Comprar apartamento 2 ou 3 quartos? Entenda qual a melhor opção
No momento de se investir em um novo imóvel, muitas perguntas podem surgir. Mas para famílias que buscam um novo lar, o espaço disponível é uma das questões mais importantes. Por isso, queremos ajudar você a entender o que considerar ao escolher um apartamento de 2 ou 3 quartos.
Essa questão pode ser mais complexa do que parece e só pode ser respondida de forma adequada considerando alguns fatores importantes. Então continue a leitura e entenda quais fatores são esses!
O que considerar ao escolher entre um apartamento de 2 ou 3 quartos?
Comprar um imóvel é um grande investimento para qualquer pessoa. Com tantos perfis familiares e variáveis diferentes a se considerar, esse tipo de investimento deve ser feito com muito planejamento e reflexão.
Para cada investidor, essas variáveis têm pesos diferentes e influenciam no que seria a decisão mais acertada. Assim, para facilitar a sua decisão, explicamos a seguir um pouco melhor como cada um dos fatores mais importantes podem influenciar a sua decisão. Confira!
Quantidade de moradores
O tamanho da família é o primeiro fator que vai ajudar a escolher entre investir em um apartamento de 2 ou 3 quartos. Para recém-casados e famílias menores, com até dois filhos pequenos, muitas opções de 2 quartos vão atender às necessidades por muito tempo.
No entanto, famílias com mais de um filho ou adolescentes podem ter em vista que no futuro manter todos acomodados em dois quartos será mais difícil. Nesses casos, pode ser melhor garantir que o lar tenha mais espaço para a família continuar crescendo.
Orçamento disponível
O orçamento familiar para fazer o investimento pode ser o fator mais determinante para a escolha entre um apartamento de 2 ou 3 quartos. É preciso ter em mente que quanto mais espaço, maior o valor do imóvel, bem como os seus custos com contas e IPTU.
Porém, mesmo com limitações no orçamento, outras variáveis, como localização e conservação do imóvel, podem exercer grande influência no preço. Por isso, é preciso sempre pesquisar várias opções e avaliar as prioridades para tomar a melhor decisão.
Custos de longo prazo
Ao considerar o investimento em um imóvel, além do valor do empreendimento, é preciso ter atenção aos custos de longo prazo.
Além do IPTU, que varia de acordo com o tamanho e a localização do imóvel, custos com despesas essenciais (luz e água) e com condomínio também devem ser avaliados. A possibilidade de realizar reformas e os custos com manutenção também podem variar muito de acordo com o imóvel e terão consequência no orçamento familiar em médio e longo prazo.
Estilo de vida
Como mencionamos, hoje temos os mais variados perfis familiares em busca de um novo lar para chamar de seu. Enquanto muitas pessoas têm uma vida agitada e pouco tempo para ficar em casa, muitas outras levam o trabalho para casa e precisam de um espaço o mais funcional e confortável possível.
Há também aqueles perfis que gostam de estar sempre rodeados dos amigos e familiares, e precisam de mais espaço para receber todos com conforto. Tudo isso pode levar a escolhas diferentes na hora de decidir entre um imóvel com 2 quartos, com mais espaço na sala e na cozinha, ou um apartamento com 3 quartos, para fazer um escritório ou acomodar melhor a família.
Para finalizar, podemos dizer que esses são os principais fatores a se considerar para escolher entre um apartamento de 2 ou 3 quartos. Mesmo assim, sabemos que você pode se sentir um pouco perdido, afinal, o mercado imobiliário está sempre se expandindo, e a combinação das ofertas e fatores a considerar aumentam as possibilidades de escolha.
Assim, não importa o contexto, contar com a assessoria profissional de quem entende do mercado é uma ajuda e tanto. Então, se você não quer perder mais tempo para encontrar as melhores opções de imóveis para o perfil da sua família, entre em contato com a quadraimob e receba a ajuda de que você precisa!