O que mais motiva a compra de imóveis

compra de imóveis
6 minutos para ler

Há tempos, a compra de imóveis é considerada uma prática segura e bastante rentável. Assim, muitos compradores apostam nessa modalidade não apenas para garantirem um bom lugar para viver, como também para lucrarem a médio e longo prazo.

Porém, a verdade é que, no cenário econômico atual do Brasil, boa parte dos interessados em investir se viu em um momento de insegurança. Afinal, será que ainda vale a pena adquirir um imóvel?

A resposta é: sim! Mesmo em um período turbulento, o mercado imobiliário se mostrou um excelente caminho para quem deseja fechar excelentes acordos. Aliás, existem vários fatores que motivaram esse tipo de compra — e é sobre eles que falaremos neste post.

Assim, se você também está considerando essa opção e quer se aprofundar nesse universo, não deixe de acompanhar a leitura. Abaixo, explicamos, de A a Z, como anda o setor atualmente e as suas características. Confira!

A compra de imóveis

Enquanto alguns investidores se perguntam se, hoje em dia, é válido investir na compra de imóveis, algumas pesquisas apontam que esse cenário vem se apresentando muito promissor para outros interessados. 

De acordo com uma pesquisa Raio-X FipeZap, 46% dos 3.800 entrevistados afirmaram ter adquirido um imóvel como forma de investimento. Ou seja, após a negociação, o espaço será disponibilizado para venda ou locação. 

Em contraponto, investir em um local para morar ainda é a principal razão de compra para a maioria dos entrevistados: 56%. Normalmente, essas pessoas buscam por espaços usados, mas que estejam em perfeitas condições de uso. Interessante, não é mesmo?

As principais razões para a compra de imóveis

Certamente, a chegada da Covid-19 promoveu mudanças em vários aspectos de nossas vidas e em diferentes nichos do mercado. Uma delas foi a compra de imóveis. Ao passar mais tempo dentro de casa, muitas pessoas sentiram a necessidade de investir em ambientes mais amplos e com boa infraestrutura para acomodar confortavelmente toda a família. 

E não só isso: em paralelo, os juros mais baixos da taxa Selic (2% ao ano), praticados pelo setor, afloraram o interesse daqueles que estão à procura de uma construção para morar. Ainda com base no levantamento, realizado pelo FipeZap, a intenção de adquirir um imóvel aumentou consideravelmente.

As previsões para o setor

A parte boa? Diante da visão dos especialistas em mercado imobiliário, a compra de imóveis continuará em alta. Ainda tímido, a previsão é que esse crescimento se intensifique.

Outro ponto que estimulará a compra de imóveis diz respeito aos preços. Mesmo com o aumento da taxa Selic, os valores permanecerão estáveis ou, no máximo, terão uma alta leve. 

De todo modo, é interessante ressaltar que os imóveis disponíveis nunca estiveram tão acessíveis como agora. Já para ter a segurança de uma compra vantajosa, é necessário fazer uma análise minuciosa, como a que indicamos no próximo tópico.

As vantagens de investir em imóveis

Agora que você já está por dentro do panorama deste segmento, o que acha de conferir as principais vantagens de abraçar essa ideia? A seguir, listamos quais são elas:

  • é seguro: assim que o imóvel estiver registrado em cartório e em seu nome, dificilmente você o perderá. Isso, é claro, descartando os casos de ação judicial causados pela dívida de impostos; 
  • é versátil: existem várias maneiras de lucrar ao investir em imóveis. Com o tempo, você pode alugar, como também, colocá-lo à venda; 
  • há opções para todos: no mercado imobiliário, existem várias modalidades para quem deseja apostar na compra de imóveis. Você pode optar pela compra de imóveis comerciais, residenciais ou até terrenos.

O que analisar ao comprar imóveis para investir

Assim que analisar a situação econômica e o seu perfil como investidor, você já poderá sair em busca de um bom imóvel para negociar. 

Antes de tudo, destacamos que esse é um tipo de investimento bem democrático, já que há soluções para todos os objetivos e necessidades. 

No entanto, como estamos falando de um investimento alto, é sempre bom analisar alguns fatores básicos. Veja quais são eles.

Entenda os seus objetivos

De nada adianta comprar um imóvel se, no fim, você não sabe o que fará com ele. Portanto, para fazer uma boa compra, é necessário ter em mente qual o seu objetivo. Você pretende alugar? Vender? Ou então está pesquisando um bom espaço para viver com a família e ampliar o seu patrimônio?

Analise a rentabilidade do negócio 

Uma coisa é fato: no mercado imobiliário, não faltam opções para quem deseja investir. Entretanto, em meio a tantas oportunidades incríveis, você precisará verificar se elas realmente são vantajosas para o seu perfil de investidor. 

Aqui, você pode realizar um cálculo simples: pense na rentabilidade entre 0,5% do valor do aluguel. Outra possibilidade é calcular quanto a construção será valorizada com o passar do tempo, resultando assim em uma boa revenda. 

Cheque todas as opções 

O setor imobiliário é um dos mais diversificados que existem. Isso porque ele é bem abrangente e possui soluções para variadas necessidades. Nesse processo, veja se você prefere um imóvel novo, usado ou na planta. 

Também é necessário observar o seu número de cômodos, se os ambientes são compactos e se há alguma área de lazer e demais comodidades disponíveis. Muitas vezes, caso o seu orçamento não seja tão alto, é interessante investir em uma propriedade usada e, em paralelo, reformá-la para uma venda futura. 

Como vimos ao longo deste post, a compra de imóveis é uma boa solução para quem deseja colher bons frutos no futuro. No decorrer desse caminho, você só precisa ter cuidado e sempre analisar as tendências do setor — tendo a segurança de estar tomando a melhor decisão. 

Caso você queira continuar se aprofundando no assunto, aproveite a leitura para conferir outro artigo e descobrir se, de fato, vale a pena apostar em imóveis. A leitura é rápida e será extremamente valiosa!

Você também pode gostar

Deixe um comentário