Barzinho planejado para apartamento: 10 dicas para você montar um

Barzinho planejado para apartamento
9 minutos para ler

Quem nunca sonhou em receber os amigos e a família do jeito mais divertido possível? Ter um local bonito, confortável e com atrativos diferentes em casa pode ser mais fácil do que você imagina. Por isso, se você sonha com um cantinho gostoso para confraternizar, talvez deva começar a analisar a hipótese de ter um barzinho planejado para apartamento.

Isso mesmo! Esse espaço pode ser adaptado a todo tipo e tamanho de imóvel, ou seja, tanto as pessoas que vivem em locais compactos quanto aquelas que moram em ambientes amplos podem ter o tão sonhado bar particular. Porém, para que tudo corra bem, será preciso se planejar, seguir algumas dicas e convidar os mais chegados para conhecerem o espaço que vai virar a sua área preferida da casa.

Está pensando em ter um barzinho planejado para apartamento e quer um passo a passo completo? Podemos te ajudar! A seguir, confira as 10 dicas que preparamos para você se tornar o anfitrião oficial da turma!

1. Defina o ambiente para o bar

Antes de tudo, é essencial planejar qual será o local destinado ao seu bar. Procure espaços que são pouco utilizados ou que não vão atrapalhar a circulação de pessoas. Os cantos são especialmente charmosos para esse fim e, de quebra, ainda podem ocupar um espaço que não é utilizado.

Para facilitar, a única regra é que ele fique próximo da cozinha, como uma forma de facilitar a limpeza e o preparo dos drinques. Porém, nada impede que você transforme um quartinho abandonado no mais novo pub da cidade.

Feito isso, procure desenhar e imaginar como será feita a disposição dos objetos, onde ficarão as bebidas e se haverá ou não banquetas, por exemplo. Entender o local correto para seu barzinho planejado para apartamento vai ajudar você a deixar tudo como sempre sonhou e a economizar significativamente no processo de montagem.

2. Pesquise os estilos que mais combinam com você

Você se engana se acredita que o único estilo de bar possível é aquele típico dos Estados Unidos, com iluminação baixa, atmosfera intimista e jogo de dardos. Embora essa seja uma ideia interessante e muito estilosa, existe, ainda, uma infinidade de modelos e ideias que você pode seguir na hora de criar o seu espaço.

Quer ver só? Dependendo do desejo e perfil dos moradores, é possível criar um bar geek, com peças que remetam a games, séries de TV ou filmes de ficção científica. Também há a possibilidade de dedicar o espaço ao seu estilo de música preferido ou manter a neutralidade com um aspecto mais rústico.

Os minimalistas, por outro lado, podem optar por organizar as garrafas em um móvel e manter tudo o mais clean possível.

3. Leve suas preferências em consideração

Nada melhor do que transformar cada pedacinho da casa com um pouco da nossa personalidade, não é mesmo? Na hora de criar seu próprio bar, leve em consideração as coisas que você mais gosta.

Uma dica é pegar objetos que você já usa para decorar outros espaços e fazer do novo canto uma extensão do que seu lar já é. Se preferir, invista em novos itens, como plantas, por exemplo.

4. Saiba o que deve ter em um barzinho planejado

Depois de planejar seu bar, comece a fazer uma lista de tudo o que vai precisar adquirir para que ele fique completo. Bandejas, aparadores, copos e taças são essenciais. Além disso, potes para frutas, dosadores e talheres também podem ser adquiridos especialmente para a inauguração do barzinho.

Os mais empolgados podem, ainda, investir em adegas climatizadas, chopeiras, frigobar, cervejeiras e outros utensílios que vão dar todo o charme ao espaço. Você pode utilizar o que já tem em casa, se preferir economizar e tiver o que for necessário. O importante é garantir que os momentos de confraternizações com sua família e amigos sejam confortáveis e descontraídos, com tudo o que vocês precisam.

5. Faça uma lista do que precisa para abastecer o bar

Agora que você já sabe do que vai precisar para montar o bar, é hora de fazer uma lista do principal: as bebidas. Se puder, faça uma pesquisa com os amigos mais próximos para saber o que eles gostam de beber. Peça opiniões a respeito do que eles julgam indispensável e comece a ocupar as prateleiras do local.

Não se esqueça de incluir os clássicos, como vodca, whisky, gin e outros exemplares alcoólicos. Lembre-se também da tradicional cachaça! Sucos tintos de uva e de frutas da estação, refrigerantes e outras bebidas também são muito bem-vindos para quem não tem o hábito de beber.

6. Decore seu novo espaço

Decorar os espaços da nossa casa é um dos momentos mais especiais: a escolha das cores e a disposição de móveis, objetos e enfeites carregam um pouco de quem somos. Na hora de montar seu barzinho planejado para apartamento, opte por quadros temáticos, adesivos de parede e até livros sobre drinks e viagens — eles darão um charme especial.

Plantas também são uma ótima opção para quem quer um pouco de verde. Caso o espaço seja pequeno, uma dica é aplicar espelhos em algumas superfícies, pois eles amplificam os cômodos e ainda conferem um ar mais sofisticado ao local. Luminárias, vitrolas e rádios também são uma boa pedida para quem quer um espaço com mais personalidade ainda.

7. Escolha um material que converse com os demais móveis

De nada adianta criar um incrível barzinho planejado para apartamento se, no fim das contas, as peças escolhidas para o ambiente destoam do restante da decoração do lar. Obviamente, você não quer que isso aconteça, certo?

Sendo assim, preste o máximo de atenção durante a escolha dos materiais que serão utilizados no local, especialmente, aqueles que irão compor a mobília.

Por exemplo: se os móveis dos cômodos próximos ao barzinho são rústicos, então, aposte nesse estilo. O mesmo vale para os cômodos modernos, os contemporâneos e os temáticos.

Com esse truque, será possível criar uma área visualmente equilibrada, permitindo que todos os convidados se sintam à vontade e bem recepcionados.

Entre os materiais mais utilizados nesses projetos, está a madeira, o aço, o vidro, o ferro, o espelho e as clássicas pedras. Você ainda pode investir em revestimentos diferenciados para alcançar um efeito exclusivo.

8. Verifique as condições climáticas do local

Assim como acontece em outros cômodos, o barzinho planejado para apartamento deve contar com uma boa climatização. Até porque ninguém se sente confortável em passar um longo período em ambientes quentes ou frios demais.

Se a ideia é manter os seus convidados satisfeitos, procure montar o barzinho em uma área bem ventilada, de preferência, com uma janela próxima. Isso não é possível? Tudo bem! Para solucionar a situação, considere incluir climatizadores portáteis, como um ar-condicionado ou aquecedor, dependendo do clima típico de sua região.

9. Invista em uma boa iluminação

Uma boa iluminação é capaz de transformar qualquer espaço. E em se tratando do barzinho planejado para apartamento, isso não seria diferente. O ideal é investir em recursos que consigam criar uma atmosfera convidativa e aconchegante.

Caso o espaço esteja localizado em um cantinho exclusivo do imóvel, considere recorrer a uma iluminação exclusiva — em algumas situações, até personalizada.

No mercado, existem diversas opções de luminárias disponíveis, tais como os acessórios pendentes, os letreiros luminosos e, inclusive, as fitas de LED, que podem ser utilizadas para valorizar a parte inferior da sua mobília e fazer com que o visual do local fique bem sofisticado e atraente.

10. Chame a família e os amigos

Está tudo pronto no seu bar? Agora é hora de chamar o que é mais importante: os convidados! Na hora de inaugurar seu espaço, opte por ter por perto as pessoas que mais podem aproveitar com você seu bar planejado. Se o espaço for limitado, use isso como pretexto para fazer várias comemorações com pessoas diferentes.

Não se esqueça de deixar todos à vontade e de evitar exagerar no consumo de bebidas alcoólicas. Caso algum amigo esteja dirigindo, a dica é chamar um transporte por aplicativo ou convidá-lo para passar a noite na sua casa — é mais uma chance para colocar o papo em dia, não é mesmo?

Dica extra

Também indicamos que você coloque uma música ambiente no local. Hoje em dia, existem aparelhos de som portáteis e que podem ser conectados via Bluetooth. Já para caprichar ainda mais, considere elaborar um cardápio de petiscos para serem servidos junto com os drinques. Frios, espetinhos, salgadinhos e barquinhas recheadas são excelentes soluções. Faça o teste!

Ter um espaço para encontros agradáveis em barzinho planejado para apartamento pode ser tudo o que você precisava para ter mais qualidade de vida. Por isso, comece agora mesmo a programar o seu para fazer bonito.

Esperamos que tenha gostado dessas recomendações especializadas. Lembre-se de sempre investir em objetos decorativos, materiais e demais adornos que conversem com a sua personalidade e os interessantes dos demais integrantes da família. A satisfação será garantida!

E então, agora que você já aprendeu essas dicas exclusivas, o que acha de curtir a página da quadraimob no Facebook? Ao seguir o perfil, você poderá ficar sempre por dentro de mais conteúdos como este. Até o próximo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário