Afinal, é melhor alugar ou comprar um imóvel? Entenda!

alugar ou comprar
7 minutos para ler

As vantagens e desvantagens de alugar ou comprar um imóvel são muitas, tudo depende dos objetivos e da realidade de cada um. Essa é uma dúvida muito comum entre os brasileiros, que passam a vida em um dilema entre comprar o imóvel ou viver de aluguel sem o comprometimento de um financiamento.

Se você tem uma reserva financeira e não sabe o que é melhor para sua vida, esse post vai ajudar você a elucidar as principais questões a respeito do investimento. Falaremos sobre os cálculos que devem ser feitos e as vantagens de cada modalidade de moradia.

Quer saber mais sobre o assunto e tomar uma decisão acertada e sem arrependimentos? Continue a leitura e prepare-se para a mudança!

O que é preciso avaliar antes de decidir entre alugar ou comprar?

Não basta ter o dinheiro e procurar um empreendimento. Para tomar a melhor decisão para a sua vida, é essencial avaliar alguns fatores importantes da sua vida profissional e pessoal.

Isso porque a compra de um imóvel envolve grandes quantias em dinheiro e um comprometimento de anos com a instituição bancária que concedeu o crédito. O ideal, portanto, é que a vida profissional esteja estabilizada e que sua renda permita que você pague as parcelas sem problemas.

Verifique quais as formas de pagamento, se há a possibilidade de você pagar à vista ou se será necessário um financiamento.

O ideal é que seus gastos com financiamento ou com aluguel não comprometam mais do que 30% do salário. Esse número ajuda a garantir que você conseguirá realizar o pagamento sem dificuldades e, assim, evita a inadimplência.

Avalie, ainda, se você tem dinheiro para oferecer como entrada ou se há saldo suficiente nas suas contas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Se a resposta for negativa, convém permanecer no aluguel até que se acumulem valores razoáveis e que cubram, pelo menos, 20% do valor do imóvel.

Outro fator importante para ser avaliado é o tempo estimado de moradia no imóvel. Caso você tenha sido transferido ou não pense em ficar longos anos na mesma casa, permanecer no aluguel pode ser a melhor escolha. Se houver planos de constituir família ou se a ideia é se estabelecer, comprar um imóvel pode ser uma boa opção.

São muitas as análises que devem ser feitas antes de tomar uma decisão. Para ajudar você, listaremos, a seguir, as vantagens de cada modalidade de moradia. Acompanhe.

Quais as vantagens de alugar um imóvel?

Por mais que muitas pessoas digam que alugar é sempre dinheiro jogado fora, existem vantagens na hora de optar pelo aluguel. Veja quais:

  • flexibilidade: o aluguel permite uma maior liberdade na vida pessoal e profissional. É possível se mudar sem grandes transtornos e aceitar uma proposta de emprego em outro município, por exemplo;
  • gastos com reformas: reparos e reformas que exijam muito dinheiro ficam por conta do proprietário ou da imobiliária;
  • menor comprometimento da renda: embora o valor investido no aluguel não seja uma aplicação, ele costuma ser menor do que o de uma parcela de financiamento;
  • maior possibilidade de investimentos: sem a amarra de um financiamento, é possível que você invista o valor que sobrar do aluguel em outras formas de aplicação. Também é possível pagar um consórcio de imóveis ou economizar até que se tenha um valor mínimo para a entrada de um imóvel.

Quais as vantagens de comprar um imóvel?

Além de ser um investimento para a vida toda, comprar um imóvel pode ser bastante benéfico para a segurança da sua família. Veja abaixo por que e quais as principais vantagens de optar pela compra:

  • aumento do patrimônio: ter um imóvel faz com que você e sua família tenham um bem por gerações;
  • garantia de valorização: o mercado imobiliário faz com que seu dinheiro renda e valorize. Na grande maioria das vezes é possível revender a propriedade por preços acima do valor investido;
  • possibilidade de reinvestimento: comprar e vender imóveis faz com que você possa começar a investir no mercado imobiliário. Basta vender a propriedade e comprar outra, sempre lucrando e de olho nas possibilidades mais vantajosas;
  • maior segurança: ter um bem contribui para que você e sua família se sintam mais seguros com relação ao futuro. Além de poderem manter o patrimônio, é possível vender o bem caso surja uma emergência financeira, por exemplo;
  • variedade de empreendimentos: hoje em dia os empreendimentos estão cada vez mais vantajosos e modernos. É possível você adquirir um imóvel seguro, com plantas inteligentes, áreas de convivência sofisticadas e outros benefícios que um imóvel disponível para locação não oferece;
  • prazer em morar em um imóvel novo: todo mundo sonha com o momento de pegar as chaves e entrar em um imóvel ainda com cheirinho de tinta;
  • propriedade sem vícios e danos: comprar um imóvel recém-construído evita que você sofra com construções que necessitam de reparos, ou seja, não há gastos no pós-compra;
  • garantia de crédito: tendo um imóvel quitado em seu nome, você pode utilizá-lo como garantia para outras operações, como empréstimo, aquisições de carro, etc;
  • gerar uma nova renda: comprando um imóvel e caso possua mais de um, você pode utilizá-lo para fazer uma renda para você alugando-o para um terceiro. Dessa forma, você ganha com a renda da locação e com a valorização do bem.

Que cálculos devo fazer para decidir melhor?

Além das vantagens que listamos acima, é essencial que você faça algumas contas antes de decidir assinar o contrato e concluir a negociação.

Coloque na ponta do lápis quais os gastos que você tem com seu aluguel, sem se esquecer das contas de água, gás, luz, fiança e IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). Feito isso, calcule quanto esse valor renderia se fosse aplicado.

Compare esses números com o que você gastaria com financiamento, caso seja necessário parcelar. Se o valor for cerca de 20% a mais ou a menos, convém apostar na compra de um imóvel. O mesmo vale para compras à vista: se você tem o necessário para investir, convém aplicar suas reservas na compra de um imóvel.

Além das vantagens dos novos empreendimentos, você ainda aplica suas economias no mercado imobiliário, justamente em épocas em que as vendas estão acontecendo a valores mais baixos e a possibilidade de rendimento é garantida.

A dúvida entre alugar ou comprar um imóvel deve ser sanada com uma análise minuciosa do seu momento de vida, sua carreira profissional e sua possibilidade financeira. Só assim é possível optar pela melhor alternativa.

Decidindo comprar ou alugar, não deixe de procurar a orientação e assessoria dos profissionais da quadraimob. Excelentes opções para realizar o sonho da casa própria.

Agora que você já sabe qual a melhor opção entre alugar ou comprar, aproveite e leia nosso artigo sobre as melhores regiões para morar em Brasília.

Você também pode gostar

9 thoughts on “Afinal, é melhor alugar ou comprar um imóvel? Entenda!

  1. Do you mind if I quote a couple of your articles as long as I provide credit and sources back to your
    blog? My website is in the exact same area of interest as yours and my visitors
    would definitely benefit from a lot of the information you provide here.
    Please let me know if this alright with you. Thank you!

Deixe um comentário