Isolamento acústico em apartamento: como apostar nesse projeto!
É importante compreender que os barulhos, não só pelo incômodo imediato que causam, mas principalmente quando muito altos, podem causar sérios danos à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida. Sendo assim, o isolamento acústico em apartamento é a solução ideal para proteger o conforto interno não só dos vizinhos, mas também do mundo exterior. Veja, neste post, como apostar nesse projeto.
O que é isolamento acústico?
Tecnicamente falando, isolamento acústico refere-se à capacidade de limitar uma difusão sonora de um ruído, medido em decibéis, em um determinado ambiente, como um quarto ou em todo o seu apartamento, se for necessário.
Os valores ideais de sons em uma casa giram em torno de 40 a 55 dB, quando em silêncio. Ruídos externos como caminhões ou trem passando próximo ao perímetro do seu lar podem ultrapassar os 90 dB, a fim de comparação.
Então, quando falamos de isolamento acústico, estamos nos referindo a todas as operações necessárias para evitar que o som ultrapasse uma barreira, seja de entrada ou saída do ambiente ao que foi emitido.
Para quem serve o isolamento acústico em um apartamento?
Pessoas com vizinhos barulhentos ou ainda quando o vizinho barulhento é a própria com certeza estão no topo da lista das necessidades de se executar um serviço de isolamento acústico.
Qual o melhor material para isolamento acústico de um apartamento?
Antes de mais nada, é preciso entender que todo material tem um coeficiente de propagação de onda sonora. Então, todos entregam um certo nível de isolamento acústico. Porém, vale ressaltar que alguns apresentam uma mínima capacidade isolante. Assim, muitas vezes não conseguirá atender às suas necessidades.
O principai materiail usado para executar projetos de isolamento acústico são:
- produtos à base de lã de vidro, lã de rocha ou lã mineral — além de atuarem como um ótimo isolante acústico, os produtos à base de lã conseguem ainda um bom efeito no fator de isolamento térmico, deixando sua casa mais confortável, minimizando variações bruscas de temperatura ao longo do dia e das estações;
- revestimentos densos — hoje sendo o principal tipo de isolamento acústico, muito utilizado em teatros e cinemas, os revestimentos densos têm a capacidade de absorver vibrações internas e externas de forma a gerar muito conforto sonoro ao ambiente;
- material insonorizantes — portas, janelas com abafadores de ruídos conhecidas como janelas acústicas, gesso cartonado ou, ainda, placas grossas de vidro são comumente utilizados quando se precisa de uma solução rápida para um problema não tão extenuante de poluição sonora. Outro ponto importante é que,essa opção geralmente é mais barata.
Porém, ainda há muitas dúvidas sobre como gerir projetos de isolamento acústico em apartamentos e, com isso, gerar conforto para você e sua família. Por esse motivo, nós separamos excelentes dicas sobre o que se atentar ao executar um projeto de isolamento acústico para sua casa. A seguir, acompanhe as melhores soluções.
Painéis fono-absorventes
Conhecidos também como painéis acústicos, os painéis fono-aboserventes podem ser aplicados em qualquer superfície. Aliás, é o que há de mais eficiente atualmente quando o assunto é isolamento acústico em apartamento.
Ideal e praticamente indispensável para quem trabalha com algo que envolva sonoplastias em seu lar, como streamer, dj, ou ainda produtor musical que tenha um home-office em seu apartamento, o painel acústico consegue dissipar a energia sonora produzida em seu material altamente denso. Dessa forma, gera maior conforto auditivo para você, caso não seja o emissor do som, e para seu vizinho, caso sua rotina envolva a utilização de sons altos.
Isolamento acústico de paredes
Apesar de se tratar de algo estrutural do apartamento, o isolamento acústico de paredes é compreendido como a criação de uma parede falsa utilizando gesso cartonado ou, ainda, os painéis acústicos já citados.
Com o avanço das novas tecnologias em soluções para construção civil, hoje é possível acoplar materiais acústicos às paredes reduzindo assim custos com obras no apartamento, como a aplicação de drywall, após o posicionamento de materiais isolantes, podendo esses materiais serem orgânicos ou sintéticos.
Isolamento acústico de pisos
Normalmente esse tipo de intervenção é realizado em edifícios ainda em construção. Porém, em casos extremos, também pode ser realizada em apartamentos já finalizados. O isolamento acústico de pisos é realizado com a inserção de material isolante na camada anterior ao piso propriamente dito.
Existem também a opção de tapetes acústicos, podendo ser feitos sob medida, que ao serem aplicados no ambiente, reduzem muito o ruído oriundo de fontes externas ou internas. O material predominante desse tipo de tapete acústico costuma ser cortiça fina e supercomprimida ou espuma de polietileno, que tem adaptação fácil em qualquer tipo de piso, desde o porcelanato ao cerâmico.
Isolamento acústico do teto
O isolamento acústico do teto é comumente executado de forma similar ao isolamento acústico das paredes. Nesse caso, cria-se de um teto falso em cujo interior se aplica material de isolamento acústico ou fono-absorventes.
O isolamento acústico do teto é ideal quando a fonte externa do ruído seja imediatamente acima do seu apartamento, como o sapatear de um vizinho altas horas da noite ou, ainda, a tagarelice dele propagada pelas paredes que dividem os dois apartamentos.
Por fim, existem várias possibilidades que podem ser adotadas para executar um projeto de isolamento acústico em apartamento, a depender do material a ser utilizado, seus custos, sua disponibilidade para execução de obras e reformas, e acima de tudo, da necessidade de bloqueio sonoro que você e sua família necessitam.
Está gostando do nosso conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das novidades sobre o mercado imobiliário.