Posição solar de um imóvel: saiba avaliar a incidência do sol na sua nova casa

posição solar de um imóvel
4 minutos para ler

Você sabia que a posição solar de um imóvel é uma de suas características mais importantes? Para que você tenha uma ideia, o posicionamento da propriedade em relação à incidência de luz solar pode influenciar em até 7% de seu valor.

Contudo, isso não significa necessariamente que quanto mais contato com o sol, melhor é a oportunidade de negócio, visto que a posição solar de um imóvel pode impactar na experiência de seus moradores, aumentando a sensação térmica e gerando mais luminosidade, entre outros aspectos.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você saiba como avaliar a incidência do sol antes de comprar um imóvel. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é posição solar de um imóvel?

Como consta no próprio termo, a posição solar de um imóvel é a forma como a luz do sol interage e influencia o apartamento ou a casa. Esse é um dos elementos mais importantes a serem avaliados antes de comprar uma propriedade, já que não afeta apenas o valor do metro quadrado, mas também a vivência dos moradores.

Dependendo da posição em que a luz solar incide sobre o imóvel, ela pode reduzir o acúmulo de umidade nos cômodos nos períodos de chuva, favorecer a entrada de luz natural e proporcionar conforto térmico.

Porém, é preciso lembrar que em regiões mais quentes, a forte incidência solar pode aumentar a temperatura da casa e causar desconforto visual durante alguns horários do dia.

Como avaliar a posição solar de um imóvel?

Agora que você já entende o que é posição solar de um imóvel e como ela impacta na experiência de seus moradores, veja algumas dicas práticas sobre como avaliar a incidência da luz do sol em uma casa, antes de fechar negócio.

Dependendo da região em você vive, talvez seja interessante proteger os ambientes de maior permanência da luz do sol, pois ela pode aumentar o calor do imóvel. Se esse for o caso, priorize projetos com o caimento do telhado mais amplo e que façam mais sombra.

Se o objetivo é comprar um imóvel mais barato e voltado para a face sul, a dica é procurar o auxílio de arquitetos ou engenheiros, que saberão como escolher oportunidades mais adequadas em relação à posição solar de um imóvel.

Além disso, quando for visitar as opções de imóveis, observe atentamente os entornos da vizinhança, analisando se as construções nos arredores farão sombra sobre a casa ou apartamento em questão.

Na planta da residência, verifique o tamanho das janelas, a posição dos cômodos e os lugares que receberão mais sol nos períodos da manhã e da tarde. Também é altamente recomendado visitar o imóvel em diferentes horários do dia. Se a incidência de luz do sol não for a que você está procurando, visite outros apartamentos do mesmo prédio, até encontrar uma alternativa adequada às suas expectativas.

Como você pôde conferir neste conteúdo, a incidência solar de um imóvel é um aspecto que passa desapercebido por muitas pessoas, porém é um dos elementos que impacta em seu valor e pode afetar a experiência das pessoas que viverão na casa por todo o tempo que elas morarem ali. Sendo assim, é imprescindível saber como avaliar essa questão com as dicas que mostramos neste post.

Este conteúdo sobre como avaliar a posição solar de um imóvel foi útil para você? Então aproveite para tirar a dúvida sobre o que é melhor: comprar ou alugar um imóvel?

Você também pode gostar

Deixe um comentário