Como pagar contas sem sair de casa? Descubra!

como pagar contas sem sair de casa
5 minutos para ler

Que tal aprender como pagar contas sem sair de casa? Graças ao avanço da tecnologia, realizar esse procedimento já é possível. Inclusive, a tarefa se tornou ainda mais fácil neste ano, uma vez que boa parte da população adotou o isolamento social para se proteger contra o novo coronavírus. Uma vez em reclusão, as pessoas começaram a procurar maneiras de realizar as suas atividades diárias e continuar cumprindo com as suas obrigações financeiras.

É claro que as empresas não ficaram paradas e também passaram a encontrar mecanismos que pudessem facilitar essas ações. Hoje, já podemos dizer que é bem mais seguro realizar esse tipo de procedimento no conforto do lar, por meio da internet, do que se deslocar até uma lotérica ou agência bancária com o bolso cheio de notas de dinheiro.

Mas, e na prática? Como o processo funciona? Se você também tem dúvidas a respeito do assunto, não se preocupe. Hoje, vamos solucionar todas as questões sobre o tema, explicando detalhadamente como funciona o pagamento online e quais são os passos para realizá-lo sem sufoco. Acompanha!

O que é o pagamento online e quais contas podem ser pagas?

Já não é novidade que a internet veio para facilitar a nossa vida. Assim que esse recurso chegou, várias atividades do nosso dia a dia ficaram mais práticas. Hoje, uma simples mensagem já pode substituir uma ligação ou o antigo fax.

Outros tipos de transações também sofreram adaptações — como é o caso dos pagamentos. Antigamente, tínhamos o costume de ir até lotéricas ou agências bancárias para realizar nossos pagamentos.

O processo era bem burocrático, uma vez que havia a necessidade de sacar o dinheiro para, depois, pagá-lo em um caixa. Agora, essa atividade pode ser realizada sem sair de casa.

Utilizando somente um código de barras ou boleto, qualquer indivíduo consegue arcar com as suas obrigações mensais, evitando os deslocamentos desnecessários, a perda de tempo com filas quilométricas, as temidas aglomerações e, até mesmo, o fato de colocar a sua segurança em risco.

Outro ponto que merece destaque é que existem muitas contas que podem ser pagas nessa modalidade. Entre as principais, destacamos:

  • pagamento do IPTU;
  • mensalidade do condomínio;
  • parcelas do aluguel;
  • financiamento imobiliário;
  • mensalidade do cartão de crédito;
  • boletos diversos;
  • contas de consumo;

Como pagar contas sem sair de casa e com segurança?

Ainda não sabe como pagar contas sem sair de casa e prezar pela sua segurança? Garantimos que é bem fácil! No entanto, para evitar dor de cabeça, é importante seguir algumas medidas de prevenção — até porque as fraudes podem estar em todos os lugares. Veja as nossas recomendações abaixo.

Confira o valor

O primeiro passo é sempre ficar de olho no valor. Esse detalhe pode ser notado em dois lugares — no fim do código de barras ou no espaço nomeado como “valor do documento”.

Se os números não forem iguais ou não estiverem de acordo com o que estava combinado, desconfie imediatamente e cancele o pagamento. Em seguida, procure a instituição financeira responsável pelo documento e veja o que pode ter ocorrido.

Identifique a fonte de emissão do boleto

Esse é um cuidado básico, mas que pode fazer toda a diferença em sua experiência ao pagar um boleto online.

Assim que for realizar o processo, verifique se o documento apresenta erros de português, se há informações falsas, se a data do vencimento está correta, se consta o CNPJ da empresa em questão e, inclusive, o nome do beneficiário.

Verifique o código do banco

Caso você decida pagar a sua conta por meio de um boleto, confira se os primeiros dígitos do documento coincidem com o código referente ao banco emissor. Vamos aos exemplos? A numeração do Banco do Brasil é 001, enquanto a do Itaú Unibanco é 341, e assim por diante.

Sempre veja se o site é seguro

Já se o pagamento for feito diretamente pelo site do banco, é fundamental checar se o portal possui o “HTTPS”, ou então, se o mesmo conta com o símbolo de “seguro” que, normalmente, é mostrado em formato de cadeado, ao lado esquerdo, perto do endereço do navegador.

Antes de finalizar, também é bacana destacar que existem diferentes bancos digitais que disponibilizam a opção de emissão de boleto online, às vezes sem custo. Isso significa que você, pessoa física ou jurídica, poderá emitir o documento para outros usuários, recebendo pagamentos diretamente em sua conta. Os mais utilizados são:

Viu só? Agora que você já sabe como pagar contas sem sair de casa, não tem mais desculpas: a sua rotina financeira será muito mais segura, eficiente e tranquila.

E se gostou do post e deseja continuar recebendo outros conteúdos como este, aproveite para assinar a nossa newsletter. Até logo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário