Decorar apartamento alugado: como fazer sem erros!

6 minutos para ler

Na hora de decorar um apartamento alugado, é normal ter muitas dúvidas. Afinal, queremos ter um cantinho confortável e com a nossa cara. Ao mesmo tempo, há algumas alterações que precisam da autorização do proprietário. Além disso, é preciso lembrar que o imóvel deverá ser devolvido exatamente como estava na entrega das chaves.

Portanto, pensar em alterações que possam ser facilmente revertidas e que imprimam a sua personalidade no ambiente é realmente um desafio. Porém, com as dicas deste post, você verá como é fácil deixar seu apartamento supercharmoso sem precisar fazer reformas. Acompanhe e anote as ideias.

Escolha um estilo de decoração

O primeiro passo para uma bela decoração é escolher um estilo. Afinal, é ele que guiará todos os elementos que vão compor os ambientes, como cores das paredes, design dos móveis, objetos de decoração, tecidos das cortinas e estofados, entre outros.

Isso deve ser pensado mesmo em apartamentos alugados. Nesse caso, basta não fazer alterações estruturais. Escolha um que tenha a ver com a sua personalidade. Entre as tendências de decoração mais conhecidas e procuradas, estão os seguintes estilos:

  • industrial;
  • moderno;
  • clássico;
  • rústico;
  • campestre;
  • romântico;
  • escandinavo;
  • minimalista;
  • clean.

Dê vida nova às paredes

Inevitavelmente, você terá que pintar o apartamento para a entrega ao final do contrato. Então, aproveite! As paredes compõem o pano de fundo para uma decoração e, como ocupam uma grande parte do espaço visual, mudam completamente a estética de um ambiente.

Sendo assim, depois de escolher um estilo decorativo, siga a paleta de cores e encontre boas tintas para as paredes. Essa é uma mudança fácil e rápida de ser feita no apartamento. Do mesmo modo, pode ser revertida na hora de entregar as chaves ao fim do contrato de locação.

Outra ideia é utilizar papel de parede. O mercado conta com uma imensa variedade de opções, variando em cores, estampas e texturas. São fáceis de serem aplicados e têm a mesma facilidade para serem retirados sem danificar as paredes.

Aliás, essa é uma excelente opção também para cobrir azulejos. Portanto, se as peças do apartamento que você alugou estão com algumas imperfeições ou se simplesmente não combinam com o estilo decorativo que você deseja, basta cobri-las com papel de parede específico para esse material.

Esconda as imperfeições dos pisos

É comum que os revestimentos dos pisos de imóveis alugados apresentem desgaste de tempo e algumas marcas de uso, como riscos, manchas e arranhões. Da mesma forma que acontece com as paredes, eles ocupam boa parte do campo visual. Assim, se estiverem danificados, comprometem toda a decoração.

Mas há uma solução muito prática: usar tapetes para cobrir essas falhas. Você pode escolher modelos grandes, que ocupam quase todo o chão do cômodo.

Outra opção é optar por dois ou mais tapetes menores, criando uma bela composição ou para delimitar os ambientes de um projeto com conceito aberto. Ainda há a vantagem de os tapetes serem ótimos isolantes térmico e acústico.

Invista em prateleiras e nichos

Muitas pessoas evitam furar as paredes na hora de decorar apartamento alugado porque imaginam que isso trará transtornos na hora de entregar o imóvel. No entanto, lembre-se de que pequenos reparos serão necessários ao fim do contrato. Então, não se preocupe com isso.

Utilizar prateleiras e nichos é uma ótima opção para organizar o seu lar e, ainda, enriquecer a decoração, pois explora os espaços verticais. Desse modo, é uma alternativa ainda melhor para imóveis menores.

Outra vantagem é que aumentam a funcionalidade de todos os ambientes, pois esses elementos podem ser instalados na cozinha, sala, quartos e até mesmo em banheiros e varandas ou sacadas.

Aposte na iluminação

Além da parte funcional, a iluminação é um elemento fundamental da decoração, e saiba que ela pode contribuir muito na hora de decorar um apartamento alugado. A indireta é a melhor forma de deixar qualquer ambiente mais aconchegante e convidativo.

Para isso, use arandelas, abajures e luminárias posicionados estrategicamente, como as opções suspensas sobre a mesa de jantar ou no chão no canto da sala. Se você quer ambientes mais modernos, opte pelas fitas de LED. São fáceis de serem instaladas e têm um efeito visual único.

Além disso, podem ser utilizadas contornando a cabeceira da cama, em prateleiras e nichos, na parte inferior do armário aéreo da cozinha, ao redor do espelho do banheiro e em vários outros elementos decorativos.

Opte por móveis versáteis

Investir em móveis planejados não é uma boa ideia na hora de decorar um apartamento alugado. Isso porque eles são feitos especificamente para aquele determinado espaço. Desse modo, raramente servirão em outro cômodo caso você decida se mudar.

Por esse motivo, aposte em móveis de tamanho padrão, como sofás, gabinete de banheiro, guarda-roupas, bancada e armários de cozinhas, racks para a sala de estar, entre outros. Assim, você poderá encaixá-los perfeitamente em um outro imóvel, basta mudar a disposição das peças.

Pense nos detalhes

Os detalhes são a chave para evitar erros de decoração. Além disso, podem ser mudados facilmente caso você decida repaginar os ambientes. Sendo assim, não deixe de investir em almofadas, mantas para o sofá, quadros, objetos decorativos, vasos com plantas, entre tantos outros elementos.

No entanto, eles são o toque final. Logo, é preciso primeiro renovar as paredes e colocar os móveis para, somente então, pensar nos detalhes. Escolha aqueles que combinam com o estilo de decoração definido e que imprimam sua personalidade ao ambiente.

Caso o apartamento tenha cômodos integrados, uma boa dica é usar divisórias móveis para delimitar os ambientes, como um biombo de madeira ripada ou com estilo cobogó, que são uma forte tendência atual.

Viu como decorar apartamento alugado pode deixar de ser um desafio? Com as dicas deste post, é possível deixá-lo do jeitinho que você sempre sonhou: com muito estilo, personalidade, beleza e aconchego. E o melhor é que você não terá nenhuma dificuldade em entregar o imóvel ao proprietário ao final do contrato.

Gostou das dicas para decorar ou repaginar o seu novo lar? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo e compartilhe conosco e com outros leitores as suas opiniões sobre o assunto!

Você também pode gostar

Deixe um comentário