4 dicas para usar o estilo retrô de decoração nos ambientes

4 minutos para ler

Basta acompanhar perfis sobre o assunto em redes sociais para perceber que muita gente gosta do estilo retrô de decoração. Não só a nostalgia, como também, seu apelo lúdico ligado ao passado contribuem para tanto. 

Essa forma de decorar uma casa ou apartamento permite que quem a adota dê uma personalidade única ao lugar ou vive, escolhendo em qual época se inspirar de acordo com o gosto pessoal. Para você também fazer isso, veja 4 dicas e muitos mais!

O que é o estilo retrô de decoração? 

Esse estilo envolve a releitura das características da decoração do passado, imitando alguns de seus elementos, sem que isso impeça a adição de funcionalidades ou conceitos modernos. Ou seja, trata-se de se inspirar esteticamente em algo de outro período sem se prender a esse momento.

Apesar de ser constantemente confundido com o vintage — estilo que usa peças, objetos e móveis realmente antigos para compor ambientes —, o retrô lança mão de itens produzidos atualmente e que apenas se parecem com os de outras épocas.

Como esse estilo pode ser usado?

Na prática, o estilo retrô de decoração não visa a recriar ambientes exatamente iguais aos de antigamente. Apenas busca lembrar o passado por meio de diversos elementos. Veja, a seguir, 4 formas de adotá-lo!

1. Padrões e estampas

Padrões geométricos, estampas florais e formas abstratas compõem um recurso decorativo que é facilmente empregado para criar a atmosfera do estilo retrô de decoração em qualquer ambiente.

Desde pinturas até almofadas, cortinas ou roupas de cama, passando por móveis e objetos, essas padronagens podem ser aplicadas em vários itens. Mas é necessário tomar cuidado para ficar harmonioso e não exagerar.

2. Acabamentos

Torneiras de metal, papéis de parede, azulejos, pisos etc. são diversos os ítens de acabamento compatíveis com o estilo retrô. No geral, design, textura e material são os principais elementos que constroem essa conexão com o passado. 

O maior erro é misturar muitos conceitos, tentando combiná-los sem ter um ponto de conexão, ou copiar exatamente um período, criando um ambiente antiquado. Por isso, componha os espaços unindo opções neutras e modernas com outras mais características, para não poluir o visual.

3. Cores

O estilo retrô de decoração faz referência as décadas de 50, 60 e 70 do século XX. Nessa época, as cores vibrantes do mid century ou os tons metálicos que lembram a corrida espacial se destacavam.

Hoje em dia, é possível usá-las em objetos, em um móvel ou uma parede de destaque para contrastar com o resto do ambiente. Outro ponto importante é garantir que a paleta de tons converse entre si.

4. Peças com cara de antigas

Os itens de decoração no estilo retrô não são antigos. Entretanto, isso não impede o uso de objetos e móveis cujo design seja inspirado no passado. Utilizar essas opções combinadas a outras, com uma cara mais moderna, possibilita montar espaços versáteis e funcionais, sem perder a inspiração em outros tempos.

Onde buscar inspirações para adotar o estilo retrô de decoração?

Quando se trata de referências e inspirações, imagens do período e até itens antigos — gravuras, projetos, fotos ou filmes, objetos, tecidos etc. — geram ideias de como organizar ambientes retrô. Por isso, além de fontes na internet, museus, brechós e sebos são opções de fontes de pesquisa para conseguir esse tipo de informação visual.

O estilo retrô de decoração tem um apelo estético e sentimental que atrai muitas pessoas. Se você é uma delas, encontrou em nossas dicas meios fáceis e elegantes de adotá-lo no seu lar. Inspire-se e deixe sua casa ou apartamento com um clima do passado.

Aproveite, curta nossa página no Facebook e veja o que mais postamos por lá de dicas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário