Saiba os motivos pelos quais você deve morar no Setor Noroeste de Brasília
A cidade de Brasília tem características que a colocam entre os principais lugares do mundo, fato comprovado pelo ranking de qualidade de vida feito pela empresa de consultoria americana Mercer.
O estudo mostra que residir em Brasília traz diversos benefícios, como a qualidade da infraestrutura de serviços, a tecnologia e modernidade, o contato com a natureza e a segurança acima da média nacional.
O dia a dia também é cativante, já que tem excelente IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, além de, é claro, de ser palco de algumas das mais lindas paisagens do Brasil.
Brasília é uma cidade muito boa para se morar, e o Setor Noroeste é uma região que se destaca pelo fácil acesso, segurança e várias outras vantagens.
Conheça, a seguir, alguns motivos para você morar no Setor Noroeste! Vamos lá?
A cidade do futuro
O Plano Piloto de Brasília é composto de avenidas largas, permitindo que o trânsito de veículos flua sem grandes problemas.
De maneira oposta ao que acontece com muitas outras metrópoles brasileiras que padecem com a expansão desordenada, Brasília é uma cidade planejada e foi projetada para crescer de modo consciente e ordenado.
Por esse motivo, apesar de ultrapassar o número de 3 milhões de habitantes, a cidade é tranquila, limpa e colorida. Os subsídios federais e os investimentos feitos no Distrito Federal deram origem a uma ótima infraestrutura, com boa assistência à saúde, educação e um transporte público que funciona.
É por isso que qualidade de vida e Brasília são termos que andam sempre de mãos de dadas. Porém, há uma região, como dito na introdução deste artigo, que consegue se destacar ainda mais dos outros locais de Brasília, que é o Setor Noroeste. Saiba mais sobre isso a partir de agora.
A divisão por setores
Quem não mora em Brasília costuma ter muita dificuldade para se “achar” na cidade devido aos endereços, no mínimo, peculiares. Isso porque ela é o único lugar do Brasil onde não há esquinas, e suas quadras são identificadas por letras que facilitam identificar a região e por números sequenciais (pelo menos na área central).
Mas, como encontrar um endereço em Brasília? Essa é a dúvida da maioria das pessoas de fora. Conforme falamos, os endereços são encontrados por meio de letras (CLS – Comércio Local Sul ou SQS – Super Quadra Sul, por exemplo) e de números sequenciais (SQS 102 à SQS 116, por exemplo).
Os setores foram tão bem projetados e divididos que tudo está exatamente onde os endereços sinalizam. Entenda mais sobre eles abaixo.
A conformação dos eixos
A cidade de Brasília é formada por dois eixos em formato de cruz, conhecidos como Monumental e Rodoviário. No primeiro, encontram-se a a sede do Governo Federal, a Praça dos Três Poderes, os Ministérios e a Catedral Metropolitana. Os setores comerciais (escritórios, shoppings, restaurantes etc.) também se encontram às margens do eixo Monumental, mais precisamente na parte oeste. A parte cultural, como museus, teatros e bibliotecas, ficam na parte leste.
O eixo Rodoviário, por sua vez, abriga as residências e os espaços de lazer. É lá que estão os famosos parques e setores mais nobres de moradia ao redor do lago, chamados de Lago Sul e Lago Norte.
Pontos cardeais e siglas
Para que a localização ficasse ainda mais simples, a nomenclatura dos setores teve como base os pontos cardeais e abreviados por meio de siglas. Veja os significados:
- Comércio Local Norte (CLN);
- Comércio Local Sul (CLS);
- Setor Comercial Norte (SCN);
- Setor Comercial Sul (SCS);
- Setor de Clubes Esportivos Norte (SCEN);
- Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES);
- Setor de Difusão Cultural Norte (SDCN), onde o Teatro Nacional está localizado;
- Setor de Difusão Cultural Sul (SDCS), onde a Biblioteca e o Museu Nacional estão localizados;
- Setor de Diversões do Norte (SDN), onde o Shopping Conjunto Nacional está localizado;
- Setor de Diversões Sul (SDS);
- Setor Hoteleiro Norte (SHN);
- Setor Hoteleiro Sul (SHS);
- Setor Médico Hospitalar Norte (SMHN);
- Setor Médico Hospitalar Sul (SMHS);
- Superquadra Norte (SQN);
- Superquadra Sul (SQS);
- Superquadra Sudoeste (SQSW);
- Superquadra Noroeste (SQNW).
É sobre esse último que falaremos especificamente a seguir, já que se trata de uma das localidades de Brasília mais requisitadas pelos compradores de imóvel. Veja abaixo todos os diferenciais da região!
O Setor Noroeste de Brasília (SQNW)
Essa região está situada em uma das áreas mais nobres da cidade, sendo um bairro totalmente arquitetado para o bem-estar e alta qualidade de vida dos que ali residem.
O Setor Noroeste é circundado por belas e frutíferas árvores do cerrado, ao lado do Parque Burle Marx. Além disso, a região foi inteiramente planejada de acordo com princípios sustentáveis e ecológicos, reunindo empreendimentos modernos de altíssimos padrão, deixando qualquer um surpreso com a beleza.
Ademais, também oferece o benefício do fácil acesso a outras regiões da cidade e dos serviços que o cercam, como shoppings, barzinhos, bons restaurantes, universidades, etc.
Para aqueles que têm filhos, as vantagens são ainda maiores, porque a maioria dos empreendimentos são equipados com boas áreas de lazer, como brinquedoteca, piscina, salão de festas e muito mais. Também tem o fator da segurança, que tranquiliza os pais na hora de deixarem seus filhos se divertirem e aproveitar com plenitude a fase tão gostosa de ser criança.
Agora, acompanhe os motivos para mudar-se já para o Setor!
Localização
Um dos principais motivos que fazem com que os moradores comprem um apartamento nessa região é, certamente, por estar localizado no Plano Piloto.
O Noroeste foi projetado para ter atributos residenciais que ofereçam qualidade de vida às famílias, por isso, em alguns minutos o morador consegue se deslocar até a esplanada dos ministérios, por exemplo.
Comunidade acolhedora e unida
De acordo com o nosso dicionário, o termo “comunidade” diz respeito a um grupo de indivíduos que partilham algumas coisas em comuns, entre elas, a região de origem. O conceito é muito comum na sociedade norte-americana, já que alguns bairros apresentam fortes características colaborativas e senso de assistência mútua entre os moradores.
No Brasil, esse perfil comunitário não é muito proeminente, principalmente nas grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde não é incomum que pessoas vivam por anos sem nem ao menos saber o nome do vizinho do apartamento ao lado.
No entanto, um dos diferenciais de Brasília está exatamente nesse aspecto, especialmente nas Superquadras, como nas do Setor Noroeste.
Por que os moradores são tão unidos?
O motivo dessa união se deve, principalmente, pela demora na conclusão do projeto do bairro. Assim, esse sentimento de “frustração coletiva” fez com que muitos moradores e futuros moradores se mobilizassem para que a velocidade na implementação de diversas infraestruturas fosse aumentada.
Houve, então, a criação de diversas associações de moradores em prol do bem comum de toda a comunidade. Algumas delas são:
- Serviços Noroeste: recolhe ideias de melhorias de infraestruturas e implementação de serviços novos;
- Eventos Noroeste: organiza festividades culturais para arrecadação de alimentos e outros produtos a pessoas necessitadas;
- Pedalar pelo Noroeste: organiza grupos de ciclopasseios com o intuito de arrecadar fundos para diversas causas;
- Caminhadas Noturnas do Noroeste: organiza percursos de trilhas para conscientização sobre a importância das atividades físicas e ainda arrecada alimentos não perecíveis e produtos de higiene para comunidades carentes.
- AMONOR (Associação dos moradores do Noroeste); uma associação fundada por moradores e comerciantes que buscam garantir a infraestrutura adequada para o Setor Noroeste.
Além disso, todo final de semana é possível visitar feirinhas locais de gastronomia e artesanato, além de eventos pontuais, como festas juninas, blocos de carnaval, eventos para pets e muito mais!
Assim, os moradores do Noroeste levam a sério aquela frase de Dalai Lama que diz que:
“Cuidar dos interesses dos nossos vizinhos é essencialmente cuidar do nosso próprio futuro.”
A convivência pacífica e colaborativa é conservada, fazendo com que o bairro tenha um espírito próprio, com hábitos, rotinas e características que o distingue de todos os outros!
Bairro sustentável e ecologicamente correto
O Setor Noroeste foi planejado para adotar práticas que se adaptam aos conceitos tecnológicos. Os condomínios de apartamentos foram construídos para reutilizarem a água, com reservatórios para a captação de chuva, que tem como objetivo irrigar áreas verdes do local.
Além disso, para a redução no consumo de energia, a maioria dos empreendimentos tem aquecimento solar em chuveiros e piscinas. Além disso, alguns empreendimentos utilizam energia fotovoltaica, que é obtida por meio de um dispositivo semicondutor que converte diretamente a energia solar em energia elétrica.
As construtoras devem observar e seguir o Manual Verde que foi elaborado pelo Governo do Distrito Federal.
Exclusividade
Contrariamente ao que acontece em algumas regiões de Brasília, o Noroeste foi projetado para ter densidade habitacional mais reduzida. Com isso, estima-se que o número de habitantes não passe dos 40 mil, o que reflete em um tráfego de veículos mais tranquilo e de fluxo de pessoas (o que, obviamente, resulta em menos trânsito e mais qualidade de vida).
O Setor Noroeste será o último bairro do Plano Piloto, o último da região “tombada”. Portanto, os moradores desse setor serão pessoas privilegiadas, já que morar no Plano Piloto é o sonho de muita gente.
Uma boa oportunidade de investimento
O Setor Noroeste tem um alto potencial de valorização quando comparado as outras áreas tidas como nobres de Brasília. Isso se deve tanto alto padrão das edificações e empreendimentos quanto pela infraestrutura que cerca a área, o que agrega ainda mais valor e exclusividade ao metro quadrado do local.
Para se ter uma ideia, no ano passado, a Terracap (Agência de Desenvolvimento do DF) juntamente com o GDF (Governo do Distrito Federal) investiram, no Distrito Federal, cerca de R$ 427 milhões em recursos, boa parte deles em obras de infraestrutura.
A maioria dessas obras foi realizada no Setor Noroeste, com o intuito de consolidá-lo. O investimento total somente no SQNW foi de quase 92 milhões de reais.
Por isso, o setor Noroeste é um dos mais rentáveis em termos de investimentos, já que o valor do metro quadrado ficou ainda mais valorizado devido a essas melhorias.
Como visto, quem está ponderando sobre morar na capital do Brasil não pode deixar de considerar o Setor Noroeste de Brasília, principalmente os apartamentos que estão disponíveis no site da Quadraimob. Com mais de 30 anos de experiência, a Quadraimob oferece ótimas soluções imobiliárias aos seus clientes, já que conta com um setor de Inteligência de Mercado que foi desenvolvido para fazer avaliação, diagnóstico e proposta de soluções em venda e compra de imóveis.
Gostou do artigo? Compreendeu por que o Setor Noroeste de Brasília é uma das melhores regiões para se morar com mais qualidade de vida e bem-estar? Então, entre em contato conosco. Nossos especialistas terão o maior prazer em atendê-lo!
3 thoughts on “Saiba os motivos pelos quais você deve morar no Setor Noroeste de Brasília”