Quais são as vantagens das paredes em drywall? Entenda agora!

Paredes em drywall
6 minutos para ler

Se você procura por uma alternativa decorativa para a sua casa que seja limpa, ecologicamente correta e com uma grande variedade de benefícios, paredes em drywall podem ser a escolha ideal.

Por ser um material altamente versátil, fácil de limpar e um ótimo isolante térmico e acústico, o drywall é uma das grandes tendências do momento. Quer saber mais sobre as vantagens desse tipo de parede? Então continue a leitura do conteúdo para conferir!

O que são paredes em drywall?

De forma simplificada, drywall é um tipo de estrutura composta por placas de gesso com aço galvanizado que formam estruturas pré-fabricadas que, em geral, são usadas para substituir a alvenaria tradicional, tendo em vista que são muito mais leves e finas.

Fáceis de montar, isolantes acústicas e térmicas e permitem instalações hidráulicas e elétricas, não é por coincidência que as paredes de drywall são cada vez mais utilizadas para construir divisórias ou paredes nos mais diversos ambientes de apartamentos modernos.

A composição dessas chapas ou placas, como também são conhecidas, leva papel acartonado e miolo de gesso. Diferentemente da alvenaria comum, elas não têm cimento, argamassa ou areia, o que faz com que haja uma significativa redução de resíduos.

O termo “dry” no nome (seco em inglês) se deve ao fato de que essas estruturas não utilizam água.

Quais são os tipos de drywall?

Existem três tipos de paredes em drywall que podem ser aplicadas em recortes, desníveis e curvas, além de poderem ter diferentes espessuras, sendo cada uma produzida com a finalidade de atender três funcionalidades distintas:

  • RF (rosa) — muito mais resistentes ao fogo e ao calor, essas placas levam fibra de vidro em sua composição;
  • RU (verde) — altamente resistentes à umidade, são estruturas que têm silicone adicionado em sua composição;
  • ST (branco gelo) — são as opções comumente aplicadas em ambientes secos.

Ou seja, o tipo de revestimento varia conforme o tipo de isolamento almejado para o imóvel (térmico ou acústico).

Quais são as vantagens das paredes em drywall?

Agora que você já sabe o que são paredes em drywall, mostraremos uma série de benefícios que essas estruturas proporcionam não somente em termos de estética, mas também de versatilidade. Veja a seguir!

1. Maior conforto acústico e térmico

Naturalmente, o gesso é um isolante térmico, o que permite que as paredes em drywall contribuam com a regularização e estabilização da temperatura dentro dos ambientes de um apartamento ou casa.

Além disso, se você gosta de ouvir música ou assistir televisão em horários que possam incomodar os vizinhos, por exemplo, uma das vantagens do drywall é que essas chapas também atuam como excelentes barreiras acústicas, a ponto de superar o isolamento das estruturas de alvenaria. Isso se deve aos perfis metálicos em sua composição.

Tudo isso, somado às chapas especiais que têm perfurações que possibilitam todo o tipo de formato e configuração, é possível obter diferentes níveis de absorção sonora, atendendo ao desempenho almejado para cômodo, o que proporciona mais conforto acústico.

2. Maior flexibilidade para o projeto

Sua leveza e espessura muito menor do que estruturas tradicionais de alvenaria conferem às paredes de drywall a versatilidade de instalação e qualidade de acabamento, o que é perfeito para qualquer tipo de necessidade.

Além disso, as chapas de drywall proporcionam uma estética diferenciada para estruturas curvas, sancas, forros, abóbodas e até móveis.

3. Proteção contra o fogo

As placas da linha RF, conforme já mencionado no conteúdo, são ideais para ambientes com maior propensão a altas temperaturas e incêndios, como saídas de emergência, rotas de fuga, servidores, saltas de TI etc.

Vale destacar que o nível de proteção proporcionada pelos fatores de isolamento térmico, estanqueidade e estabilidade das paredes em drywall é classificado a cada 30 minutos. Uma parede nesse material pode resistir contato direto com incêndio por 30, 60, 90 minutos e assim por diante.

4. Resistência à umidade

As paredes em drywall também podem ser aplicadas em ambientes úmidos, já que as chapas RU (verde) têm agentes hidrofugantes em sua fórmula, como parafina e silicone, que são ótimos impermeabilizantes.

Outra vantagem desses materiais é que, por protegerem contra vapor, escorrimentos e respingos, eles também evitam a formação de mofo e acúmulo de bactérias, o que garante muito mais higiene para ambientes como banheiros, lavanderias e cozinhas.

5. Facilidade de limpeza

Esse é uma das maiores preocupações que temos quando estamos no processo de decisão sobre qual tipo de imóvel comprar e, nesse contexto, o drywall é uma ótima escolha porque é fácil de limpar.

Disponíveis em revestimento vinílico e com padrões lisos e linhos, a higienização dos cômodos se torna muito mais simples. Não é por coincidência que esse material é amplamente usado em estabelecimentos como clínicas médicas, hospitais, laboratórios de análises, consultórios e outros ambientes que prezam pelos altos índices de higienização.

6. Neutralização dos odores

É isso mesmo que você leu: as paredes em drywall favorecem a purificação do ar, pois neutralizam odores de produtos de limpeza, alimentos, fumaça de cigarro e outros.

Em outras palavras, essas chapas proporcionam um ambiente muito mais saudável e agradável ao olfato dos moradores. É por isso que essas placas são bastante usadas em lanchonetes, refeitórios, praças de alimentação e quaisquer estabelecimentos em que os cheiros sejam intensos.

Como encontrar bons apartamentos com paredes em drywall?

Por fim, para encontrar imóveis com ótimos acabamentos e que atendam às suas preferências, uma imobiliária de confiança pode fazer toda a diferença.

Sendo assim, na hora de procurar o seu novo lar, certifique-se de que está negociando com uma equipe altamente ética, profissional e que conheça as tendências mais atuais do mercado imobiliário.

Como você pôde contemplar neste conteúdo, paredes em drywall têm uma vasta gama de vantagens que estão muito além das questões estéticas. Resistentes à umidade e altamente flexíveis, elas são ideais para os mais diversos perfis decorativos.

Quer saber como a quadraimob pode ajudar você a encontrar o imóvel dos seus sonhos e intermediar todo o processo de compra ou locação de maneira ágil e agradável? Então entre em contato com a gente para conhecer as oportunidades que temos a oferecer!

Você também pode gostar

Deixe um comentário