8 dicas para fazer uma decoração de quartos de bebê impecável

Decoração de quartos de bebê
9 minutos para ler

A chegada de um recém-nascido é um dos momentos mais esperados pelas famílias, concorda? Mas, com a espera, existem mil e um preparativos: o enxoval, o local de nascimento e, claro, o espaço de descanso para a criança. Sabendo disso, o mercado está cheio de opções de decoração de quartos de bebê capazes de encher o coração de qualquer mãe.

E se engana quem pensa que a decoração está só na cor das paredes ou nos quadros que vão compor a estética do ambiente. Há móveis dinâmicos, cortinas, temas e muito mais coisas para serem decididas, independentemente se você decidiu comprar um novo imóvel devido à chegada da criança ou se vai preparar o quarto no lugar onde já mora.

Para ajudar você a tornar esse momento tão especial em uma tarefa mais prática, preparamos este post com 8 dicas de decoração de quarto infantil para quem quer comprar ou já tem um imóvel novo, explicando, também, quais são os principais estilos para quartos de bebê. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Quais são os estilos de quartos de bebê?

Ao planejar o quarto de bebê, é importante escolher, inicialmente, um estilo arquitetônico, seja minimalista, vintage, clássico, romântico e escandinavo. Cada uma dessas opções ajuda a criar um espaço aconchegante e funcional para o recém-nascido.

Veja quais são as características dos principais estilos de quartos de bebê!

Minimalista

O estilo minimalista se detém a elementos simples, prezando pela qualidade dos itens comprados para evitar o excesso de consumismo. Nesse sentido, ao se identificar com esse estilo para o quarto do seu bebê, é fundamental dar preferência a móveis com um design simplificado e clean, isto é, que sejam projetados com linhas retas e poucos adornos.

Vintage

Vintage é um estilo que faz referência às décadas de 1950, 1960 e 1970, podendo ser utilizado como referência para decorar qualquer cômodo da casa, incluindo nessa lista o quarto de bebê. E, para conseguir um efeito retrô na casa, basta dar preferência a móveis com design reto e minimalista, atentando-se a cada detalhe para deixar o espaço com a sua cara.

Clássico

O estilo clássico é marcado por móveis e objetos com curvas e ornamentações, tendo a madeira como um dos elementos principais. Além disso, quartos clássicos de bebê usam, geralmente, tintas na cor bege, considerada mais quente e aconchegante, combinada a detalhes em tons rosa, azul, verde e dourado.

Romântico

Você sabe o que é o estilo romântico na arquitetura? Essa opção combina elementos clássicos a peças delicadas, dando preferência à paleta de cores pastel. De todo modo, ao escolher o estilo romântico para decorar o quarto do seu bebê, o importante é focar no conforto do espaço, reunindo itens que são, naturalmente, delicados e remetem à serenidade e à intimidade.

Escandinavo

Por fim, o estilo escandinavo favorece a iluminação natural, combinando elementos de tonalidade neutra, como o cinza, o bege e o branco, para criar um quarto de bebê charmoso, moderno e confortável. Além disso, a decoração escandinava aposta, em geral, na madeira, deixando o espaço aconchegante e receptivo ao recém-nascido e, claro, a toda a família.

Que dicas ajudam na decoração de quartos de bebê?

Neste momento, você já sabe quais são os estilos de quarto de bebê disponíveis no mercado. Mas a dúvida que fica é como planejar, de fato, esse espaço, certo? Listamos dicas práticas que facilitam essa tarefa. Confira!

1. Escolha o tema do quarto

O primeiro passo para decorar o quarto do seu bebê é pensar no tema. Essa escolha é o ponto de partida para orientar você em todas as demais decisões. Existem quartos com temas de personagens de desenhos, mas hoje a tendência é criar o seu próprio, como tema náutico, de natureza, de circo, de nuvens, de safári e do que mais sua criatividade permitir.

A definição do tema vai ajudar, ainda, na hora de escolher as cores principais. Pode ser bastante divertido, inclusive, brincar com duas ou mais tonalidades. Lembre-se de que não há a necessidade de se limitar ao rosa para meninas ou azul para meninos: há um sem fim de possibilidades! Veja mais no próximo item.

2. Defina as cores

A dica para você acertar nas cores do quarto do bebê é escolher uma paleta neutra. Isso não é uma regra, mas vai ajudar você a ter mais liberdade de escolher os outros elementos da decoração. As cores neutras ajudam com um pano de fundo capaz de combinar com quase todas as outras cores.

Hoje, a tendência é fugir do azul e rosa absoluto e optar por composições mais leves e modernas. É importante, no entanto, manter as tonalidades mais leves, já que os bebês podem ser mais sensíveis aos estímulos das cores vibrantes. Isso não significa que você não poderá usá-las; pode, mas com cautela e em elementos mais discretos, como nichos, quadros e bichos de pelúcia. Assim, você deixa o ambiente alegre, mas sem ficar carregado.

3. Opte por decorar com papel de parede

Papéis de parede são ótimas opções de decoração de quartos de bebês. Versáteis, são encontrados em diversas cores, texturas e estampas e podem atender aos mais diversos gostos. É importante, no entanto, que o desenho do papel harmonize com as demais escolhas para o espaço, evitando que a estampa concentre toda atenção ou que a decoração fique “poluída”.

Uma ideia é aplicar o papel em uma só parede do quarto ou concentrá-lo em um espaço que contenha poucas intervenções, como a parede onde vai ficar o berço, por exemplo. Além disso, também é possível poupar a parede inteira e escolher uma faixa horizontal que combine com o tema escolhido. Tudo depende da sua criatividade e do espaço disponível.

4. Fique atento ao espaço do quarto

Essa é uma das dicas mais importantes para quem quer decorar o quarto do bebê, principalmente para quem mora em apartamentos compactos. Para que tudo fique como você sonhou, estude bem o espaço. Cômodos pequenos, por exemplo, precisam de mais cuidado, já que qualquer erro pode comprometer a circulação de pessoas ou deixar a decoração pesada. Se esse é o seu caso, faça testes e opte por objetos pequenos e mais discretos.

Para evitar problemas para decorar o apartamento pequeno, tire as medidas do quarto e leve as anotações com você sempre que precisar tomar uma decisão com relação ao quarto do bebê. Isso é especialmente indicado na hora de adquirir uma cômoda, berço ou guarda-roupas, já que eles ocupam bastante espaço.

5. Instale nichos decorativos

Nichos são aquelas prateleiras únicas que ficam penduradas nas paredes, sem que façam parte de uma estante. Em formatos variados, eles deixam a decoração divertida e ainda economizam espaço do quarto do bebê.

Por outro lado, se as paredes forem neutras, vale a pena apostar em nichos mais coloridos. Aproveite a praticidade dos objetos e organize os elementos do quarto, como bichos de pelúcia, livros, sapatinhos e outras fofuras. Os nichos organizam o espaço e ainda servem como elemento decorativo.

6. Aposte na decoração dinâmica

Nesse conceito, você aproveita o seu espaço como ele é, interferindo na decoração somente com móveis, elementos e outros objetos que trazem personalidade ao ambiente. É o ideal para quem está adquirindo empreendimentos que possibilitam a personalização de plantas.

Hoje em dia, existem diversos móveis capazes de mudar totalmente a “cara” de um cômodo, como biombos, prateleiras suspensas, cadeiras para amamentação, berços conceituais e muito mais. A ideia é pesquisar bastante e abrir a cabeça para receber a infinidade de opções modernas que o mercado de decoração de quarto de bebês oferece.

7. Aposte em móveis funcionais

Outra ideia versátil e prática para decorar quarto de bebê é com móveis funcionais. Eles são projetados para decorar e serem úteis ao mesmo tempo, poupando espaço do ambiente e facilitando a vida de todos. Um exemplo são as cômodas com trocadores, que têm o tampo de cima pensado para a troca de fraldas dos bebês. Isso torna desnecessária a aquisição de outro móvel e ainda deixa o ambiente mais livre.

Há, ainda, camas auxiliares, também chamadas de camas-babás. Elas podem facilitar a presença do responsável no quarto do bebê durante os primeiros meses e ainda se transformam em um belo sofá durante o dia.

8. Pense bem na iluminação do espaço

Por fim, ao definir a decoração do quarto infantil, é necessário redobrar os cuidados com a iluminação do espaço. Uma dica prática é dar preferência a lâmpadas com maior variedade de modelos, temperaturas de cor e ângulos. Além de ampliarem a versatilidade do projeto, esses itens ajudam a criar a ambiência do quarto.

Desse modo, quanto mais amarela é a luz, mais confortável ela tende a ser para o recém-nascido. Por outro lado, quanto mais fria for a temperatura de cor na iluminação, menos confortável e relaxante será o ambiente para a criança.

Em todo caso, para quem está em busca de inspiração, a dica é visitar lojas de móveis, procurar sites de fotografias e ler revistas específicas para decoração de quartos de bebê. Não se esqueça de transformar esse momento, tão especial para a sua família, em algo divertido e, na medida do possível, com menos ansiedade.

Gostou das nossas dicas? Se sim, continue se informando sobre o universo da arquitetura e decoração. Veja, agora, quais são os tipos de iluminação para instalar na sua casa!

Você também pode gostar

Deixe um comentário