Morar com a sogra? 5 motivos para deixar a convivência para o fim de semana
Muita gente acha que morar com a sogra parece ser a solução mais viável depois do casamento quando ainda não se tem uma casinha para chamar de sua, já que será apenas por um tempo limitado até você e seu parceiro(a) conseguirem se restabelecer financeiramente e terem condições de locar ou financiar uma moradia.
No entanto, essa pode ser uma verdadeira cilada e comprometer a vida de recém-casado, devendo ser uma “saída de emergência”, em último dos casos, e apenas por pouquíssimo tempo.
Veja, a seguir, 5 motivos para você evitar a todo custo essa situação e procurar por um lar doce lar somente seu e do seu companheiro(a), mesmo que os planos do casamento precisem ser adiados por isso.
1) Comprometimento da privacidade e liberdade
Os recém-casados só querem uma coisa depois do casamento: desfrutar da vida a dois com bastante liberdade. Mas se qualquer um deles for morar com a sogra, esse desejo pode ser completamente minado.
Isso porque o genro ou nora não poderá chegar ao lar e ficar completamente à vontade depois de um dia inteiro de trabalho e curtir a vida de casado, pois a casa não será dele(a). Imagine então andar pela casa só de toalha, de roupa de baixo ou simplesmente assistir a um filme na sala abraçado ao seu companheiro(a) totalmente à vontade madrugada adentro? Praticamente impossível!
2) Interferências desnecessárias que atrapalham o casamento
É comum escutar da sogra comentários desnecessárias, que o filho(a) ou até mesmo você precisa emagrecer, engordar, gastar menos ou mais, deixar de sair à noite, se socializar mais, procurar uma nova profissão, enfim, os palpites são infinitos.
Se você é daqueles que não se sente bem com intromissões, então terá um grande problema pela frente, porque por menos intrusiva que seja a sua sogra, uma hora ou outra ela vai acabar se intrometendo em alguma situação, e aí você precisará de muito autocontrole para não falar nada que se arrependerá depois, tornando a convivência ainda mais delicada.
3) Necessidade de dar explicações e satisfação
Não precisar dar nenhuma justificativa sobre seus planos ou decisões é outra excelente razão para não passar um tempo na casa da sogra logo após o casamento. Por mais que você pense que não seja uma obrigação sua fazer isso, querendo ou não, após a mudança, passa a existir uma necessidade de dar satisfação sobre o horário de sair, de voltar, para onde vai, com quem vai etc., o que acaba completamente com a intimidade do casal.
4) Comodidade e adiamento dos planos
Apesar de todas as dificuldades, o casal poderá acabar se acomodando a morar em uma casa que não é sua, afinal, se tem um atributo inerente ao ser humano é a capacidade de adaptação.
Isso pode prejudicar o sonho de ter um lar somente dos dois, seja alugado ou comprado, já que a mudança de realidade e ambiente causa um certo receio no casal, que adiará cada vez mais os planos de vida que tinham feito antes do casamento.
Por isso, por mais que possa parecer difícil com as dívidas depois do casamento, a aquisição ou locação da casa acaba sendo uma opção muito mais benéfica, principalmente a longo prazo. Isso porque, ao ter seu próprio canto, o casal conseguirá viver a vida a dois plenamente, com todas as suas alegrias e dificuldades, gozando de toda a privacidade e liberdade que merecem!
Gostou do artigo? Conseguiu entender por que morar com a sogra pode não ser uma ideia? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e possibilite que seus amigos e familiares saibam de todas as desvantagens e implicações que essa decisão pode causar, afinal, conhecimento bom é conhecimento compartilhado!
Um comentário em “Morar com a sogra? 5 motivos para deixar a convivência para o fim de semana”