Quais são as vantagens de ter pia e chuveiro duplos?

chuveiro duplo
4 minutos para ler

Ter um chuveiro duplo no banheiro do casal pode até parecer um simples capricho, mas na hora de se arrumar para sair de casa de manhã, o pensamento é outro: com uma ducha para cada pessoa, ninguém precisaria acordar mais cedo para tomar banho antes ou regular o tempo do outro dentro do box. E o mesmo vale para duas pias.

Por mais que o casal seja formado por pessoas que se entendem e se organizam bem, é inegável que o conforto de duas pias e dois chuveiros no banheiro facilita as atividades e melhora a convivência diária. Neste artigo, vamos explicar quais as vantagens reais dessa configuração e o que é preciso para fazer um banheiro de casal dos sonhos!

Quais as vantagens de um banheiro com chuveiro duplo e duas pias?

A expressão “juntar as escovas de dentes” não é puramente romântica: ela simboliza bem um pouco do desafio de quem escolhe se mudar para dividir a vida e a rotina com um parceiro. Quando unimos as escovas de dentes, juntamos também os cremes de uso diário, produtos de cabelo e barba, sabonetes e muito mais.

Na maior parte dos casos, deixar tudo junto e misturado não é uma opção ideal. Além do desconforto em descobrir que o parceiro utilizou acidentalmente suas escovas de dente ou até as lentes de contato, pessoas diferentes não se organizam da mesma forma e é sempre difícil conviver com a bagunça do outro.

Por essas e outras, é bem legal quando existe espaço na bancada e em nichos para que cada um possa organizar seus produtos e necessidades com folga. Ter duas pias ajuda ainda mais, pois permite que os itens sejam dispostos no entorno, facilitando a rotina diária. 

Na mesma lógica, o chuveiro duplo é algo que existe para facilitar a rotina dos casais. Pode ser que um prefira a ducha mais intensa e apontada para o corpo, enquanto outro prefira um chuveiro mais tranquilo sobre a cabeça. Com dois chuveiros, cada um pode deixar o ajuste que gostar sem precisar mexer nele toda vez que for tomar banho.

Além da possibilidade óbvia de tomar banho e se arrumar para sair ao mesmo tempo, as duas duchas também são interessantes para momentos sem pressa, em que os dois podem se curtir com calma embaixo do chuveiro.

O que preciso para ter um banheiro com chuveiro e pia duplos?

O pré-requisito mais importante para um banheiro duplo é espaço. Por isso, é mais fácil pensar nisso quando o imóvel é próprio e, idealmente, comprado na planta, pois fica mais fácil fazer as alterações necessárias. Em alguns apartamentos existem banheiros em suítes de casal bem apertados, de 1,6m por 1,6m. Não é preciso ser nenhum engenheiro ou arquiteto para entender que, nessa área, não cabe um banheiro duplo, certo?

Por outro lado, com uma área grande, de 10m², já dá para fazer o banheiro com dois chuveiros, duas pias, uma banheira confortável para dois e até dois vasos sanitários, se o casal achar melhor. No meio do caminho, é seguro dizer que, com algo em torno de 8m² já seja possível construir um bom banheiro com chuveiro e pia duplos.

Outro ponto de atenção, além do espaço, deve ser a instalação hidráulica. São dois pontos de água e de esgoto para cada pia e cada chuveiro, mas dependendo da pressão hidráulica no imóvel, pode ser necessário instalar um pressurizador para evitar que, ao abrir as duas duchas ao mesmo tempo, ambas fiquem apenas gotejando. 

Uma opção aqui é individualizar a instalação hidráulica, o que fica um pouco mais caro e pode ser inviável em alguns prédios de apartamentos.

Por fim, dê atenção para o espaço de bancada e nichos. Cada um precisa ter uma área boa para os seus produtos e sua organização. Juntar as escovas de dentes é bacana, mas se um pouco do espaço pessoal e da privacidade forem respeitados nessa união, a chance é de que ela seja ainda mais duradoura.

Gostou de saber mais sobre um banheiro com chuveiro duplo e duas pias? Aproveite então para curtir nossa página do Facebook e ficar por dentro dos melhores conteúdos de arquitetura e decoração!

Você também pode gostar

Deixe um comentário