Veja como se preparar para comprar apartamento na planta em 2020

comprar apartamento na planta
6 minutos para ler

A conquista de um imóvel próprio pode acontecer por inúmeras razões, seja pelo desejo de alcançar mais estabilidade financeira ou ter mais privacidade e conforto ao longo da vida. E no momento de tomar essa decisão, muitas pessoas estão decidindo comprar apartamento na planta.

Isso porque, essa modalidade permite que os proprietários possam desfrutar de um espaço 100% novo, com a possibilidade de personalização e, de quebra, apresentando um valor bem mais acessível do que as versões já construídas. Contudo, para acertar na escolha, é primordial tomar algumas precauções ao longo dessa tarefa. Afinal, estamos falando de um grande investimento e que, quando não realizado com cuidado, pode trazer inúmeros benefícios aos compradores.

Estamos torcendo para que você acerte em cheio na sua decisão. Para te ajudar, criamos este post com todas as informações relevantes na hora de fechar negócio e alcançar o seu tão sonhado imóvel. É só acompanhar a leitura e anotar as dicas!

Faça um planejamento financeiro

Normalmente, o valor de um apartamento na planta costuma ser mais baixo do que os empreendimentos que já foram erguidos — em alguns casos, essa economia pode variar entre 10% e 30%.

Mas atenção: isso não elimina a necessidade de planejamento ao “bater o martelo” e fechar a negociação. Antes de se empolgar com a sua possível nova propriedade, é fundamental realizar um bom estudo financeiro.

O ideal é se preparar antes da compra. Economize o máximo de dinheiro, corte as despesas supérfluas e monte uma poupança atrativa. Durante esse período, pesquise bastante, conhecendo as principais incorporadoras e as suas formas de pagamento. Com essa atenção, será possível ter uma ideia das despesas que você precisará abrir mão daqui para frente.

Guarde o valor da entrada

Outro ponto que merece atenção ao comprar apartamento na planta, diz respeito ao valor da entrada que será dado no ato da compra. O imóvel por se tratar de um bem valioso, são poucos os casos em que os clientes adquirem um imóvel com pagamento à vista, sendo a modalidade parcelada a mais procurada pelo público.

Ao apostar nessa opção, os compradores precisam pagar a chamada “entrada” no ato, quitando o restante do montante em parcelas. Vale lembrar que, quanto maior for o valor da sua entrada, menores serão as mensalidades a serem pagas ao longo dos anos. Dito isto, a dica é se esforçar um pouco mais para conseguir uma boa quantia inicial e, com isso, minimizar as correções e parcelas maiores.

Nesse momento, muitas pessoas costumam utilizar todas as suas economias ou, simplesmente, colocar à venda alguns de seus bens, como é o caso de um carro, moto ou qualquer outro patrimônio. Considere essa ideia!

Escolha bem o local

Com parte do dinheiro em mãos, chega o momento de analisar outros detalhes do seu futuro novo lar. A localização é um deles — e que fará toda a diferença ao longo da sua morada na região.

Durante a sua visita no estande de vendas, reserve um tempo extra para conhecer a fundo o bairro onde o empreendimento será erguido. Veja se o entorno da construção apresenta boas opções de comércios, se é um local seguro e, até mesmo, se há fácil acesso ao transporte público.

Caso tenha filhos, também é importante analisar se o bairro conta com parques ou praças próximos, uma vez que esses espaços são excelentes para realizar atividades ao ar livre e manter os pequenos perto da natureza. Em outras palavras, certifique-se de que a região está preparada para suprir as suas necessidades e de toda a família.

Observe a segurança do empreendimento

Não é apenas a área externa que deve ser analisada antes da sua compra — todas as dependências do condomínio também precisam ser devidamente checadas. Hoje é fundamental optar por morar em um lugar capaz de proporcionar o máximo de segurança aos seus moradores, especialmente se você estiver com planos de viver em uma cidade grande.

Para manter a sua família protegida, tenha certeza de que o empreendimento será composto por vigilância 24 horas, portaria, sistema de identificação, portões automáticos, cercas elétricas e outros elementos próprios para evitar o transtorno dos moradores.

E mais!

A segurança do contrato é mais um ponto que merece atenção. Se quer optar por uma negociação segura, reúna todas as informações, compare as variáveis e, sempre que possível, esteja em contato corretores imobiliários devidamente credenciados junto o CRECI da região para esclarecer as suas dúvidas. Apenas assine o contrato quando tiver total certeza de que está fazendo a escolha adequada.

Providencie a documentação necessária

Organizar os documentos necessários para comprar apartamento na planta também é essencial. Caso tenha encontrado o espaço ideal e esteja confiante em assinar o contrato, não se esqueça de levar os materiais exigidos para agilizar a parte burocrática.

A seguir, listamos os principais:

  • RG e CPF;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento ou de Emancipação (se houver);
  • Comprovante de endereço;
  • Declaração de Imposto de Renda (IR).

Dica extra

Está com dificuldade para separar a documentação ou encontrar um empreendimento que transmita confiança na compra? Quando isso acontecer, a melhor saída é contar com os serviços de uma imobiliária qualificada no segmento.

Além de cuidar de toda a documentação, lhe informar das taxas que precisam ser pagas e verificar se há alguma situação restritiva, essa empresa te ajudará a encontrar os imóveis que caibam no seu bolso e se encaixam no seu perfil. Também é bacana ressaltar que esses profissionais estão capacitados para intermediar qualquer negociação, tornando essa compra extremamente positiva e tranquila para ambas as partes.

Um investimento alto precisa de cuidados para que não haja grandes prejuízos. E se você quiser comprar apartamento na planta e não sabe por onde começar, conheça os serviços exclusivos da quadraimob.

Com 30 anos de experiência dos seus sócios no Distrito Federal, a imobiliária conta com um time de especialista para avaliar e propor as melhores soluções aos seus clientes. Entre em contato conosco e fale com um de nossos corretores associados agora mesmo. Teremos o prazer em te auxiliar nesse processo!

Você também pode gostar

3 thoughts on “Veja como se preparar para comprar apartamento na planta em 2020

Deixe um comentário