4 melhores dicas para cuidar de orquídeas em casa

4 minutos para ler

As orquídeas têm fama de serem muito delicadas e precisarem de muita dedicação para continuarem vivas. Por essa razão, muitas pessoas acreditam não ser possível cuidar de uma orquídea em casa, mas saiba que tendo os cuidados adequados é viável e o seu lar ficará muito mais bonito. 

Foi pensando nessa dificuldade que trouxemos esse conteúdo. Aqui, você verá quais são as vantagens de ter orquídeas em casa e como cuidar delas da melhor forma possível!

Por que ter orquídeas?

Nós gostamos muito de encontrar o nosso lar organizado, acolhedor e com uma decoração que tenha a nossa cara. As flores transparecem muito do nosso estado de espírito, afinal dedicar-se ao cuidado das plantas traz para nós a paz de estarmos doando um pouco do nosso tempo àquilo que é natural, limpa o ar e embeleza o ambiente, principalmente se for na área de lazer.

Além disso, ao cultivar orquídeas, podemos encontrar outros benefícios, como:

  • aumento da sensação de bem-estar;
  • melhora a qualidade do ar;
  • ajuda a manter a umidade do ar.

Qual é o melhor ambiente para essas plantas?

As orquídeas pedem algumas condições especiais para que recebam os nutrientes necessários para a sua sobrevivência. Um ponto importante é a quantidade de luz que elas receberão. Esse tipo de flor costuma crescer debaixo de árvores e, assim, recebe a luz solar de forma indireta. Por isso, em casa é importante que busquemos simular essa mesma recepção da luz.

Outro ponto importante é que o lugar tenha uma boa ventilação, por isso, perto de janelas é uma boa forma de juntar uma quantidade de sol regulada e também deixar o ar correr de uma forma mais amena.

Como cuidar das orquídeas em casa? 

Ter orquídeas dentro do apartamento é possível! Veja as dicas que podem ajudar nesse contexto!

1. Escolha uma boa espécie

Primeiramente, é preciso compreender que nem todas as orquídeas lidam bem com o ambiente fechado. A mais indicada para apartamento é a Phalaenopsis híbrida ou a Cattleya híbrida, pois elas são mais resistentes e trazem uma beleza rústica para o ambiente fechado. Essas espécies sobrevivem com mais facilidade, pois são miscigenadas e, por isso, se adequaram em uma variedade de ambientes.

2. Escolha os tipos de vasos

Para cultivar as orquídeas é melhor dar preferência para vasos de barro ao invés de barros de plástico. Uma certa umidade para as orquídeas é algo agradável, mas não pode ser em excesso. Por essa razão o vaso de barro é tão bom para as orquídeas, afinal absorvem melhor a água.

3. Cuidado com a quantidade de água

As orquídeas precisam de água moderada no verão, você pode regá-las entre duas a três vezes por semana. Se a semana estiver muito quente, a indicação são três vezes. Porém, no inverno, elas podem ser regadas apenas duas vezes na semana.

4. Não exagere no adubo

Muitas pessoas acreditam que para que a planta receba todos os nutrientes é necessário colocar muito adubo. Entretanto, na verdade o segredo é o equilíbrio, pois em grande quantidade o adubo pode matar a planta.

Então, quando for a uma loja de produtos especializados, procure conversar com o atendente e peça indicações de qual seria o produto mais adequado para a sua planta e qual a melhor quantidade, pois de adubo para adubo há uma variação.

Notou como cuidar de orquídeas não é uma missão impossível? Apenas pede um pouco mais de cuidado e dedicação de nossa parte. E seguindo essas dicas, tudo dará certo e as plantas te agradecerão com um ambiente lindo e aconchegante!

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe nas redes sociais e leve para seus amigos essas dicas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário