Ecoturismo no DF e entorno

4 minutos para ler

As opções são variadas e oferecem diversão para todas as idades. Saiba quais são os passeios de ecoturismo que você pode fazer no DF.

Ouvimos diariamente as pessoas comentando sobre a importância da preservação do meio ambiente, cultivo do nosso bioma e as belezas da região. E foi a partir dessa necessidade de conservação que surgiu uma nova modalidade de turismo, o ECOTURISMO. 

Neste post, iremos apresentar para você que o turismo no DF não se resume apenas ao plano piloto, com a arquitetura planejada e os monumentos exuberantes. Temos muitas opções ao ar livre, como trilhas, cachoeiras e até vinícolas em cidades próximas à capital brasileira.

Mas o que é ecoturismo? 

O Ecoturismo é uma forma de atividade turística que utiliza, de maneira sustentável e ecológica, o patrimônio natural de um determinado local, incentivando o cultivo e a preservação da área  além de, promover a interação constante com o meio, por exemplo, ao tomar banho em uma cachoeira.

Quais são as principais atividades do turismo ecológico?

  • Ciclismo;

  • Rapel;

  • Escalada;

  • Rafting e

  • Trekking. 

Opções de turismo ecológico no DF 

O DF possui várias opções de turismo ecológico, como passeios em parques, trilhas e piqueniques. 

Além disso, fora de Brasília, existem opções de cachoeiras, lagos e piscinas naturais, seja para quem quer um passeio mais rápido e tranquilo, ou para quem deseja um momento mais longo e com trilhas mais extensas. 

Conheça as opções dentro e fora do DF 

  • Parque Nacional Água Mineral de Brasília: Também conhecido como Água Mineral, é um parque com mais de 42 mil hectares, e possui diversas trilhas para todos os gostos, além de piscinas com águas correntes e espaço para relaxar. 

  • Floresta Nacional de Brasília: É uma área de conservação que possui aproximadamente 9 mil hectares. É aberta à visitação e possui opções de trilha para serem feitas a pé ou de bicicleta. Para quem deseja conhecer a Floresta Nacional de Brasília, ela está localizada em Taguatinga. 

  • Jardim Botânico de Brasília: Conhecido carinhosamente por Jardim do Cerrado, ele oferece opções de trilhas para todos os gostos, para apreciar a paisagem natural e as plantas cultivadas por lá, além de possuir um jardim completo e excelente para fotos e momentos de relaxamento. Aproveite e conheça o espaço do “Café Bistrô”, um ambiente ideal para um piquenique. 

  • Chapada dos Veadeiros: Está a 259 km de Brasília, a Chapada dos Veadeiros conta com uma infinidade de trilhas, cachoeiras, chapadas e rochedos. Possui um espaço enorme, com aproximadamente 655 km² ocupando a cidade de Cavalcante, nos municípios de Alto Paraíso de Goiás e Colinas do Sul. É coberta por uma mata esplêndida e belas paisagens que proporcionam sensação de paz e calmaria.

  • Cachoeira do Tororó: O lugar é composto de águas cristalinas, lagos naturais e muitas opções de área verde e lazer, seja para os aventureiros ou para quem busca tranquilidade.

Vinícolas arredores de Brasília

Para os amantes de vinho existem diversas opções de vinícolas nos arredores do DF. Lugares compostos por serras, área verde, aconchego e um clima que remete aos vinhedos europeus.

Conheça 3 vinícolas localizadas no Goiás: 

Pireneus Vinhos e Vinhedos: Localizado em Cocalzinho de Goiás, o vinhedo conta com vinhos premiados e fabricados artesanalmente. A safra ocorre nos meses de agosto e setembro, e é possível agendar visitas para conhecer e degustar os sabores da bebida. A vinícola está a 110 km de Brasília.

Vinícola Goiás: Está localizado na cidade de Itaberaí, visitar a vinícola é como passear nas colônias italianas. O lugar possui instalações, roteiros e paisagismo para proporcionar momentos inesquecíveis aos visitantes. 

Fazenda e Vinícola Jabuticabal: A fazenda é uma das maiores produtoras de jabuticaba do Brasil e do mundo, possui mais de 38 mil pés, e é a única que aproveita o fruto e o transforma em novos produtos, como o Javine e a Aguardente. 

Com todas essas opções, tire um dia, aproveite com sua família e conheça um pouco mais da natureza da capital federal. Com passeios para todos os gostos e idades, a diversão está garantida! 

Palavra-chave: Ecoturismo

Tags: Ecoturismo, natureza, cachoeira, vinhedos, Brasília. 

Você também pode gostar

Deixe um comentário