Conheça 5 características de um apartamento sustentável
A aquisição de um apartamento sustentável se tornou o objetivo de muitas pessoas que buscam um imóvel para morar ou investir. Isso é resultado da maior conscientização sobre a importância do meio ambiente e da preservação dos recursos naturais. Assim, é possível encontrarcondomíniosfocados em boas práticas.
Os hábitos adotados podem influenciar na poluição e no volume de recursos utilizadas. Diante disso, o objetivo é seguir práticas que reduzam os impactos ambientais, respeitando a natureza sem que isso signifique abrir mão do conforto.
Neste conteúdo, explicamos 5 características de um apartamento sustentável para que você consiga identificar esse tipo de imóvel e entenda os benefícios que ele proporciona. Confira!
1. Uso consciente da energia elétrica
Quando se fala em sustentabilidade, o uso consciente de energia elétrica é um item fundamental, já que a sua produção afeta os recursos naturais. Existem algumas boas práticas comuns, como não deixar luzes acesas em ambientes não utilizados e dar preferência para equipamentos que tenham mais eficiência energética.
Os eletrodomésticos contam com selos que indicam se o produto é eficiente. Dessa maneira, tanto os presentes no apartamento quando aqueles encontrados nas áreas de uso comum, como geladeira ou ar-condicionado, devem ter uma boa classificação energética.
Outras práticas, como o uso de lâmpadas LED, que são mais econômicas e têm maior durabilidade, assim como de sensores de presença para acender as luzes, também ajudam na economia de energia. A prática evita que as lâmpadas fiquem acesas quando não há circulação de pessoas, reduzindo o gasto.
Alguns condomínios contam com painéis para produção de energia fotovoltaica (solar), que é considerada uma fonte limpa. Além de ser uma prática sustentável, isso pode gerar descontos na conta de luz. Os aquecedores solares também podem ser utilizados, principalmente nas piscinas.
2. Uso consciente da água no condomínio
Outro problema recorrente quando se fala em sustentabilidade é o alto consumo de água. Esse é um recurso limitado que, muitas vezes, é desperdiçado. Porém, existem medidas que podem ser adotadas para tornar o apartamento mais sustentável.
A primeira é o investimento recorrente em ações preventivas, como a inspeção frequente e as manutenções nos encanamentos e pontos de consumo de água. Isso previne vazamentos e garante que qualquer problema seja identificado com o máximo de antecedência para que sejam feitos os devidos reparos.
A escolha dos equipamentos utilizados, como vaso sanitário, torneiras e chuveiros, pode focar em produtos que tenham um baixo consumo de água. Por exemplo, torneiras com restritor de vazão, arejadores e fechamento automático reduzem o volume de água utilizado e evitam desperdícios.
A reutilização da água ou a captação de chuva também são opções interessantes. Existem equipamentos desenvolvidos para isso, realizando também o tratamento do líquido. Depois, ele poderá ser utilizado para limpeza de áreas comuns, irrigação do jardim e outras tarefas de manutenção.
3. Adoção da coleta seletiva de lixo
Sem dúvidas, a coleta seletiva é item essencial quando se trata de um apartamento sustentável. Ela foca no descarte correto do lixo, visando facilitar a reciclagem de materiais. A prática consegue reduzir a necessidade de uso de recursos naturais ao reaproveitar matérias-primas.
Muitas cidades contam com o serviço no governo, mas também é possível encontrar ONGs, cooperativas e outras empresas especializadas. Assim, o condomínio e os moradores contam com várias opções para adotar a prática.
Uma característica importante dos empreendimentos, nesses casos, é a disponibilização de um espaço que permita o depósito do lixo separado por categorias, para que ele seja coletado e tenha a destinação correta.
Uma boa prática é separar o tipo de material,como vidro, plástico, papel, metal e materiais orgânicos. Inclusive, existe um sistema de cores que pode ser utilizado para facilitar a identificação do local certo. Ou seja, é preciso maior planejamento nos espaços destinados aos descartes para permitir essa separação.
4. Gestão de resíduos no condomínio
Além da participação na coleta seletiva, o condomínio pode ter práticas de gestão de resíduos para auxiliar na preservação. Um dos pontos que exigem maior atenção é o descarte de óleo de cozinha, que muitas vezes é jogado na pia por falta de alternativas.
Porém, isso pode gerar problemas no encanamento, entupindo a instalação hidráulica e gerando vários transtornos. Além disso, a prática também contamina a água, aumentando os riscos de que os resíduos cheguem aos mananciais.
Outro problema é o descarte do óleo no lixo, utilizando recipientes para contê-lo. Contudo, nos lixões, é comum que ele vaze, contaminando o solo ou lençóis freáticos. Outros produtos, como pilhas e baterias, também exigem especial atenção no descarte.
Nesse caso, o condomínio pode contar com um ponto de coleta para os moradores e firmar parcerias para recolher os resíduos e dar a destinação correta. Existem ONGs e empresas especializadas nisso.
Em relação aos resíduos, também vale implementar práticas para reduzir a geração de lixo. Diminuir o uso de papel, dando preferência para arquivos digitais, e evitar as sacolas plásticas e produtos descartáveis são práticas que colaboram com o meio ambiente.
Os restos de alimentos, que devem ser separados do lixo seco na coleta seletiva, também podem passar pelo processo de compostagem para se transformar em adubo para os jardins e espaços verdes do condomínio.
5. Criação de áreas verdes
Os espaços verdes também são comuns em apartamentos sustentáveis. Isso mantém áreas permeáveis para escoamento de água das chuvas e manutenção do equilíbrio hídrico, prática importante para evitar inundações.
Além disso, a presença de árvores e outras plantas ajuda na regulação de temperaturas, reduzindo a sensação térmica de calor, o que pode reduzir o consumo de energia com climatização.
Aqui, a sustentabilidade não é o único foco. Espaços verdes também ajudam na oxigenação do ar, melhorando a sua qualidade, proporcionando maior qualidade de vida e saúde para os moradores.
Agora que você já conhece as características e os benefícios de um apartamento sustentável, vale procurar imóveis que sigam essa tendência. Para isso, busque imobiliárias especializadas, que tenham soluções focadas no meio ambiente em seu portfólio, como a quadraimob.
Gostou do conteúdo? Se você está em busca de um apartamento que tenha essas características, entre em contato conosco e confira as nossas opções de imóveis sustentáveis!