Pensando em comprar um imóvel usado? Cuidado para não fazer um mau negócio!

imoveis usados
6 minutos para ler

O consumidor atual conhece a importância das pesquisas para adquirir os produtos com a melhor qualidade e bons preços no mercado. O mesmo acontece com quem deseja comprar imóveis usados, é muito significativo fazer levantamentos, analisar, ver os prós e os contras. O mais interessante é que boa parte dessa pesquisa podemos fazer em casa, esse é um dos pontos positivos que o desenvolvimento tecnológico proporcionou para os seus usuários. 

O imóvel usado tem algumas particularidades que provavelmente quem adquiriu vai saber apenas quando for morar no local. Sendo assim, é interessante ler um pouco mais sobre o assunto e se inteirar para prevenir problemas futuros.

Então, que tal começar agora? Se você está pensando em comprar um imóvel usado, veja abaixo algumas observações importantes que trouxemos para você ter cuidado e não acabar fazendo um mau negócio!

Imóvel usado vale a pena?

Comprar um imóvel é sempre um investimento. No entanto, para se sentir plenamente satisfeito com a sua escolha, é importante ter segurança e confiar no negócio que está fazendo. Por isso, é crucial avaliar as condições estruturais do imóvel, fazer uma pesquisa da vizinhança e averiguar as contas do local.

Geralmente, muitas pessoas acreditam que comprar um imóvel usado pode ser uma boa opção, afinal o preço talvez seja mais barato do que um imóvel novo. Porém, essa é uma compra que exige prudência, pois você pode economizar no valor inicial, porém, mais tarde, esse valor pode se tornar alto demais se alguns problemas que antes estavam escondidos começarem a aparecer.

Então, se você deseja comprar um apartamento usado, mesmo que inicialmente pareça vantajoso, pode não valer a pena. Afinal, são muitos os pormenores que precisam ser avaliados e, provavelmente, haverá um problema que se tornará maior com o tempo. Abaixo, explicaremos de forma detalhada o que você deve observar e quais são os inconvenientes que um negócio como esse pode trazer.

Quais as desvantagens dos imóveis usados?

A escolha por comprar um imóvel usado ou novo vai muito além dos custos, principalmente, se você deseja morar com sua família no local. Pensando nisso, veja quais as desvantagens dos imóveis usados.

Desatualização tecnológica

Quantos computadores você tem em casa? Quantas pessoas precisam dessa ferramenta para que o próprio trabalho aconteça? Quantos celulares são carregados todos os dias? E as televisões, os projetores, as caixas de som…

Atualmente, temos uma ampla variedade de eletrônicos em casa. Para manter todos em funcionamento, é importante ter bastantes tomadas disponíveis, algo que não acontece com os imóveis antigos. 

Os imóveis mais antigos, além de terem poucas tomadas, podem ter uma rede elétrica que não suporte tantos eletrônicos. Assim, mesmo que você inicialmente economize no valor da compra, futuramente terá problemas para consertar e adaptar toda a parte elétrica do apartamento para as demandas atuais.

Estado de conservação do imóvel a desejar

Quando fazemos um investimento tão grande, queremos o melhor resultado. Entretanto, imagine fazer uma compra de um imóvel com problemas nos pisos, nas paredes, no encanamento ou em qualquer outro local onde a estrutura interfira na qualidade de vida dos moradores? Seria uma decepção, certo?

Ao comprarmos um imóvel usado, veremos que, provavelmente, ele passou por uma reforma, mas não sabemos necessariamente como foi esse processo. Por isso, alguns problemas podem ter sido simplesmente camuflados, como é caso de uma infiltração que temporariamente pode ser escondida por meio de uma mão de tinta.

Outro problema é que não sabemos como os antigos moradores cuidavam do local. Por isso, as caixas de gordura, por exemplo, podem estar sem manutenção, os azulejos podem estar danificados e algumas modificações que são inapropriadas para o local também podem ter sido feitas.

Área de lazer reduzida

A área de lazer é um local que muitas famílias consideram de extrema importância para convivência ou para o próprio descanso. É importante ter um espaço para receber os amigos, para fazer um almoço em família ou mesmo para praticar yoga, meditação e exercícios ou fazer uma boa leitura em paz. A área de lazer é um espaço A área de lazer é um espaço que alguns imóveis usados mais antigos não tinham como prioridade.

Além do mais, para quem tem filhos, é importante considerar que a área de lazer pode ser uma economia, afinal, não será necessário sair de casa para aproveitar os dias ensolarados. Nesse contexto, os imóveis antigos deixam muito a desejar em relação aos condomínios de prédios novos. Por isso, antes de comprar um imóvel, veja quais são as suas prioridades e não deixe de lado algo que você sabe que trará qualidade de vida para você e sua família.

Padrões de arquitetura ultrapassados

A maioria dos imóveis antigos possui projetos ultrapassados, por isso, a estrutura do apartamento pode não ser positiva para agregar as famílias atuais. Alguns, por exemplo, dispõem de pouco espaço na garagem e não acomodam determinados veículos.

Então, mesmo que um apartamento novo tenha uma área menor do que a de um apartamento antigo, poderá haver um bom aproveitamento do espaço, pois os arquitetos saberão exatamente o que uma família moderna precisa e trabalhará em prol desse conforto.

Outro fator importante é a sustentabilidade. Alguns prédios atuais, além de possuírem um design mais moderno, também têm melhores adaptações e automações que evitam o desperdício de água ou energia, como apagadores e torneiras com sensores. Isso é algo que agradará o seu bolso e também demonstrará a sua responsabilidade com o meio ambiente.

Portanto, é importante que você faça uma pesquisa detalhada sobre a compra futura que deseja fazer, principalmente se busca um apartamento para morar com a família. Há algumas economias que parecem boas, mas que podem trazer problemas e dores de cabeça que poderiam ser evitadas.

Comprar imóveis usados pode ser uma decisão arriscada e, talvez, um mau negócio negócio se você não for bastante criterioso. Analise suas prioridades e valorize o bem-estar de sua família, pois é no lar que nos sentimos abraçados e recarregamos as energias.

Notou como é importante ter boas informações antes de comprar imóveis usados? Quer saber mais sobre o assunto? Então, descubra se vale a pena ou não comprar um imóvel na pandemia!

Você também pode gostar

Deixe um comentário