O que você precisa saber ao fazer uma reforma no apartamento
Está notando que o seu imóvel precisa de manutenção? Antes de começar, é necessário cuidar de alguns detalhes, afinal, quando fazemos uma reforma em nosso lar, todos os vizinhos estarão envolvidos.
Se você tem alguma dúvida sobre como funciona esse processo e quais são as regras a cumprir, continue a leitura deste conteúdo, pois nós vamos ajudar. Saiba tudo o que você mais precisa saber ao fazer uma reforma no apartamento!
Como funciona uma reforma de apartamento?
Sabemos que investir tempo e dinheiro para que o seu lar fique do jeito que você sempre quis vale muito a pena. Mudar os móveis de lugar ou redecorá-lo muita das vezes já é o suficiente. No entanto, há momentos em que o melhor mesmo é investir em uma reforma, pois poderá ser necessário trocar o piso, o revestimento, pintar paredes, remanejar cômodos, entre outros.
Antes de começar, será preciso passar por algumas etapas de preparação para que você evite imprevistos financeiros e estruturais. Por isso, é muito importante conhecer as regras que devem ser cumpridas antes de iniciar a reforma e contar com o auxílio de um arquiteto ou engenheiro para cuidar da estrutura, do orçamento e emitir ART ou RRT.
A ART é a sigla para Anotação de Responsabilidade Técnica. É um documento que identifica quem são os responsáveis por determinadas obras e serviços para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Serve para comprovar a capacitação técnicas dos profissionais envolvidos em um projeto. Já, a RRT quer dizer Registro de Responsabilidade Técnica. Esse documento comprova que projetos, obras ou serviços técnicos na área de Arquitetura e Urbanismo foram desenvolvidos por profissionais devidamente habilitados e registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Pegue papel e caneta e comece a sua lista!
Descreva seus objetivos
Algo que pode ajudar você a visualizar como quer o seu espaço no futuro é reunir ideias e descrever os seus principais objetivos. Para isso, você pode buscar em revistas ou no google inspirações que ajudem a idealizar o seu apartamento no pós-reforma.
Busque por profissionais
Um arquiteto e um engenheiro, com certeza, são fundamentais para que a sua obra ocorra dentro da legislação e da maneira mais segura possível, evitando os chamados vícios de construção. O arquiteto é muito significativo para colocar as suas ideias de maneira organizada e harmônica em um projeto, mas dependendo do nível da obra, pode ser que o engenheiro também seja indispensável. Procure bons profissionais.
Faça um planejamento financeiro
Com o projeto você terá, provavelmente, um orçamento da obra. Assim, você conseguirá ter ideia do quanto precisará economizar para a sua reforma. Se possível, comece o quanto antes. Geralmente, o projeto demora um pouco para ser entregue, assim você pode separar uma parte de sua renda para o serviço e, dessa forma, você evita apertos futuros e, se sobrar, ótimo.
Converse com o seu síndico
Antes de começar a reforma, marque um horário para informar o seu síndico, para apresentar a documentação a ART ou RRT e para apresentar o seu plano de reforma com horários, datas e previsão de término, ou seja, um cronograma.
Compre o material
A compra de material pode ser uma das partes mais cansativas, afinal, precisamos encontrar qualidade e bom preço. Então, assim que o profissional responsável pela obra passar para você a relação de materiais, converse com ele sobre qualidade, durabilidade e faça algumas pesquisas na internet.
Acompanhe a execução
Após iniciada a obra, é importante acompanhá-la de forma regular. Assim, você conseguirá perceber se faltará ou se sobrará algum material, verá se o cronograma está sendo seguido, se há alguma queixa e se o orçamento está adequado.
Esteja preparado para imprevistos
Quando mexemos com uma reforma, é importante estarmos preparados para momentos em que os problemas acontecem. Sendo assim, quando dizemos “esteja preparado para imprevistos”, é uma preparação financeira e mental, pois isso pode gerar um estresse além do esperado.
Invista na decoração
Geralmente, essa é a parte que as pessoas mais gostam, afinal, ali estará a sua personalidade estampada. Portanto, inspire-se, invista, decore e divirta-se! Não tenha medo de fazer mudanças, pois é o seu lar e deve estar da forma como você se sentirá mais confortável.
Quais regras devem ser cumpridas?
Uma reforma de apartamento não é algo proibido de se fazer, mas é preciso seguir algumas regras para andar de acordo com a legislação. Se você quer ter um norte, basta seguir a lei NBR 16280 da ABNT. Lá você encontrará as etapas de obras, de reformas e a lista dos requisitos para antes, durante e depois de uma reforma em um prédio ou em uma unidade, como esclarece o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.
Para iniciar a sua obra será necessária uma ART, ou seja, Anotação de Responsabilidade Técnica, emitida por um engenheiro; ou um RRT, Registro de Responsabilidade Técnica, emitido por um arquiteto. Todos os envolvidos na obra deverão apresentar esse documento após a sua contratação.
Na ART e no RRT constarão as atividades que serão realizadas, uma segurança para todos os envolvidos, pois demonstram que a reforma está acontecendo sob a orientação e supervisão de um profissional habilitado e devidamente preparado.
O que fazer até a obra ser aprovada?
É importante que você dê uma conferida na Lei NBR 16280 para conseguir separar o que é sua responsabilidade e o que é a responsabilidade do condomínio, assim é possível evitar cobranças extras.
Algumas “pequenas reformas” não exigem a aprovação do condomínio, como ocorre com a instalação de redes de proteção ou pinturas. O CAU, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, orienta de forma muito didática quais são as etapas que devemos cumprir quando a obra exige a aprovação do condomínio:
- Definição e apresentação do escopo da reforma;
- Apresentação dos requisitos e justificativa;
- Organização, ou seja, plano formal de execução e justificativa;
- Liberação para o início da obra;
- Realização da reforma, incumbências e termos de encerramento;
- Corrigir inadequações, se necessário;
- Arquivar documentação.
É valioso cuidar das questões burocráticas antes de começar a obra. Assim, durante a execução você se preocupará apenas com as questões estruturais e financeiras que essa parte exige.
Como fazer uma boa reforma e incomodar menos?
Uma das grandes preocupações de quem faz uma reforma é incomodar menos possível os vizinhos, afinal, existe a lei do silêncio que visa proteger as pessoas do incômodo causado pela poluição sonora. Para isso, veja algumas dicas que vão ajudar:
- comunique-se com seus vizinhos — combine horários e avise-os sobre o projeto da obra, assim eles não serão surpreendidos pelo barulho;
- cuidado com o lixo — lembre-se de manter organizado o espaço coletivo, por isso, coloque os entulhos no local adequado;
- procure por profissionais qualificados — é importante buscar por especialistas na área que tenham uma boa referência, é muito importante cumprir o máximo que conseguir do cronograma.
Fazer uma reforma do apartamento pode ser desgastante, mas no final valerá a pena! Siga essas dicas e mantenha os seus condôminos informados, assim tudo ocorrerá da forma mais tranquila possível.
Gostou do nosso conteúdo? Então, deixe um comentário no post e compartilhe conosco e com os demais leitores a sua experiência!