Saiba como adaptar o apartamento para crianças!
Aguardar a chegada de um membro especial à família é sempre um momento ímpar, seja pela alegria da situação, seja pela preocupação acarretada pelo futuro novo morador. Ter crianças em casa é pensar em como tornar seu lar o mais seguro e adaptável o máximo possível para a presença delas.
Para isso, é essencial entender as características do seu lar e da sua família. Por esse motivo, separamos dicas para que você possa adaptar seu apartamento para crianças. Confira e anote as ideias.
Por que devo adaptar meu apartamento para crianças?
Crianças têm, instintivamente, um comportamento imprevisível. Com isso, todo cuidado é pouco. O ímpeto de descoberta do mundo, somado à curiosidade característica, pode colocar o pequeno em situações potencialmente perigosas.
Seja por colocar o dedo em uma tomada, seja por puxar uma gaveta de utensílios, pendurar-se no parapeito ou, simplesmente, bater em uma quina aguda de algum móvel por não prestar atenção, crianças podem se machucar. Até certo ponto, esse é o normal para a idade.
Adaptar o apartamento para crianças não garante somente segurança para o pequeno, mas também, um descanso para os pais, ao saber que seu filho está seguro em seu lar.
Como adaptar o apartamento para crianças?
Criança é o coração pulsante de um lar, sendo a alegria e o ponto de apoio após um dia de trabalho. Muitas vezes, nos sentimos acolhidos e acalentados por elas, e adequar o ambiente familiar à sua presença e melhor conforto é fundamental para que cresçam em um ambiente seguro e estável.
Para isso, separamos dicas de como melhorar e adaptar o apartamento. Confira, a seguir.
Prefira peças de móveis arredondadas
Criança brinca muito, e é assim mesmo que tem que ser. Mas caso o lar em que você mora tenha muitos móveis com arestas agudas, seu filho estará sujeito a pequenos acidentes, principalmente, com mesas e estantes, devido à altura desses móveis ser compatível com a altura das crianças.
Proteja todas as janelas e sacadas com telas
Como já comentamos, criança é imprevisível e seu ímpeto curioso pode levar a situações perigosas. Tratando-se de apartamento, proteger janelas e sacadas é mais do que fundamental, pois essa simples atitude se torna a diferença para evitar um acidente trágico.
Proteja os plugs, tomadas e extensões da casa
Principalmente para crianças na primeira infância, plugs e tomadas são um grande atrativo. Assim, colocar o dedo na tomada é uma situação que, caso tenha a oportunidade, vai fazer. Preparar-se e colocar protetores de tomada por toda a casa onde a criança tenha altura o suficiente para encostar é fundamental.
Invista em portões para bebês
Algumas áreas da casa são especialmente inseguras para crianças, incluindo a cozinha, com sua centena de itens potencialmente perigosos. Por isso, é fundamental evitar que o pequeno interaja com esse ambiente sem a supervisão integral de um adulto.
Por fim, adaptar o apartamento para crianças significa deixá-lo mais seguro e confortável para os pequenos. Também contribui muito para que os pais se tranquilizem, sabendo que seu filho está seguro em seu lar.
Gostou das dicas? Quer saber mais sobre como preparar o lar para seu filho? Então, não deixe de conferir como decorar o quarto do bebê.