazer em cobertura?

Finalmente, chegamos à parte mais esperada desse artigo, que são as 8 superdicas para montar uma área de lazer deslumbrante e funcional na sua cobertura. Confira!

1. Considere o espaço disponível

Em geral, o metro quadrado de uma cobertura costuma ser menor do que a área externa de uma casa grande. Por isso, por mais que você queira ter um espaço gourmet com churrasqueira, piscina, hidromassagem, jardins com fontes de água, etc., dificilmente será possível ter todas essas coisas, a menos que o espaço de sua cobertura seja realmente diferenciado.

Além disso, é preciso levar em conta o estilo de vida e necessidades da família. Se você mora com seu companheiro e um filho adolescente que nunca para em casa, tem poucos amigos e quase não recebe visita, por exemplo, não adianta ter uma área de lazer de cinema porque, provavelmente, ela será mal aproveitada.

Nesse caso, o ideal seria algo mais intimista e aconchegante, como a construção de um ofurô em vez de uma piscina, ou uma bancada com adega e forno a lenha em vez de churrasqueira.

2. Alinhe beleza e praticidade

Por mais que você tenha em mente um projeto de área externa exuberante e de tirar o fôlego, de nada adiantará se ele não for funcional.

A churrasqueira, por exemplo, deve sempre estar próxima a uma bancada com pia para facilitar o preparo e o oferecimento de alimentos aos convidados. Os materiais precisam ser resistentes, mesmo que não sejam tão bonitos esteticamente. Geralmente, os de mármore e aço inox são os mais utilizados. Além disso, é preciso ter um local para armazenar os utensílios e alimentos, como tábuas, talheres, copos e taças.

Uma dica que é tanto bonita quanto funcional é a utilização de coberturas verdes. Além de deixar o ambiente mais acolhedor e relaxante, também trará mais conforto térmico aos moradores, especialmente nos dias de muito calor.

3. Construa uma piscina adequada para a cobertura

Antes de começar a construção de uma piscina na cobertura do seu apartamento, é preciso analisar se a estrutura do prédio conseguirá suportar o peso dessa instalação, além de verificar questões técnicas como a vazão e alimentação da água. Obviamente, será preciso contratar um profissional capacitado, como um engenheiro ou arquiteto.

Uma dica para impedir as temidas infiltrações nesses locais é impermeabilizar toda a área da piscina e da laje da cobertura. Além disso, é importante verificar a posição do sol que a cobertura está localizada. A face norte é, em geral, aquela que costuma receber mais incidência solar durante todo o ano.

4. Invista em jardins

Ter um jardim em casa traz diversos benefícios, como diminuição do estresse e sensação de paz e relaxamento, além de ser um dos maiores atrativos estéticos da residência. A área verde pode ter uma vegetação variada, com muitas flores coloridas, além de pequenos lagos, fontes de água, árvores e arbustos, devendo o morador levar em consideração o espaço e o clima da região.

Ter uma área de lazer moderna na cobertura do seu apartamento com jardim pode ser exatamente o que você e sua família estavam precisando para ficarem mais tempo juntos em casa. Com esse espaço, será possível desfrutar de momentos em família que ficarão na lembrança.

5. Crie um deck de madeira

Madeira é um material que traz conforto e elegância para o local. Por essa razão, o deck de madeira é uma ótima opção para deixar o espaço mais acolhedor e valorizar o seu espaço. No entanto, é preciso planejamento e criatividade.

Você pode utilizar o deck ao redor da piscina, da jacuzzi ou em meio a jardins externos. Para que o seu trabalho seja durável, permaneça bonito e preservado durante longos anos, escolha bem a madeira, uma dica é a Cumaru ou a Itaúba. Após a escolha, verifique a madeira está bem tratada, assim ela ficará mais resistente às pragas ou problemas de desgaste.

Em seguida, prepare o local em que o deck será instalado, tenha atenção ao nivelamento do espaço e não instale-o diretamente sobre a grama, caso haja. Seguindo essas etapas, com certeza, você deixará o seu ambiente moderno e acolhedor.

6. Invista em luminárias

Sabe-se que luminárias são elementos que sempre surpreendem pela sua capacidade de deixar um espaço bonito e convidativo. Isso porque, a iluminação faz toda a diferença em um ambiente. Como você iluminará uma área externa, é preciso observar algumas questões que são diferentes da área interna.

Por exemplo, você pode fazer uma iluminação da parede principal com jogo de luzes, ou utilizar arandelas que serão posicionadas estrategicamente para dar um efeito especial ao lugar.

Além disso, você pode aproveitar a área verde, como o jardim vertical, para projetar a luz de formas diferentes ou através de objetos diferentes. Nesse tipo de decoração, você pode fazer uma grande economia, pois pode usar objetos que tem em sua casa, como garrafas de vinho, de azeite ou outros utensílios. Podem ser usadas também, de forma estratégica, luminárias pendentes em formato de esferas.

A iluminação é sempre um trabalho atento, pois auxiliará você a dar destaque para determinadas áreas que são importantes para você, sua família e amigos.

7. Crie um espaço zen para meditação e yoga

Nós vivemos em uma rotina acelerada, com obrigações diárias, compromissos familiares e muitas responsabilidades do trabalho que exigem de nós dedicação. Sendo assim, fica a pergunta: por que não aproveitar o espaço da cobertura para criar um ambiente para si mesmo? Um local onde você terá o seu espaço de meditação, terapias ou atividades físicas, como o yoga?

O espaço zen, além de esteticamente ser muito bonito, é um espaço para você mesmo quando for necessário um momento de autoconhecimento e reflexão. Será uma pausa na corrida do cotidiano.

Para iniciar a decoração, pense em como você gostaria de harmonizar seu corpo e sua mente. Provavelmente, algumas plantinhas serão necessárias. Você pode optar por dispor alguns cristais e também dedicar um cantinho para elementos aromáticos.

Escolha bem as cores e a iluminação, pois sabemos que o cérebro humano associa cores aos seus elementos, como vermelho ao fogo, azul à água, amarelo ao calor, entre outras. Disponha algumas almofadas e tapetinhos. Se preferir você pode colocar uma cadeira de balanço feita de macramê, elas são confortáveis e deixam o ambiente muito mais leve.

8. Leve em consideração a limpeza do espaço

Para que a sua área de lazer na cobertura permaneça conservada e bem cuidada, é importante ter alguns cuidados, como a limpeza do espaço:

  • mantenha o deck sempre impermeabilizado, aplique verniz de madeira e evite usar produtos químicos na limpeza diária do material;
  • limpe os pisos rústicos uma vez por semestre, para evitar que percam a cor, se possível use impermeabilizante próprio;
  • para limpar pisos antiderrapantes use água morna e sabão neutro, se precisar também use desinfetante, pois é um piso mais complexo de ser limpo;
  • perto do jardim, caso haja, evite usar produtos químicos.

Com essas dicas, com certeza, você terá a possibilidade de organizar suas ideias, selecionar o que é melhor para o seu perfil e montar uma área de lazer na cobertura moderna e acolhedora.

Gostou do artigo? Então, assine nossa newsletter para ter mais acesso e conhecimento sobre essas e outras dicas que vão deixar o seu espaço muito mais confortável!

Você também pode gostar

Um comentário em “8 dicas de como montar uma área de lazer moderna na cobertura

Deixe um comentário