Como ter uma horta em apartamento? Veja 5 formas!
Além de ser uma atividade relaxante e uma oportunidade de se conectar com a natureza, cultivar os próprios alimentos é uma maneira de garantir ingredientes sempre frescos para preparar as receitas. Além disso, é uma forma de assegurar uma alimentação mais consciente, com alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos.
Mas, ao contrário do que muitos imaginam, não é preciso um grande espaço para o cultivo. Aliás, é perfeitamente possível ter uma bela horta em apartamento. Para isso, basta tomar alguns cuidados para que os vegetais se desenvolvam bem.
Pensando nisso, nós separamos um passo a passo completo para que você tenha um espaço assim em seu lar. Anote as dicas!
1. Escolha o local ideal
O primeiro passo para montar uma horta em apartamento é escolher o lugar mais adequado. O ideal é que ele tenha boa iluminação e ventilação. Assim, prefira algum ambiente no qual há incidência direta da luz solar por cerca de 4 a 6 horas por dia.
Sendo assim, o lugar mais comum em apartamento é a varanda ou sacada ou, ainda, o parapeito ou bancada próxima a uma janela ensolarada, como a da cozinha ou mesmo da área de serviço.
2. Explore o espaço vertical
A maneira mais eficiente de ter mais plantas em uma metragem menor é aproveitando o espaço vertical. Por isso, uma das formas mais comuns de cultivar uma horta em apartamento é na parede da sacada ou varanda.
Para isso, há várias formas, como a fixação de uma treliça de madeira ou metal na parede. Ela servirá como base para floreiras ou vasos. As prateleiras também são uma boa alternativa. Caso você opte pelo cultivo hidropônico, há suportes e bancadas específicas para esse tipo de cultivo e não ocupam muito espaço.
3. Defina os recipientes
Na hora de escolher os recipientes para o plantio, é importante levar em consideração o tamanho e a quantidade de plantas que deseja. Além disso, pense na decoração do local. Há vasos e floreiras feitas de diversos materiais. Então, você certamente encontrará aquele que melhor atende às suas necessidades e expectativas, tais como cerâmica, fibra natural, cimento, plástico, entre outros.
4. Prepare o solo
A qualidade do solo é de extrema importância para o desenvolvimento das plantas. Você encontrará terra específica para horta em lojas de jardinagem, que normalmente já conta com composto orgânico, o que a torna rica em nutrientes.
Mas não basta apenas colocar a terra nos vasos. Antes, faça uma camada com argila expandida ou brita para garantir a drenagem do solo. Em seguida, coloque uma manta de cultivo e só depois a terra.
5. Escolha o que plantar
Há várias opções de vegetais para cultivar em uma horta no apartamento, como:
- tomate cereja;
- cenoura;
- brócolis;
- couve;
- alface;
- pimenta;
- espinafre;
- pepino;
- alho;
- temperos e ervas aromáticas, como hortelã, alecrim, manjericão, cebolinha, salsinha, coentro, tomilho.
Se você tem pressa para começar a aproveitar os vegetais frescos para suas receitas, o mais indicado é optar pelo plantio de mudas, pois se desenvolverão muito mais rápido que as sementes.
Viu como é fácil ter uma horta em apartamento? Além de ser um hobby envolvente e uma forma de contribuir para uma alimentação mais saudável, os vasos com as plantas enriquecem o paisagismo de qualquer lar.
Gostou das dicas? Então, compartilhe o post nas redes sociais para que mais pessoas saibam como criar uma pequena horta.