Vale a pena investir em imóveis mesmo na crise? A história diz que sim!

vale a pena investir em imóveis
4 minutos para ler

Não é nenhuma novidade que o mercado imobiliário é um dos mais estáveis que existem, uma vez que moradia é uma necessidade de todos, independentemente de qual seja o cenário econômico. Sendo assim, mesmo com a atual crise causada pelo coronavírus, uma questão permanece muito pertinente: vale a pena investir em imóveis?

Neste conteúdo, levantaremos os principais benefícios que o investimento em bens imobiliários pode proporcionar até mesmo em momentos de recessão econômica e incerteza. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Quais cenários de crise o Brasil já enfrentou?

Para quem acha que a pandemia do coronavírus é o pior momento da história de nosso país, a realidade é que o Brasil já passou por outros momentos tão ruins ou até piores e, felizmente, a história mostra que a economia sempre se restabelece de novo. Portanto, é preciso ter uma perspectiva ampla para entender que essas ocasiões são perfeitas para fazer investimentos de baixa liquidez, mas alta rentabilidade.

A queda da bolsa de Nova York, em 1929, afetou muitos países, incluindo o Brasil, que era o principal exportador de café para os norte-americanos na época. Naquele contexto, Getúlio Vargas enxergou a possibilidade de investir na industrialização do país e acertou em cheio.

Já em 2014, passamos por um conturbado período de retração no Produto Interno Bruto, visto que diversos países que importavam nossos produtos mudaram suas políticas para dar resposta à crise de 2008, o que causou desvalorização dos preços, afetando as exportações.

A situação se agravou em 2016 com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, pois muitas das medidas de seu sucessor, Michel Temer, foram consideradas impopulares e descredibilizaram o mercado, como a Lei da Terceirização, a reforma trabalhista e a PEC do teto de gastos.

Por que vale a pena investir em imóveis?

Como você pôde entender até aqui, o Brasil já passou por maus bocados e mesmo assim se recuperou. A seguir, mostraremos os motivos pelos quais vale a pena investir em imóveis na crise.

Melhores condições de pagamento

Em cenários econômicos delicados, é muito comum que as instituições financeiras tomem medidas drásticas para fomentar o mercado, como a redução de taxas de juros para compra de imóveis.

Para que você tenha uma ideia, a taxa Selic passou por uma redução histórica em agosto de 2020, atingindo a marca de 2,00% ao ano. Isso significa que financiar imóveis nunca esteve tão acessível quanto agora.

Grande potencial de valorização

Há um déficit habitacional de cerca de 5,5 bilhões de imóveis no Brasil, de acordo com dados levantados pelo IBGE. Esse fato, somado ao ritmo em que ocorre o aumento da população, colabora para que a demanda por imóveis permaneça sempre em alta, o que contribui com a valorização das propriedades já existentes.

Isso quer dizer que investir no mercado imobiliário em cenários econômicos críticos, nos quais os juros de financiamento estão mais baixos e as condições de pagamento melhoradas, é uma forma certeira de garantir a rentabilidade do investimento em longo prazo.

Mais segurança

Como já foi dito, não importa o quão crítico seja o panorama econômico, o fato é que todos precisamos de lugares para trabalhar, fazer compras e, é claro, morar. Em todas as atividades essenciais à vida há uma constante: um imóvel.

Mesmo em crises como a atual pandemia de coronavírus, o mercado imobiliário sempre estará protegido. Outro benefício é que esse tipo de investimento não pode ser congelado pelo governo, como aconteceu com a poupança no mandato do presidente Collor, ou corre riscos de quebras de instituições bancárias. Ou seja, é a forma de investir com maior estabilidade, mesmo em um país que passa por tantos períodos de instabilidade como o Brasil.

Para concluirmos, se achar que vale a pena investir em imóveis na crise, você precisa tomar decisões muito bem pensadas e que considerem não apenas o atual contexto, mas também o que pode acontecer em médio e longo prazo com a economia. Sendo assim, o auxílio de uma imobiliária de confiança e com credibilidade no mercado pode fazer toda a diferença.

Gostou de saber se realmente vale a pena investir em imóveis na crise? Então aproveite para compartilhar essas informações nas redes sociais com seus amigos e familiares!

Você também pode gostar

Deixe um comentário