IDH de Brasília: veja por que morar na capital do Brasil

IDH brasilia
6 minutos para ler

Devido ao fato de que o IDH de Brasília é um dos mais altos de todo o Brasil, a cidade se tornou uma das regiões mais cobiçadas para se morar no país desde sua construção, já que oferece qualidade de vida, bem estar e cidadania de altíssima excelência aos seus moradores privilegiados.

Brasília é exemplo em arquitetura, urbanismo e em proporção de metro quadrado de área verde por habitante. Além disso, a cidade tem o trânsito muito bem organizado e oferece todos os recursos básicos aos quais todo cidadão deve ter direito, como educação, saúde, transporte e segurança.

Por isso, preparamos este conteúdo não apenas para que você saiba qual é o IDH de Brasília, mas também quais motivos contribuem para que a pontuação seja alta e por que morar na região.

Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é IDH?

IDH é a sigla para Índice de Desenvolvimento Humano e consiste em uma métrica usada para determinar o nível de desenvolvimento de uma determinada sociedade em termos humanitários, isto é, renda, saúde e educação.

O uso de variáveis como renda, saúde e educação serve de referência para estabelecer como uma região se comporta diante dessas demandas, além de permitir que ela seja comparada com outras cidades, por exemplo.

O IDH é medido entre 0 e 1. Ou seja, quanto menor os quesitos de renda, saúde e educação de uma sociedade, mais próximo de zero se encontra o indicador. Agora, quando as condições para esse quesito são melhores, o número se aproxima de 1. Nenhum lugar do planeta possui IDH igual ou inferior a 0 ou 1.

Com base nessas informações, vale destacar que o IDH de Brasília é de 0,824, ou seja, considerado muito alto.

Por que morar em Brasília?

Como você pôde entender até aqui, o IDH de Brasília é um dos mais altos de todo o país, o que significa que investir em um imóvel na cidade pode ser a melhor decisão que você tomará. Caso ainda esteja em dúvida, veja a seguir os principais motivos para morar em Brasília!

A cidade foi programada para crescer

A cidade é composta por vias largas, oferecendo a medida ideal para acomodar o trânsito intenso de veículos que existe em Brasília. Diferente de outras grandes capitais brasileiras, que sofrem com o crescimento desordenado, a cidade foi inteiramente programada para que sua expansão ocorra de forma consciente.

E por que a região permanece limpa, tranquila e multicolorida mesmo após ultrapassar a marca de 3 milhões de habitantes? Tudo isso é fruto de anos de investimento em infraestrutura, visto que o preço do metro quadrado da cidade corresponde a todas as vantagens que ela oferece. Assim, seus habitantes permanecem contando com transporte público e acesso à saúde e ao ensino de qualidade.

Localização privilegiada

O Distrito Federal é muito bem localizado, fazendo parte da Região Centro-Oeste do país. Isso significa que a capital traz uma grande oferta de voos, ou seja, é possível se locomover de avião de Brasília para diversas cidades do Brasil, com diversas opções de horários e viagens diretas.

Além disso, a cidade conta com uma boa divisão de bairros e regiões que a compõem, sendo também uma região majoritariamente plana. Brasília é dividida entre as cidades satélites e a parte central, o que facilita a locomoção por toda a extensão territorial do Distrito Federal.

Vale mencionar, ainda, que a padronização usada na nomenclatura das ruas e bairros da cidade segue uma lógica muito simples de entender, facilitando a vida de quem deseja se localizar ou conhecer os diferentes pontos da região.

Uma das melhores infraestruturas do país

Recursos como saneamento básico, educação, segurança e saúde são apenas algumas das características que compõem a infraestrutura moderna de uma das melhores cidades para se morar em todo o Brasil.

Brasília é completa em todos os aspectos e seus bairros são atendidos por ótimos sistemas de transporte público. O metrô da cidade é um dos pontos altos, pois liga as cidades satélites mais afastadas do Distrito Federal à região da Asa Sul, na parte central.

Ótimas regiões residenciais

Se você está pensando em comprar um imóvel em Brasília, saiba que a cidade conta com as melhores regiões para morar. Você encontrará imóveis de alto padrão construtivo.

Uma das mais novas regiões para imóveis de alto padrão é o setor Noroeste, trazendo inúmeras alternativas de investimentos imobiliários. Por lá, você encontra alternativas de alto padrão para compra, além de imóveis novos e construções modernas.

Brasília tem uma enorme variedade em termos de gastronomia

Se você não abre mão de uma ótima refeição, é importante saber que a variedade gastronômica de Brasília é muito rica, trazendo restaurantes de alto padrão e opções de culinária local.

Isso se deve ao fato de que a população do Distrito Federal elevou o nível de requinte da gastronomia da cidade. Hoje, há muitas alternativas de restaurantes que são considerados referências nacionais. Também é possível experimentar comidas de culturas estrangeiras ou de regionais brasileiras.

Opções de lazer é o que não falta

Por fim, Brasília não poderia deixar de ser uma cidade turística, pois oferece muitas alternativas de diversão tanto para os visitantes quanto para os próprios moradores. Para que você tenha uma ideia, é possível até mesmo praticar esportes aquáticos no Distrito Federal e realizar passeios de barco ou lancha. Sem mencionar as diversas regiões para praticar atividades ao ar livre e relaxar em contato com a natureza.

Como você pôde conferir neste conteúdo, o IDH de Brasília é um dos mais altos de todo o país, o que significa que investir em um imóvel na região é uma decisão muito sábia. Além de oferecer qualidade de vida, bem estar, opções de lazer e gastronomia, o Distrito Federal conta com inúmeras alternativas para atender aos mais variados perfis de moradia.

Ainda tem alguma dúvida sobre as vantagens de morar em uma das cidades com o maior IDH do Brasil? Tem alguma experiência sobre o assunto que gostaria de compartilhar? Então deixe o seu comentário!

Você também pode gostar

Deixe um comentário