Turismo em Brasília: 5 lugares que você precisa conhecer

Lago Norte x Lago Sul:
6 minutos para ler

Que tal aproveitar o seu tempo livre para conhecer melhor o turismo em Brasília? Capital do país e responsável por abrigar inúmeros cartões-postais do Brasil, a cidade é muito mais do que uma simples região formada pela Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três poderes.

Lá, os seus moradores — e visitantes — podem aproveitar inúmeros espaços públicos, que envolvem cultura, história, lazer, entretenimento e, até mesmo, permitem que as pessoas passem mais tempo relaxando e entrando em contato com a natureza.

Alguns exemplos são o Museu Nacional, o Parque Águas Claras e muitos outros. Quer conhecer os demais? Continue acompanhando o post e monte um roteiro completo para explorar a fundo essa região. Temos certeza de que a sua experiência será incrível!

1. Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Quando falamos a respeito do turismo em Brasília, imediatamente recebemos recomendações para conhecer a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. E entender a razão disso é fácil. A obra é resultado de um projeto desenvolvido por ninguém mais ninguém menos do que o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

Construído entre o período de 1958 e 1970, o local apresenta 40 metros de altura e 16 arcos de concreto armado, circundados por um espelho d’água, criando um visual incrível e impactante aos seus visitantes.

Logo na entrada, você conseguirá identificar esculturas diversas dos principais evangelistas, como São João, São Mateus, São Lucas e São Marcos. Cada um deles mede, aproximadamente, três metros de altura e foram esculpidos pelo artista Alfredo Ceschiatti.

Já o interior da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida é encantador, recheado de obras de arte, como é o caso da Via Sacra, pintada pelo pintor Di Cavalcanti. Os vitrais coloridos, por sua vez, também chamam a atenção, seja por sua beleza nata ou por mudar de cor conforme a posição da luz do sol, que vai se transformando com o passar do dia. Um espetáculo à parte!

2. Museu Nacional Honestino Guimarães

Esta é uma sugestão imperdível para os apaixonados por história: o Museu Nacional Honestino Guimarães. Parte do conjunto de monumentos também desenvolvidos por Oscar Niemeyer, em parceria com Lúcio Costa, o local foi uma das últimas realizações concluídas na região da Esplanada dos Ministérios, com entrega em 2006.

É válido destacar que o edifício está sustentado em uma estrutura semicircular, sem qualquer tipo de coluna e, constantemente, recebe as mais diversas exposições, com funcionamento o ano inteiro.

Contudo, durante o período da pandemia causada pelo novo coronavírus, é interessante verificar o seu funcionamento e se certificar dos novos horários de atendimento. Outro ponto interessante é que a entrada é franca e as visitas podem ser feitas por cidadãos de todas as faixas etárias e que se interessam pela cultura nacional e internacional.

3. Parque Águas Claras

Também conhecido como Parque Ecológico Águas Claras, o espaço foi criado no ano de 2000 e conta com uma área de puro verde. Uma vez no local, você terá a chance de entrar em contato com a natureza

As visitas têm o objetivo de explorar o cerrado, conhecer mais a respeito de biodiversidade de plantas e dos animais, além de sensibilizar os visitantes a respeito do consumo racional de água e da importância da reciclagem. 

Esse é, sem dúvida, um excelente passeio para fazer com as crianças e educá-las, desde cedo, a respeito de assuntos importantes em nossa sociedade. Considere a ideia!

4. Lago Paranoá

Essa recomendação de turismo em Brasília vai para quem é apaixonado pela natureza. O Lago Paranoá, um dos principais cartões postais do Distrito Federal, consiste em uma região rodeada por muitos atrativos.

Ao caminhar por lá, você conseguirá avistar restaurantes maravilhosos, assim como casas noturnas, clubes e, até mesmo, polos de compras. Entretanto, o local é constantemente explorado por quem gosta de realizar passeios de barco, seja de lancha, jet ski ou demais veículos aquáticos.

É importante frisar que o Lago Paranoá não é natural, mas sim, foi construído durante o planejamento de Brasília, por meio do represamento das águas do Rio Paranoá, que era conhecido por cortar a região. Hoje, a localidade apresenta profundidade máxima de 48 metros e uma extensão significativa, de 40 km².

5. Pontão do Lago Sul

Considerada uma parada mais do que obrigatória por quem deseja aproveitar a região e relaxar, o espaço é tido como um dos maiores — e mais importantes — centros de lazer da cidade.

Uma vez no lugar, é possível curtir um fim de semana com total tranquilidade, assim como aproveitar o anoitecer em grande estilo. Isso porque, no Pontão do Lago há variadas opções de quiosques, barzinhos e restaurantes que oferecem pratos para todos os gostos e de culinárias diversificadas.

E o mais interessante, é que também há a possibilidade de chegar na localidade por meio de lancha. Já imaginou? Além de um estacionamento grande, a estrutura conta com um píer, que facilita consideravelmente o acesso dos veículos aquáticos.

Está ainda é uma ótima solução para os amantes de programações agitadas, uma vez que o Pontão realiza com frequência exposições e eventos esportivos. Tudo isso, é claro, sem deixar de lado o verde, que rodeia as águas do lago e faz com que a sua paisagem fique mais tropical.

Como vimos após essa leitura, não faltam opções para quem deseja se divertir, descansar ou curtir bons momentos em família com o turismo em Brasília. Agora que você já sabe quais são os principais pontos para visitar, aproveite para inclui-los em sua agenda e traçar uma programação completa.

Por último, não se esqueça de ter em mente os benefícios de morar em Brasília. Mais qualidade de vida, excelente infraestrutura, inúmeras opções de lazer e o máximo de segurança são apenas alguns deles. Considere fazer parte você também dessa população e desfrutar desses pontos positivos da melhor maneira possível!

E caso tenha gostado dessas dicas especiais e queira continuar se aprofundando no tema, aproveite o momento para assinar a nossa newsletter e receber outros conteúdos exclusivos como este em primeira mão, diretamente em sua caixa de e-mail. Nos vemos por lá!

Você também pode gostar

Deixe um comentário