Veja como o círculo cromático ajuda na escolha de cores para casa!

4 minutos para ler

Combinar as cores das paredes, móveis e decorações de uma casa pode ser um grande desafio. Existem infinitas cores para casa, algumas combinam entre si, mas a maioria não. Por isso, foi inventado o círculo cromático, um sistema que pode auxiliar você a entender melhor sobre como as cores se combinam e se complementam, ajudando a evitar erros

Nesse sentido, preparamos esse artigo para você, trazendo as principais informações que precisa saber sobre o círculo cromático, bem como dicas de como utilizá-lo, na prática. Continue a leitura e entenda mais sobre o tema!

O que é círculo cromático?

O círculo cromático é uma representação das principais cores enxergadas pelos seres humanos. Por ser simplificado, ele costuma ser composto por 12 partes, onde cada uma delas representa uma cor. 

Ele é uma classificação que ajuda as pessoas a entender sobre as cores opostas, complementares e análogas, ou seja, como as cores combinam ou não entre elas. 

Esse círculo é composto pelas três cores primárias, três secundárias e seis cores terciárias, entenda:

  • cores primárias — são cores puras, que não podem ser feitas pela combinação de outras cores. São elas o amarelo, o vermelho e o azul; 
  • cores secundárias — cores resultantes da combinação das três cores primárias. São o laranja, o verde e o roxo;
  • cores terciárias — são a mistura das cores primárias com as secundárias. Neste, estão inclusas todas as outras cores. 

Como usar o círculo cromático?

Existem alguns termos que podem te ajudar a entender melhor o círculo cromático e seu uso na prática. Confira a seguir!

Cores complementares

As cores complementares são aquelas que estão no oposto uma da outra no círculo cromático. Normalmente são usadas para dar destaque a certos pontos, visto que são cores que possuem muito contraste entre si. 

Cores análogas

As cores análogas são aquelas que ficam umas do lado das outras no círculo cromático. Ou seja, se você escolhe uma cor, as que estão de cada lado dessa são consideradas cores análogas. 

Esse sistema é usado para harmonizar e trazer tranquilidade a algo, por possuir um baixo contraste entre as cores. 

Cores frias

As cores frias são aquelas que remetem à sensação de tranquilidade e suavidade. O azul, o roxo ou o verde podem ser considerados cores frias. Elas são muito utilizadas em ambientes de descanso, como quarto ou sala. 

Cores quentes 

As cores quentes trazem uma sensação de acolhimento e alegria ao ambiente. O amarelo, o vermelho e o laranja podem ser considerados cores quentes. Costumam ser utilizadas mais em móveis e objetos. 

Como escolher cores para casas modernas?

A seguir, você encontrará algumas dicas de como você pode utilizar a teoria das cores na sua casa. Confira!

Combine com o estilo da casa

Ao escolher as cores para seu lar, é preciso considerar o estilo de decoração que você escolheu para cada local. Por exemplo, o estilo industrial combina mais com cores frias e calmas do que com cores marcantes e quentes. 

Analise a personalidade dos moradores

É preciso considerar o que cada morador gosta ao escolher as cores para casa. Se tem preferência por azul, utilize azul em algum local, caso goste do amarelo, acrescente-o à sua casa. Isso ajuda a trazer um ar mais personalizado para a casa. 

Verifique os revestimentos

Considere todos os elementos da casa, não somente as paredes. Por isso, quando escolher as cores para a residência, pense também nas portas, janelas e tudo aquilo que ficará em cada ambiente. É preciso que a decoração e o ambiente se complementem. 

Viu como o círculo cromático pode te ajudar na hora de decorar e escolher cores para casa? Com ele, você garante que as cores de cada cômodo estarão combinando entre si, trazendo harmonia ao ambiente. 

Gostou do artigo? Então, compartilhe esse post em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como harmonizar as cores em suas casas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário