Quais são as maiores vantagens de morar em um bairro planejado?

bairro planejado
6 minutos para ler

As grandes cidades brasileiras sofrem com o crescimento urbano desordenado e sem controle. A altura e posicionamento sem padrão de casas e prédios em terrenos comuns trazem alguns prejuízos aos moradores e vizinhos, pois a proximidade entre eles atrapalha a privacidade e incidência de luz solar. Mas isso pode mudar. Já ouviu falar em bairro planejado?

Esse conceito urbanístico não é encontrado em muitas cidades brasileiras, já que a maioria delas cresce sem planejamento. Existem bairros planejados em várias cidades, mas certamente Brasília é uma das poucas cidades do mundo que praticamente todos os seus bairros desenvolvidos de forma planejada.

Se você ainda não conhece esse conceito, este post vai ajudar. Descubra a partir de agora o que é bairro planejado, e as principais vantagens de morar em um!

O que é um bairro planejado?

Muita gente confunde os bairros planejados com condomínios fechados ou loteamentos. Mas, há diferenças. Enquanto em um condomínio a entrada e saída de pessoas e veículos é fortemente controlada, nos bairros planejados o acesso é livre, mas pode haver um monitoramento por câmeras de segurança.

O bairro planejado se destaca por determinar melhor onde ficará a parte residencial e comercial, oferecendo mais segurança e estrutura aos moradores locais.

Sendo assim, os bairros planejados acabam sendo o meio-termo entre condomínios fechados e loteamentos comuns.

Qual é o panorama dos bairros planejados no Brasil?

Bairros planejados já são encontrados com facilidade em países do primeiro mundo, como nos Estados Unidos, no Canadá, na Inglaterra, na França e na Alemanha. No Brasil eles são uma tendência promissora e começaram a ser implementados assim que o país foi escolhido para sediar a copa do mundo de 2014 e as olimpíadas de 2016.

Como a necessidade de infraestrutura urbana disparou, governos estaduais e municipais viram uma oportunidade de promover um crescimento mais organizado para as cidades, principalmente nas capitais. A partir daí, projetos de bairros planejados começaram a ser aprovados com maior rapidez no país e as cidades passaram a ganhar um visual mais bonito.

Por que morar em um bairro planejado?

Agora que você já sabe o que é um bairro planejado, descubra as principais vantagens que terá ao investir em um imóvel inserida dentro desses projetos!

1. Melhores possibilidades de se empreender

Nos bairros planejados a organização e posicionamento dos imóveis começa na planta. Dessa forma, você encontra áreas destinadas ao comércio em pontos específicos dentro do bairro.

Ou seja, um shopping ou centro comercial mais aprimorado concentra a maioria das lojas e escritórios no mesmo lugar, diminuindo a necessidade dos moradores saírem do bairro para fazer compras e resolver problemas.

Se você é empreendedor, tem a oportunidade de alugar um espaço e abrir o próprio negócio bem perto de casa. Assim, conhece bem os clientes, elimina o estresse dos congestionamentos e ganha mais tempo para aproveitar a vida.

2. Maior disponibilidade de serviços

Quando o bairro é planejado, o projeto inclui facilitadores para tornar a vida dos moradores mais cômoda possível. Por exemplo: a área comercial pode ser estabelecida bem no centro do bairro para que todos fiquem bem próximos dela.

O mesmo acontece com as clínicas médicas, escolas, bancos, farmácias, lanchonetes padarias e restaurantes. O projeto também prevê a construção de parques para o lazer e prática de atividades esportivas, além da disponibilidade de outros serviços básicos destinados exclusivamente para a população local.

3. Documentação cristalina

Outra grande vantagem de morar em um bairro planejado é a segurança e tranquilidade que terá quanto às informações declaradas na escritura do imóvel, já que os registros em cartório são mais claros.

Isso acontece porque as construtoras responsáveis pelo empreendimento obedecem ao Plano Diretor da Região, ficando em conformidade com a lei.

Também, oferecem assistência jurídica e garantias legais sobre a posse e liberação de uso do empreendimento. Sendo assim, os equívocos e as dúvidas quanto à procedência das informações são eliminadas na documentação.

4. Infraestrutura completa

Por ser projetado com a ajuda de engenheiros e arquitetos renomados, todos os sistemas hidráulicos, de drenagem, de telefonia, de celular, de internet e a rede elétrica usam materiais próprios, de boa qualidade e com instalações de qualidade.

O escoamento da água da chuva para os locais certos também impede alagamentos. Consequentemente, o fornecimento dos serviços torna-se ininterruptos, sem falhas e com pouca necessidade de manutenção.

5. Segurança reforçada

Os bairros planejados podem não ter muros, cercas e portões para controlar quem entra e sai, mas o monitoramento dos movimentos é realizado pelo posto de vigilância.

Qualquer comportamento suspeito é verificado e as possíveis ações criminosas são inibidas com abordagens preventivas. Para complementar, rondas policiais são realizadas constantemente na localidade.

O objetivo é proporcionar um nível de segurança e tranquilidade elevado o suficiente para que os moradores se preocuparem apenas em aproveitar as comodidades do bairro.

6. Boas áreas de lazer

A maioria dos bairros planejados incluem áreas de lazer completas. Muitos possuem um lago artificial, parque ecológico com atividades de educação ambiental, equipamentos de ginástica ao ar livre, playground, espaço para festas, cinema, ciclovia, pista para a prática de cooper, espaço pet, área de alimentação e até um anfiteatro.

A ideia é que você possa morar, trabalhar, se divertir, fazer compras e pagar as contas em um mesmo lugar, sem precisar sair do bairro. Isso deve diminuir a necessidade de circulação pelos grandes centros urbanos, gerando mais qualidade de vida aos moradores.

Como morar em um bairro planejado?

O ideal é que você busque essa alternativa de investimento com a ajuda de uma imobiliária experiente no setor, pois os corretores devem cruzar as informações do que procura com os imóveis disponíveis. Assim será possível chegar num leque com as melhores opções com maior rapidez.

Esse é o exemplo da quadraimob. A imobiliária é especialista no segmento de luxo e possui diversos empreendimentos inseridos em bairros planejados de Brasília, como Águas Claras e o Setor Noroeste.

Se não tiver tempo, experiência e conhecimentos na área, é bom entregar a maior parte dos serviços nas mãos dos corretores da imobiliária.

Morar em um bairro planejado é um grande privilégio, mas você deve ter apoio profissional para ter certeza de que está fazendo um bom negócio. Então, siga essas dicas e faça um bom investimento!

Vamos começar? Entre em contato com a gente agora mesmo e dê o pontapé inicial para morar bem!

Você também pode gostar