Compra de imóveis em lançamento: o que preciso saber?

10 minutos para ler

A compra de imóveis em lançamento pode ser uma excelente alternativa tanto para quem deseja conquistar a casa própria quanto para quem atua com investimentos no mercado imobiliário. Isso se deve ao fato de que essa é uma oportunidade mais acessível.

Neste conteúdo, você entenderá o que é imóvel em lançamento, qual o panorama desse mercado no Brasil, como saber se realmente vale a pena investir, quais cuidados ter ao negociar um imóvel em lançamento e como escolher a imobiliária ideal. Confira!

O que é um lançamento imobiliário?
Em termos simples, o lançamento imobiliário nada mais é do que quando uma construtora ou imobiliária abre, ao público, a possibilidade de comprar imóveis de empreendimentos que ainda se encontram nas fases iniciais de execução do projeto, a preços e condições muito mais acessíveis.

É muito provável que você já conheça essa modalidade pelo termo “imóvel na planta”, já que, mesmo com o empreendimento ainda não estando pronto, as unidades são disponibilizadas para comercialização, permitindo ao futuro comprador ter acesso a uma ideia geral sobre como serão os imóveis quando o projeto for concluído, por meio de maquetes, showroons, ilustrações e decorados.

Mercado de lançamento de imóveis
Em 2021, foram lançados no Distrito Federal 64 empreendimentos e 6.602 unidades.

Vale a pena comprar imóveis em lançamento?
Se você não tem certeza sobre o quão vantajoso é investir em imóveis em lançamento, veja a seguir uma série de motivos para repensar essa questão.

Escolha da unidade
Certamente, uma das principais razões pelas quais a demanda por esse tipo de negócio tem crescido está no fato de que o consumidor tem a possibilidade de escolher o tipo de apartamento e em qual andar deseja morar.

Sendo assim, é possível optar por aquilo que lhe é prioridade, como melhor vaga, vista do imóvel, quantidade de cômodos etc. Ou seja, é a melhor forma de garantir que você e sua família usufruirão do imóvel de seus sonhos.

Custo-benefício
Uma das características mais marcantes dos imóveis em lançamento é o custo-benefício da transação. Se você já ouviu falar que apartamentos na planta são mais baratos, não tenha dúvida de que isso é verdade. Para que você tenha uma ideia, um imóvel em lançamento pode chegar a custar até 20% menos do que um imóvel pronto ou seminovo.

Além disso, no momento da negociação com a construtora, há a possibilidade de negociar as condições de pagamento e propor, por exemplo, um valor de entrada mais baixo e parcelas que caibam em seu bolso. Se for o caso de uma quitação do valor integral do imóvel, também é possível que isso resulte em descontos exclusivos no valor da unidade.

Possibilidade de customização
Diferente do que muita gente pensa, as unidades de um imóvel de lançamento não são todas iguais. Ao comprar um apartamento na planta, em alguns casos, é possível personalizar parte do imóvel, de modo que atenda às suas necessidades.

Algumas construtoras oferecem a possibilidade de que o cliente decida com antecedência se deseja um quarto a mais ou menos, uma ou duas suítes, por exemplo. Em alguns casos, também é possível escolher os tipos de revestimentos e pisos, cores internas e substituir portas. Tudo isso é uma questão de verificar com a construtora e, é claro, ficar de olho nos prazos para fazer essas solicitações.

Templo de planejamento
Muitos consumidores preferem comprar imóveis em lançamento devido à margem de tempo de planejamento que essa opção abre. Isto é, você pode se planejar muito melhor para comprar a mobília e pensar na decoração do ambiente, sem a pressa ou inconveniência de ter que equipar o espaço todo no meio de uma mudança. Além do mais, seu prazo para pesquisar valores, comparar preços e aguardar promoções é muito maior.

Investimento financeiro
Não é preciso ser especialista em economia para saber que o mercado imobiliário é um dos mais promissores segmentos para investir. Ele pode ser valorizado com o tempo à medida que sobe o valor do metro quadrado da região em que o empreendimento está construído.

Se você parar para analisar, a compra de imóveis na planta é uma opção muito inteligente para garantir a rentabilidade de seus investimentos, já que a propriedade pode ser adquirida por um preço mais baixo e, posteriormente, ser vendida por um valor lucrativo.

Documentação simplifica
Diferente de um imóvel usado, a documentação emitida pela construtora é muito mais simples, já que não envolve terceiros, como o antigo proprietário ou o cartório.

Facilidade de financiamento

Outra vantagem da compra de imóveis em lançamento.

Em muitos casos, até a entrega das chaves, o comprador deve arcar com apenas 30% do valor total do imóvel, podendo financiar o restante com algum agente financeiro.

Cuidados ao comprar empreendimentos em lançamento
Há quem tenha dúvida se a compra de imóveis em lançamento vale a pena. E esse receio é justificado pelo fato de que imprevistos podem ocorrer enquanto o empreendimento está sendo construído. Contudo, existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar riscos e garantir o investimento.

Veja a seguir quais cuidados ter ao comprar imóveis em lançamento.

Pesquise sobre a construtora
Para eliminar as chances de fazer um mau negócio, antes de tudo, é importante que você conheça bem a empresa que se responsabilizará pela construção do imóvel e entrega das chaves.

Construtoras com credibilidade são conhecidas por não atrasarem suas obras e não terem problemas com documentação do terreno ou da construção, o que gera muito mais confiança ao comprador. Afinal, uma construtora que zela por sua reputação e tem um bom tempo de mercado tende naturalmente a se comprometer com a satisfação de seus clientes.

Converse com corretores de imóveis de sua confiança, pesquise em sites como o Reclame Aqui e visite outros empreendimentos entregues pela empresa. Dessa forma, você poderá se certificar de que está negociando com uma empresa confiável.

Verifique a documentação do empreendimento
Você sabia que um imóvel na planta só pode ser comercializado após ter o Registro de sua Incorporação (RI) no cartório de imóveis? Pois bem, esse documento contém toda a descrição da unidade que será construída, identificando qual será a construtora responsável pela obra. Verificar esse registro é um item indispensável para quem quer garantir a segurança da transação.

Dê uma atenção especial ao memorial descritivo
O memorial descritivo, por sua vez, é outro documento fundamental a ser analisado antes de fechar negócio com uma imobiliária e adquirir um imóvel em lançamento. Em suma, é nele que constam todas as características e materiais que serão utilizados na construção da unidade.

Uma leitura minuciosa do memorial descritivo é a melhor maneira de garantir que a compra não gerará dores de cabeça no futuro. Caso ocorram vícios de construção ou o comprador identifique divergências no que foi entregue em relação ao que lhe foi prometido por contrato, é com esse documento que ele poderá contestar e cobrar seus direitos.

Escolha da imobiliária
Agora que você já sabe o que são imóveis em lançamento e quais cuidados ter ao realizar esse tipo de transação, mostraremos algumas dicas sobre como escolher uma imobiliária de confiança para intermediar a compra do seu apartamento na planta.

Analise a reputação da imobiliária na internet
Em tempos de transformação digital, o comportamento de uma empresa no ambiente virtual reflete muito sobre a forma como ela lida com seus clientes fora da internet. Dito isso, é imprescindível prezar por imobiliárias que forneçam um bom atendimento, profissionais qualificados e de qualidade em seus diversos canais de comunicação.

Com a crescente presença da tecnologia na sociedade moderna, hoje, é possível entrar em contato com as empresas em qualquer dia da semana e em qualquer horário, desde que se trate de uma organização antenada com a modernidade. Considere uma imobiliária comprometida com a inovação e que garanta suporte a qualquer momento que você precisar solucionar problemas.

Confirme que a imobiliária está registrada no CRECI
Sem dúvida, uma das condições importantes a serem verificados antes de tomar a decisão e fechar negócio é a conferência do registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Cuja designação é gerenciar e supervisionar todo o tipo de serviço oferecido por imobiliárias em todo o Brasil.

Uma imobiliária idônea obrigatoriamente deve ter esse registro, que garante a segurança do contrato e, ainda, garante que está com toda a documentação necessária para que atue legalmente em território nacional em dia. Ou seja, é a garantia de que presta um serviço de qualidade aos seus clientes.

Verifique as instituições parceiras da imobiliária
Certifique-se de que os empreendimentos da imobiliária são financiados ou segurados por instituições financeiras renomadas, pois, por mais que toda a documentação do empreendimento e da construtora sejam confiáveis, é sempre bom ter a certeza de que, caso ocorra algum imprevisto durante a execução do projeto, seu investimento está protegido.

Como você já deve saber, instituições bancárias realizam procedimentos rígidos de conferência antes de analisar e aprovar de um financiamento imobiliário. O fato de uma obra estar sendo segurada ou financiada por um banco é uma forma de comprovar que os documentos do empreendimento passaram por uma análise bastante criteriosa para serem aprovados.

Como você pôde ver neste material, a compra de imóveis em lançamento pode ser uma vantajosa alternativa para quem deseja alcançar o sonho da casa própria ou investir no mercado imobiliário. Diante de preços atrativos e condições de pagamento mais acessíveis, muitos consumidores têm optado por essa modalidade.

Mostramos também uma série de cuidados que você deve ter ao escolher uma imobiliária para intermediar o processo de aquisição do apartamento na planta, para garantir a segurança do seu investimento e o bem-estar e satisfação de realizar um ótimo negócio.

Sobre a quadraimob
A quadraimob é uma imobiliária especializada em lançamentos imobiliários. É liderada pelos sócios Rogerio Oliveira e Leonel Alves, que têm mais de 30 anos de experiência atendendo o mercado do Distrito Federal.

A quadraimob possui duas sedes, Brasília Shopping e Águas Claras, além de mais de 20 stands de vendas distribuídos pelo DF. Temos uma equipe com aproximadamente 200 corretores associados e credenciados pelo CRECI. Nossos profissionais são qualificados e experientes para ajudar você na busca pelo imóvel que você precisa.

Com a quadraimob, você tem o auxílio de uma empresa qualificada, ética e confiável, além de uma atuação pautada pelo respeito, seriedade, competência e ousadia. A quadraimob tem as melhores oportunidades do mercado do Distrito Federal. Caso você precise, conte conosco.

Você também pode gostar

Deixe um comentário