Conheça a Biblioteca Nacional em Brasília!

4 minutos para ler

Quando moramos em uma cidade culturalmente rica, costumamos não conhecer profundamente as oportunidades que esse lugar nos traz. É comum irmos até esses espaços culturais apenas quando alguém vem nos visitar. Mas que tal mudarmos essa conversa? Você pode começar pela Biblioteca Nacional de Brasília Leonel de Moura Brizola!

Desde sua fundação, a instituição é fundamental na promoção da leitura, na disseminação do conhecimento e na preservação da memória nacional. Quer conhecer o que faz da Biblioteca Nacional em Brasília uma verdadeira instituição cultural icônica? Continue a leitura!

Qual a história da Biblioteca Nacional em Brasília?
A Biblioteca Nacional de Brasília integra o Conjunto Cultural da República, situado na Esplanada dos Ministérios. Seu surgimento remonta ao projeto original de Brasília, concebido por Lúcio Costa, na década de 1950, Oscar Niemeyer e demais arquitetos envolvidos no planejamento da Capital Federal.

Por motivos técnicos, a BNB só foi aberta para o público a partir de 2008 e tem como principal objetivo “democratizar o acesso do público à informação, principalmente para as camadas menos favorecidas da população, com ações que beneficiam o Sistema de Bibliotecas Públicas do Distrito Federal”, como demonstra o “Visite Brasília”.

Como é a infraestrutura?
A BNB oferece um ambiente acolhedor, climatizado e com acesso gratuito à internet para todos os que a visitam. Com suas salas de leitura tranquilas, espaços para exposições e eventos culturais, e uma equipe dedicada de bibliotecários e especialistas, é possível encontrar um espaço para estudar, conhecer e explorar a nossa cultura. Conheça os seus espaços:

Térreo — aqui temos o espaço “clic”, isto é, conectar, ler, interagir e conhecer. O visitante tem acesso a uma sala de informática, onde é possível fazer pesquisas e participar de aulas sobre o tema que interessar;
Espaço infantil — reservado para a realização de atividades pedagógicas e de entretenimento para crianças até 12 anos, a sala também tem um acervo de mais de 2 mil livros infantis;
Sala de cursos — esse espaço é voltado para cursos e oficinas de curta duração;
2º andar: — nesse espaço temos o hall de exposições, que acolhe eventos científicos e exposições sobre educação e cultura, e temos a coleção popular de literatura com obras clássicas e da literatura contemporânea;
Espaço geek — local onde é possível encontrar muitos quadrinhos, mangás e elementos da cultura pop com um acervo de mais de 1.300 obras, além de jogos de xadrez, quebra-cabeças e outros jogos de tabuleiro;
Auditório — espaço com 95 lugares que serve tanto para encontros presenciais como também para teleconferências;
3º andar — espaço zen, um local equipado com poltronas de massagem em que o visitante pode relaxar e ter a vista de toda a Esplanada dos Ministérios;
Salão de leitura — com 188 lugares, esse é o local ideal para quem busca uma pausa para ler ou estudar. É aqui que também encontramos o acervo principal da BNB , com mais de 40 mil títulos disponíveis para consulta e empréstimo;
Sala de estudos em grupo — essa é uma sala projetada para 2 ou até 6 pessoas estudarem, com paredes de vidro para garantir o isolamento acústico.
Como a BNB contribui para a sociedade?
Além de preservar a memória nacional, a BNB oferece acesso gratuito ao seu vasto acervo, promovendo a democratização do conhecimento e estimulando a educação e o desenvolvimento intelectual.

Por meio de programas de incentivo à leitura, apoio à pesquisa e realização de eventos culturais, a biblioteca também fomenta a produção artística e cultural, contribuindo para o enriquecimento da vida cultural da comunidade e o avanço do conhecimento científico.

Se você ainda não teve a oportunidade de explorar a Biblioteca Nacional em Brasília, não espere mais. Essa é uma visita que oferece conhecimento para você e toda a sua família!

Gostou de aprender mais sobre a Biblioteca Nacional de Brasília? Compartilhe este texto com seus amigos e familiares e convide-os a conhecer esse universo de conhecimento e cultura!

Você também pode gostar

Deixe um comentário