Asa Sul x Asa norte: onde morar em Brasília?

Asa Sul e Asa norte
12 minutos para ler

Morar em Brasília é o sonho de muitas pessoas que buscam uma cidade com os atrativos de uma metrópole moderna, mas sem perder em qualidade de vida. Centro político e capital federal do país, Brasília ― seja na Asa Norte ou na Asa Sul ― foi concebida para oferecer uma vida dinâmica e tranquila. 

Além da boa infraestrutura que possibilitou o avanço do progresso para o centro do país, o plano arquitetônico da cidade, assinado por Oscar Niemeyer, combina a arquitetura modernista com a integração ao meio ambiente. Trata-se de uma cidade que respira história, natureza e trabalho. 

Então, para ajudar você que busca mais informações para decidir onde morar em Brasília nos próximos anos, apresentamos neste conteúdo os dois melhores bairros da cidade!

O Plano Piloto e as principais regiões de Brasília

Antes de entrar nos detalhes sobre as asas Norte e Sul, se você não conhece bem a cidade, é interessante entender como Brasília foi planejada. Assim, você vai compreender melhor por que as asas Norte e Sul são tão atraentes para os moradores da cidade!

Você provavelmente sabe que, antes de Brasília, a capital federal do país era sediada no Rio de Janeiro. Contudo, Juscelino Kubitschek, durante seu mandato presidencial, ordenou a construção da nova capital federal no interior do país, sob o plano arquitetônico do arquiteto Oscar Niemeyer. 

Assim, em 1960, Brasília foi oficialmente inaugurada e passou a sediar importantes instituições do país, como o Congresso Nacional, o Senado, os Ministérios e o Supremo Tribunal Federal. O período de construção da cidade ainda marcou o avanço do desenvolvimento para o interior do país.

Em Brasília, todas as instituições e organizações políticas mais importantes foram estabelecidas dentro dos limites do chamado Plano Piloto, que, basicamente, consiste na região central da capital. Nele, estão as regiões Asa Norte, Asa Sul, Lago Norte, Lago Sul, Sudoeste, Noroeste e Águas Claras. 

Além das regiões do Plano Piloto, a cidade ainda é integrada por 31 regiões administrativas e cidades satélites que completam a região do Distrito Federal. No entanto, as regiões das asas Norte e Sul ainda são consideradas as melhores para morar em Brasília. Quer saber por quê? Continue a leitura!

A Asa Norte

Localizada na parte norte do Plano Piloto, a Asa Norte atrai muitos investidores do mercado imobiliário justamente pela qualidade de vida que oferece. Portanto, é uma região que conta com construções mais novas e modernas, tanto residenciais como comerciais. 

No bairro, você encontra shoppings, supermercados, faculdades, escolas, bares e restaurantes. Logo, essa é uma região com fácil acesso a todo tipo de produtos e serviços, ideal tanto para jovens adultos como para casais com filhos.

A Asa Norte ainda conta com amplo acesso às linhas de transporte público, devido à sua infraestrutura planejada como parte do Plano Piloto. Em geral, as quadras residenciais têm prédios de até seis andares e muitas casas. A maioria são imóveis de luxo, em modelos de dois ou três quartos. Mesmo assim, é possível encontrar imóveis menores, como quitinetes e estúdios de solteiro.

Vale destacar que um dos atrativos de lazer que leva pessoas de toda parte da cidade para a Asa Norte é o Parque Olhos D’água, onde é possível se exercitar em meio à natureza. 

Concluindo, podemos dizer que a Asa Norte é uma boa mistura do que há de tradicional e moderno na cidade. Embora o custo de vida para morar na Asa Norte seja elevado devido à valorização do metro quadrado da região e à sua infraestrutura, ela ainda é conhecida como a região mais democrática de Brasília, combinando o popular e o luxuoso de forma harmoniosa.

Vantagens da Asa Norte

Comparada às outras regiões administrativas e às cidades satélite de Brasília, a Asa Norte apresenta algumas vantagens importantes que destacamos a seguir. Confira!

Segurança

Se você tem na segurança uma das principais preocupações na hora de avaliar um novo lugar para morar, a Asa Norte é uma escolha certa. Com policiamento ativo durante todo dia e toda noite, além de duas delegacias e batalhão de corpo de bombeiros, a região é uma das mais seguras de todo o Distrito Federal.

Entretenimento

Além de contar com vários shoppings centers, bares e restaurantes para todo tipo de gosto, a região tem outras atrações que agradam também quem busca estar em contato com a natureza. Os parques Olhos D’Água e Burle Marx atraem pessoas de todas as regiões da cidade que aproveitam a área verde para se exercitar ou simplesmente passear com a família ao ar livre.

Transporte

Mesmo sem o atendimento das linhas de transporte metroviário da cidade, a parte norte do Plano Piloto ainda conta com ampla oferta de linhas de ônibus. A infraestrutura planejada colabora para que a Asa Norte mantenha o bom fluxo de carros e pedestres.

Assim, a região não sofre com o transtorno do tráfego intenso nos horários de pico. Também por se tratar de uma área plana, muitas pessoas optam por meios de transporte alternativos e mais saudáveis para o corpo e o meio ambiente, como as bicicletas.

Saúde

Por fim, ao buscar conhecer uma nova região para se morar, muitas pessoas se preocupam com o acesso a serviços de saúde, como farmácias e hospitais. Quanto a isso, os moradores da Asa Norte também não têm com o que se preocupar.

Existem três grandes centros de saúde na região:

  • o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN);
  • o Hospital Universitário de Brasília;
  • o Setor Médico Hospitalar Norte.

A região conta também com muitas clínicas de diversas especialidades médicas.

A Asa Sul

Em Brasília, é comum ouvir dizer que a Asa Norte e a Asa Sul têm personalidades bem diferentes. Enquanto a Asa Norte é mais informal e vanguardista, a Asa Sul é mais tradicional e apegada à história da cidade.

Em parte, isso se deve ao fato de que a região da Asa Sul foi concluída primeiro. Na região, moram os habitantes mais antigos da cidade. Além disso, nela está concentrada a maior parte da arquitetura de Niemeyer e o paisagismo de Burle Marx. Por isso, a Asa Sul é praticamente uma combinação de parque e museu ao ar livre.

Nos anos seguintes à inauguração de Brasília, a Asa Sul se tornou a região preferida para os arquitetos, músicos, escritores e artistas que se mudavam para a cidade. Assim, muitos dos bares, lojas e comércios mais antigos da cidade estão localizados na região.

Assim, dentre as regiões do Plano Piloto, a Asa Sul é a que mais manteve a tradição na preservação dos imóveis. Nela, é possível encontrar casas e apartamentos antigos e muito bem conservados, mas de tamanhos diversos, o que torna a região atrativa para diferentes perfis familiares. 

De forma geral, a Asa Sul é mais cara do que a Asa Norte, pois trata-se de uma região mais tradicional e exclusiva, com maior valorização de metro quadrado e mais opções de lojas para produtos e serviços. Além disso, essa região herdou a boa infraestrutura do Plano Piloto e conta com acesso às linhas metroviárias da cidade.

Vantagens da Asa Sul

A Asa Sul também não fica para trás quando falamos de vantagens em morar na região. A seguir, destacamos as mais atraentes!

Transporte

Além de contar com ampla disponibilidade de linhas de ônibus, a Asa Sul ainda tem a vantagem de contar com acesso às linhas metroviárias da cidade. Isso torna a região facilmente acessível, seja por carro, transporte público ou bicicleta, pois a região também está localizada em área plana e que é atravessada pelo Eixo Rodoviário, conhecido também como “Eixão”. 

Áreas Verdes

Conhecida como a região mais arborizada da capital federal, a Asa Sul é um ótimo local para fazer passeios ao ar livre. Um dos destaques para quem gosta de estar em contato com a natureza é o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, que contabiliza mais de 4 milhões de metros quadrados, sendo a maior área verde urbana do Brasil. 

Entretenimento

Atrações culturais são facilmente encontradas na Asa Sul. Nela, estão localizados o Teatro da Escola Parque, Teatro Garagem, o Teatro dos Bancários, o Teatro Dulcina e também o Centro Cultural Caixa. Além disso, os melhores restaurantes de Brasília ficam nessa região que também conta com shoppings e está próxima ao Zoológico de Brasília.

Saúde e educação

Também quanto à saúde e à educação, os moradores da Asa Sul não têm com o que se preocupar. A região conta com vários hospitais particulares e públicos, bem como com clínicas de diversas especialidades. Lá, também são facilmente encontradas escolas públicas e particulares, faculdades e cursos preparatórios e de idiomas.

Como escolher o bairro em que vai morar?

Entender o que considerar para fazer a melhor escolha quanto a qual bairro escolher para morar pode ser mais complicado do que parece. Por isso, a seguir damos algumas dicas do que avaliar para ajudar na sua escolha!

Entenda quais serão os deslocamentos diários

Avaliar os deslocamentos diários antes de escolher um novo bairro para morar é fundamental para aproveitar melhor o tempo no dia a dia. Do contrário, você poderá perder tempo nas idas e vindas do trabalho, escola ou faculdade. De forma geral, tanto a Asa Norte como a Asa Sul estão bem localizadas em relação ao centro da cidade. 

Nesse momento, é muito válido usar ferramentas de mapas para ver quais são os itinerários mais adequados, além dos pontos de ônibus e linhas de metrô que podem ser mais usadas para o deslocamento diário.

Avalie a infraestrutura

Antes de escolher um lugar para morar em um novo bairro, é muito importante conferir se a infraestrutura local atende às suas principais necessidades. Iluminação pública, linhas de transporte, segurança e comércio para os produtos e serviços que você mais usa são essenciais.

A avaliação da infraestrutura também deve contemplar outros aspectos menos lembrados, como limpeza urbana, saneamento e clima local. O ideal é que a infraestrutura da região seja “autossuficiente”, assim, você e sua família não precisarão se deslocar para outras regiões para realizar atividades do dia a dia.

Considere o seu estilo de vida

Muito importante, porém pouco lembrado na hora de tomar uma decisão, é o seu estilo de vida e como você ocupa o seu tempo. 

Enquanto pessoas de perfil mais atarefado com o trabalho e família podem preferir morar em uma região mais tranquila e longe da movimentação diária de regiões mais comerciais, pessoas mais jovens e ativas podem preferir uma região mais movimentada.

Então, se você acompanhou todo o conteúdo até aqui, provavelmente já sabe que para o primeiro perfil a Asa Sul provavelmente é mais atraente e, para o segundo, a Asa Norte traz a movimentação festiva que agrada a qualquer gosto.

Avalie a qualidade das construções

Em qualquer mudança de casa, avaliar a qualidade das construções é indispensável. Mesmo construções recentes podem ter problemas estruturais ou de acabamento. Por outro lado, mesmo as construções mais antigas podem ser bem preservadas e apresentarem boa qualidade.

Por isso, na hora de avaliar um imóvel, não tenha medo de perguntar quando foram feitas as últimas reformas e revisões além de fazer testes na parte elétrica e hidráulica. Essa é a única forma de garantir que o imóvel não esconde defeitos que só seriam descobertos depois da mudança.

Entenda qual é a dinâmica em horários diferentes

Só é possível conhecer de verdade a dinâmica de uma rua, bairro ou região quando você vive o dia a dia do local. Porém, antes de tomar uma decisão e se mudar, você pode ter uma ideia melhor dessa dinâmica visitando o local em horários diferentes. Essa prática é muito importante para avaliar questões mais subjetivas da região, como segurança, poluição sonora, limpeza urbana e trânsito. 

Outra forma de aprofundar seu conhecimento na região antes de se mudar é conversando com os moradores mais antigos. Então, se você tiver a oportunidade, não deixe de puxar assunto com uma pessoa que vive ali há mais tempo e pergunte sobre a dinâmica do local em diferentes horários e nos fins de semana.

Conclusão

Por fim, lembramos que em qualquer negociação imobiliária, contar com a ajuda de um profissional ou empresa especializada é a melhor forma de garantir que você está fazendo um bom negócio. 

Então, se você não conhece as melhores construtoras em Brasília e precisa de ajuda para encontrar um lugar ideal para seu novo lar, seja na Asa Norte ou na Asa Sul, entre agora mesmo em contato com os profissionais da quadraimob e obtenha a ajuda de quem mais conhece o mercado imobiliário da região!

Você também pode gostar

Deixe um comentário