Iluminação para casa: como fazer sem erros!

6 minutos para ler

Quantas vezes você entrou em uma moradia mal iluminada e não se sentiu confortável ou talvez até tenha se sentido triste, com frio e inquieto e, com isso, desejou poder sair o mais rápido possível do lugar? Essa reação só serve para mostrar o papel decisivo e o valor estético da iluminação para casa.

Embora a iluminação não seja a primeira coisa que as pessoas consideram ao imaginar ou planejar a construção da casa ou do apartamento, ela é um importante recurso que deve ser abordado durante a fase de planejamento.

Por isso, nós elaboramos este conteúdo completo sobre o assunto. Acompanhe o post para saber tudo sobre o tema!

Qual a importância de um bom projeto de iluminação?

Os espaços são projetados de forma a harmonizar o binômio ambiente-iluminação. Uma ótima claridade cria profundidade e altura, pontos aconchegantes e chama a atenção para suas áreas mais impressionantes.

Um bom projeto luminotécnico deve equilibrar luz e sombra, trazendo nova harmonia para o ambiente. A iluminação colocada de forma inteligente adiciona outra dimensão ao espaço, dando nova vida ao projeto de design de interiores.

Existem muitas opções de iluminação doméstica, bem como alguns desafios a serem superados ao criar o projeto ideal de iluminação para a casa. Ao longo do texto vamos examinar cada cômodo e dar dicas de como iluminá-los da melhor forma, trazendo o conceito de alto padrão para seu imóvel.

Existe um tipo de iluminação correta para cada ambiente?

A resposta é: sim! Cada ambiente requer uma iluminação compatível com a proposta para a qual ele foi projetado. Além disso, a iluminação também é uma forma de decoração. A casa é composta por vários espaços com diferentes funções e peculiaridades, tendo cada uma delas uma iluminação específica para harmonizar com a proposta do ambiente.

Cada cômodo é diferente do outro e é preciso articular um sistema de iluminação que harmonize com todos esses ambientes. Então, a seguir, vamos ver como direcionar as escolhas para cada cômodo.

Hall de entrada do corredor

A iluminação da entrada e do corredor é bastante simples, pois esses espaços são ocupados por pouco tempo e limitados à passagem. A luminosidade para esses ambientes deve ser pensada levando em consideração como eles irão se relacionar com o restante da casa.

Caso o projeto da residência permita tetos rebaixados com a possibilidade de luzes embutidas, esta é uma boa opção para os corredores. Se utilizar espelhos nesses espaços, quadros ou obras de arte para decoração, o ideal é que recebam uma iluminação individual e focada, podendo lançar mão de lâmpadas de led ou luminárias.

Cozinha

A cozinha é o espaço mais especializado de toda a casa, repleta de utensílios e estações para o preparo de pratos. E a iluminação errada compromete sua funcionalidade. Então, utilize faixas em L sob os móveis de parede e direcione focos de luz para as superfícies onde os alimentos são processados ​​ou a louça é lavada.

A coloração preferencial para as luzes precisa estar em harmonia com a decoração e o tipo de móveis utilizados. Lâmpadas neutras tendendo ao quente costumam agir como coloração coringa para esse ambiente.

Além disso, defina uma luz principal, de cima, evitando sempre áreas de sombra. Isso dará a sensação de ambiente amplo e organizado. No entanto, preste atenção à orientação e à intensidade do fluxo luminoso para evitar ofuscamento.

Sala de jantar

Ao iluminar a mesa de jantar, é sempre bem-vinda a utilização de um lustre de suspensão, um candeeiro ou até alguns abajures altos, para explorar as nuances do ambiente. A mesa é o símbolo da hospitalidade e muitas vezes representa o próprio núcleo da família. A utilização de uma iluminação que realce esses detalhes e centralize o olhar sobre ela faz com que se reconheça a sua importância para a casa.

Além disso, do ponto de vista técnico, a luz direta de cima permite iluminar toda a sala e principalmente a louça. Dessa forma, as cores e a composição dos pratos são realçadas com fortes contrastes. Luzes suaves ajudam a criar atmosfera e suavizar as sombras. Para esses ambientes, luzes mais aconchegantes, como as luzes quentes e neutras, são as melhores opções.

Sala de estar

Esse é de longe o espaço mais complexo para iluminar, dadas as diferentes utilizações que fazemos dele durante o dia e em ocasiões particulares. Nesse ambiente, pode-se aplicar todos os conselhos indicados até aqui.

O objetivo, nesse caso, é obter quantidade e qualidade de luz adequadas para cada momento. Muitas vezes, optar por iluminação inteligente, que pode ser alterada de acordo com a situação, é a escolha ideal para a sala de estar.

Valorizar a luz natural também é muito importante e por isso não é comum a recomendação e a utilização de cortinas do tipo blackout, já que elas impedem a entrada da claridade externa.

Banheiro

O banheiro tornou-se a projeção do desejo de conforto, relaxamento, luxo e bem-estar. Ele assume formas e acabamentos cada vez mais sofisticados e a importância da sua utilização cotidiana está cada vez maior.

O banheiro é o primeiro cômodo que entramos pela manhã e o último que saímos antes de nos recolhermos para dormir, por isso sua iluminação é tão importante.

A área do espelho deve ser equipada com uma luz funcional adicional para iluminar o rosto e facilitar as tarefas como se barbear ou fazer maquiagem, deixando a utilização do banheiro ainda mais otimizada. O resultado será melhor se a luz vier de ambos os lados e se o rosto for iluminado e não o espelho, evitando assim distorções da imagem refletida.

Quartos

Iluminar o quarto de forma adequada e eficiente é uma das mais complexas tarefas no design do ambiente interno. Em primeiro lugar, vamos pensar na iluminação ambiente, ou seja, a iluminação geral do quarto, preferencialmente vinda de cima, que permite usar o espaço confortavelmente.

No quarto, evitar excessos de luminosidade artificial é muito válido. Porém, caso necessite de luzes mais confortáveis para momentos como de leitura, opte por abajur ou pequenas luminárias de foco indireto para melhorar o aproveitamento do quarto.

Como vimos, decidir como iluminar cada cômodo de forma individual é fundamental para harmonizar o ambiente. Afinal, a iluminação para casa não envolve apenas sua visualização interior. Também é questão de conforto, comodidade e elegância para o seu imóvel.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário para sabermos sua opinião!

Você também pode gostar

Deixe um comentário