Tecnologia da construção: confira 8 tendências em alta
O setor de construção é um dos que mais se moderniza ao longo dos anos. Não só são descobertos novos materiais e modelos de estrutura, como também mais ferramentas são usadas para facilitar o processo de construção e promover a segurança. E há muitas tendências para a tecnologia da construção que já estão ganhando forma.
Conhecer essas tendências é o primeiro passo para maximizar sua utilidade e aumentar a qualidade das construções. Confira aqui algumas das principais tendências para os próximos anos e como elas devem afetar o mercado imobiliário no futuro.
1. Realidade virtual
Nos últimos anos, a tecnologia de realidade virtual vem se tornando mais acessível, sendo possível comprar óculos de realidade virtual compatíveis até com smartphones. Um dos maiores benefícios disso é poder utilizar esse tipo de tecnologia na construção civil, seja no planejamento de imóveis ou em sua demonstração.
Por exemplo, ao elaborar um projeto, o cliente pode visitar uma versão digital do imóvel feita no computador e ter uma noção mais realista de como será o espaço quando a obra for entregue. Da mesma forma, o cliente pode visitar uma versão digital de um imóvel já construído antes de vê-lo presencialmente.
2. Realidade aumentada
Enquanto a realidade virtual consiste em transportar uma pessoa para um ambiente digital, a realidade aumentada é a inserção de elementos virtuais em um espaço real. Por exemplo, mudar a cor das paredes usando a câmera do celular ou inserir informações extras em QR codes. E a tecnologia usada nem é tão difícil de implementar.
Com essa tecnologia, há muito mais possibilidades na hora de planejar uma visita a um imóvel. É possível planejar obras e outras modificações antes mesmo de assinar o contrato, dando ainda mais certeza em relação à compra. Algo que promete facilitar bastante as negociações.
3. Building Information Modeling
A tecnologia 3D também é utilizada para facilitar o processo de construção da obra. O Building Information Modeling, Modelagem de Informação de Construção, ou ainda BIM.
BIM é uma ferramenta que permite a digitalização completa da obra em um modelo 3D, o qual pode ser usado para fazer o seu planejamento com maior precisão. Isso inclui não só a planta, mas também todos os aspectos da infraestrutura, como encanamento e rede elétrica.
Além disso, essa ferramenta também serve como um banco de dados que acompanha o progresso de todos os estágios da construção. Dessa forma, todos podem saber quais são suas respectivas tarefas, se há algum atraso ou se é preciso adaptar o planejamento para lidar com possíveis emergências.
4. Impressão 3D
A impressão 3D também está ganhando mais espaço como tecnologia da construção. Uma impressora 3D produz objetos sólidos a partir de um modelo digital usando um filamento. Esse método é mais rápido e eficiente, tanto em relação ao consumo de material quanto ao tempo de produção. Ela pode ser aplicada em escala bem maior hoje, não apenas a objetos pequenos.
Dentro da construção civil, essa tecnologia é usada principalmente para a elaboração de protótipos e maquetes em tempo mais curto e com maior eficiência. Isso permite realizar mais interações no design e testar diferentes formatos e modelos antes que versões em escala real sejam produzidas. A longo prazo, isso melhora a segurança da construção e reduz seus custos.
5. Estruturas modulares
A padronização de peças e ferramentas é uma das melhores maneiras para acelerar qualquer processo de construção e evitar problemas de compatibilidade. O mesmo princípio está sendo aplicado a partes bem maiores da obra, não apenas a parafusos e tijolos. Estruturas mais complexas, como partes de uma parede ou vigas de sustentação podem ser pré-fabricadas e montadas ao longo da obra.
O resultado disso é uma aceleração considerável no processo de construção, já que os componentes menores não precisam ser montados na hora. Isso reduz o custo total da obra e também reduz as chances de erros ao longo do caminho.
6. Energia renovável
A sustentabilidade de um imóvel já é uma preocupação bem comum durante sua construção. Estruturas mais recentes são projetadas para minimizar seus impactos negativos no meio ambiente, além de promover mais economia de energia e água. E várias dessas tecnologias já são acessíveis e fáceis de incluir no planejamento de qualquer obra.
Os painéis fotovoltaicos são o melhor exemplo disso. Com o planejamento certo, eles podem ser incluídos no projeto de construção ou instalados como parte de uma reforma. A longo prazo, eles levam a uma economia considerável no consumo de energia elétrica. Isso significa menos gastos para o morador e menos danos ao meio ambiente.
7. Internet das Coisas
A tecnologia digital não é aplicada apenas na construção de imóveis, mas também na forma como eles são usados. O conceito de Internet das Coisas se refere ao uso da conexão à internet para obter mais informação e controle sobre uma obra e sobre o imóvel em si. Durante a construção, sua maior aplicação está no monitoramento de atividades na obra, garantindo também mais segurança.
No dia a dia, esse recurso pode ser aplicado à automação residencial. Vários aspectos, como segurança, iluminação, climatização, entre outros, podem ser conectados entre si e acessados remotamente. Como resultado, você pode modificar certos aspectos do imóvel para obter mais conforto.
8. Bioconcreto
Esse é um tipo de concreto produzido com a adição de certas bactérias à sua composição. Esses microrganismos fazem parte do material e agem sobre ele sempre que é detectada uma rachadura. Quando isso ocorre, as bactérias reagem, gerando um processo químico no material que leva ao fechamento de rachaduras.
Como resultado, esse material tem uma vida útil bem mais longa, pois é resistente a pequenos danos superficiais. Isso significa que, mesmo quando ocorrer alguma colisão ou erosão, o concreto pode se recompor, reduzindo a necessidade de reformas e minimizando danos internos.
Com a introdução de cada nova tecnologia da construção, a forma como obras são planejadas também muda. A expectativa é que, à medida que essas tendências ganham mais espaço no mercado, algumas delas se tornem a norma na projeção de obras.
Achou este artigo informativo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e mostre essas tecnologias a mais pessoas.