5 dicas para escolher um corretor de imóveis qualificado

corretor de imóveis
6 minutos para ler

O sonho da casa própria é compartilhado por milhões de brasileiros, mas para conquistá-lo, é preciso passar por uma série de etapas. Entre elas, a escolha de um bom corretor de imóveis. Ter um profissional qualificado ao seu lado no processo de aquisição ou locação de um apartamento pode fazer toda a diferença na hora de fechar negócio.

Mostrar-se disponível para sanar todas as dúvidas que possam surgir durante a transação é um dos requisitos desse profissional. Além disso, ter uma abordagem ética e respeitosa ao falar sobre a corretagem, ser devidamente credenciado nos órgãos regulamentadores, ter experiência com o mercado imobiliário e boas recomendações de outros clientes são outras das características que você deve procurar no corretor.

Neste artigo, você descobrirá quais são os principais pontos a levar em consideração na hora de escolher um corretor de imóveis qualificado. Continue a leitura do conteúdo para saber mais sobre o assunto!

1. Verifique o registro do corretor no Creci

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) é o órgão responsável pela fiscalização em âmbito estadual dos profissionais que atuam com corretagem imobiliária, conforme estabelece a Lei Federal nº 6530/1978. Ter o registro é, basicamente, o primeiro requisito que você deve procurar em um corretor de imóveis.

Um bom profissional atua com transparência, então, o número desse documento deve ser fácil de ser acessado. Assim, é possível verificar a idoneidade da informação.

De forma simplificada, o credenciamento no Creci garante que o corretor tem a expertise necessária para cumprir com os seus deveres. Entre eles, a capacidade de assessorar os clientes em relação aos financiamentos imobiliários, analisar a documentação, entre outras atividades.

A dica para conferir se o corretor de imóveis é credenciado é solicitar o seu solicitar a sua carteira e verificar a data de validade, ou pesquisar o seu número diretamente com o conselho.

2. Considere a experiência de mercado do profissional

Por mais que um profissional possa fazer cursos e investir em suas qualificações na área, nada fala mais do que a experiência de mercado, isto é, a vivência na prática com situações variadas do cotidiano de corretor de imóveis.

Há de se convir que, na hora de procurar um apartamento para comprar ou para alugar, a sua preocupação deve estar voltada para questões pessoais, como o conforto e a qualidade de vida que o imóvel proporcionará.

Dado o contexto, é muito importante que o profissional que ajudará no processo tenha preparo e conhecimento de mercado o suficiente para tirar todas as suas dúvidas. Ele deve, ainda, negociar propostas e contrapropostas, analisar documentações, e lidar com os diferentes tipos de situações que possam ocorrer no caminho.

3. Busque referências

Como você pôde entender até aqui, um bom profissional, independentemente de qual seja o seu nicho de atuação no mercado, é munido com habilidades técnicas pertinentes à sua área e características de inteligência emocional. Entre elas, podemos citar:

  • responsabilidade e comprometimento — um profissional que não deixa de responder os seus clientes e os abandona no meio do processo de compra ou locação de um imóvel;
  • honestidade e integridade — jamais colocará os seus clientes diante de negócios que não valham a pena ou de situações de risco por visar apenas ao lucro;
  • proatividade — sempre trabalha em benefício dos interesses de seus clientes e não espera que as atitudes partam deles;
  • boa comunicação — sabe conduzir negociações tanto na hora de captar imóveis quanto na hora de ofertar, servindo como um intermediador durante as principais etapas de uma transação imobiliária.

Para encontrar um profissional com todas essas qualidades, é preciso buscar por referências. O melhor caminho para isso é contatar outros clientes que já tenham se relacionado com o corretor de imóveis.

Além do mais, ao procurar uma imobiliária com credibilidade no mercado, as chances de que você se depare com profissionais éticos, responsáveis e comprometidos são muito maiores.

4. Verifique o tipo de abordagem do corretor de imóveis

Um corretor de imóveis não é muito diferente de um vendedor, se você parar para analisar. Ambos são responsáveis por entregar uma solução a alguém que tem determinado problema, intermediando uma transação imobiliária. . Contudo, é preciso ter muita ética e respeito na hora de se comunicar com os clientes e essa é uma questão importante a ser considerada.

Um corretor altamente qualificado demonstra profissionalismo, não somente quando se trata de prospectar e intermediar o processo de compra de um imóvel, mas também, quando na abordagem aos seus clientes. É preciso ter uma comunicação sutil, prática e determinada, isto é, sem agressividade ao mostrar as oportunidades de negócio.

Não é por coincidência que uma das exigências dos conselhos que regulamentam e fiscalizam a profissão é que o corretor de imóveis faça um curso de Técnico de Transações Imobiliárias (TTI) para que possa ser credenciado pelo Creci.

5. Negocie com imobiliárias de credibilidade

Por fim, mas não menos importante, uma ótima maneira de garantir que você se deparará com um corretor de imóveis altamente qualificado é procurar por imobiliárias com credibilidade no mercado.

Uma empresa que se compromete com os interesses de seu público e se propõe a entregar as melhores oportunidades de negócio aos clientes preza por por profissionais de alta performance em sua equipe.

Outro ponto positivo sobre negociar com empresas sérias é que você tem a garantia de que o corretor terá uma carteira de imóveis bem variada para apresentar, dessa forma, abre bastante o seu leque de opções.

Vale reforçar que o papel do corretor de imóveis faz muita diferença em uma transação imobiliária. Contratar esse profissional pode simplificar tanto o processo de compra quanto de aluguel de um imóvel. Não hesite em procurar por uma imobiliária que conte com corretores altamente qualificados em sua equipe.

Quer saber como a quadraimob pode ajudar você no momento de encontrar a moradia ideal? Então, entre em contato conosco para receber atendimento dos melhores profissionais do mercado e conhecer oportunidades de negócio imperdíveis!

Você também pode gostar

Deixe um comentário